x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.277

Resguardar o direito de compra!

FÁBIO ROBERTO FURTADO RODRIGUES

Fábio Roberto Furtado Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 16:26

Alguém poderia me orientar a respeito de como formalizar um contrato de compra e venda de um imóvel (preciso de base legal), uma vez que o bem ainda esta sendo pago pelo vendedor (Pagas 20 do total de 120 vezes), gostaria de saber se poderia orientar meu cliente a comprar esse bem que ainda esta sendo pago pelo proprietário do imóvel, ou seja, é possível elaborar um contrato que resguarde os direitos do comprador do imóvel, mesmo o bem não estando em seu nome após a finalização da compra? (ressalta-se que não é possível passar a escrituração para o nome do interessado uma vez que o imóvel foi adquirido por meio de financiamento), As partes desejam firmar negocio formal manete. Agradeço qualquer ajuda possível. Afinal nos dias atuais não somos apenas contadores, mas, sim consultores e conselheiros de nossos clientes. Agradeço a colaboração de meus colegas de classe.

Fábio Rodrigues
Setor: Contábil & Fiscal
“UM NÃO SEMPRE SERÁ CERTEZA NA VIDA. ENTÃO, POR QUE NÃO CORRER ATRÁS DO SIM”. (ELIANA ZAGUI)
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 18:15

Bom tarde Fábio Roberto Furtado Rodrigues


Você há de concordar comigo que não existe base legal para apresente situação, o que pode ser feito é um contrato de Promessa de compra e venda, mas sem nenhuma garantia para seu cliente, porque se o promitente vendedor de repente desaparecer do mapa ou mesmo não horrar o contrato, o promitente comprador vai ter uma bela dor de cabeça para requerer seu direto na Justiça. Apesar de tudo o que foi dito, nada impede a negociação "sem escritura", mas jamais se terá a mesma segurança como quando efetivamente se compra o imóvel, com o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Aconselho o senhor por o seu cliente a par desses riscos e se possível, consultar um advogado.


Atenciosamente
Luiz José

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
FÁBIO ROBERTO FURTADO RODRIGUES

Fábio Roberto Furtado Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 18:47

Caro colega Luiz José, obrigado por sua ajuda.
Já tinha ciência das falhas existentes nessa operação, mas, gostaria de um parecer de alguém mais experiente.
Grato!

Fábio Rodrigues
Setor: Contábil & Fiscal
“UM NÃO SEMPRE SERÁ CERTEZA NA VIDA. ENTÃO, POR QUE NÃO CORRER ATRÁS DO SIM”. (ELIANA ZAGUI)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.