x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 8

acessos 1.870

Qual a melhor área para ter um escritório próprio?

Andrea Regina

Andrea Regina

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 16:05

Olá a todos!!

Estou no 3º ano de Ciências Contabéis e meu objetivo é ter escritório próprio e adoraria trabalhar sozinha, com poucos clientes (porem de bom retorno financeiro). E gostaria de saber dos colegas qual a melhor área para atuar, mais promissora?

Um abraço a todos e aguardo opiniões!

Moises Martineli Alves de Oliveira

Moises Martineli Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 16:19

A de terceirização de serviços de DEPARTAMENTO PESSOAL , muitos escritórios tem dificuldade em montar uma equipe para cuidar desse assunto ,pois um escritório dependendo do contrato com as empresas ficam responsáveis por diversos serviços, e a falta de entrega de alguma responsabilidade e tem punições com multas pesadas. por parte do governo podendo chegar de 100,00 R$ a 5,000 R$

Moises Martineli Alves de Oliveira
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 18:01

OLá boa tarde Andrea!

Esta questão de escolher a melhor área de atuação acredito que é muito pessoal, depende de uma série de fatores como; conhecimento na área escolhida, experiência, mercado, local, etc...

Sugiro que você deve começar buscando o setor que você mais tem conhecimento e se familiariza com ele.

Sobre abertura de escritório contábil, pesquise aqui no Fórum que você já vai encontrar alguns tópicos abertos e várias pessoas que já postaram opiniões e orientações.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 27 janeiro 2013 | 03:08

Muito interessante a colocação do Leandro. Aliás, acho até que a função de consultor contábil e financeiro é uma tendência do contador do futuro, já que podem estar entrando em extinção áreas onde sistemas informatizados podem assumir funções do contador. É preciso ter em mente que a contabilidade e a profissão de contador estarão passando por profundas transformações nos próximos anos, essa é uma realidade sem volta. Então, procurar atuar em áreas onde contadores jamais poderão ser substituídos por funcionários administrativos ou um programa de computador é um caminho, e esse caminho vai exigir muito conhecimento de mercado e tendências futuras, o contador do futuro será um consultor da informação a partir de análises contábeis aliadas às legislações globalizadas.

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 27 janeiro 2013 | 10:04

Bom dia

Eu discordo na parte mencionada por nosso colega Jorge Marcos, quando diz que a informática assumi certas funções do contador.

A informática facilita, mais nunca substituirá, precisa do conhecimento para analisar possíveis erros e melhores métodos de integração e quais informações serão adequadas e devem ser informadas.

Eu passei por isso, trabalhava cuidando de mais 450 empresas e colocaram um sistema para controle e avaliação de retenções, e chegando a dizer que qualquer um poderia fazer o serviço, pois bem, foi provado, quando eu apontava os equívocos do sistema, que era necessário ter funcionários/profissionais com conhecimento.

E a escolha da área, como já foi dito,e pessoal, mais observar a carência do mercado ajuda.

Tem muito escritório deixando a desejar, servindo somente para apurar impostos, transmitir declarações e cobrar os honorários, pecando nó suporte ao cliente no que e melhor para empresa dele,a forma correta a ser feita,a forma menos onerosa e etc.

No final, humildemente aconselho, procure, independente da área, diferenciar-se.

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 00:15

Boa noite colegas,

Anderson, acredito que esteja havendo confusão no raciocínio. A contabilidade não caminha para a extinção, mas apenas algumas tarefas feitas por escritórios de contabilidade e por Contadores. Concordo com a parte final do seu texto, quando diz que muitos escritórios estão deixando a desejar, servindo somente para apurar impostos, fazer e transmitir declarações de IR e outros escritórios atuando como despachantes, indo em bancos e órgãos públicos resolverem problemas de clientes. Contadores que atuam nessas áreas estão fadados à extinção. O melhor exemplo pode ser dado nas declarações de IR. Se formos observar com cuidado, veremos que hoje muitos contribuintes já fazem suas próprias declarações, e pessoas que não são Contadores já fazem declarações para outras pessoas e cobram por isso, ou seja, graças as facilitações do programa IR elaborado pela Receita qualquer um que quiser pode fazer isso. Outro ponto interessante que você abordou: colocaram um sistema para controle e avaliação de retenções, e eram necessários funcionários/profissionais com conhecimento, mas acredito que não precisasse ser, necessariamente, um Contador. Por isso acho que, no futuro, somente funções que exigem a assinatura de um Contador, como o Decore, balanços, auditorias, perícias etc. estarão preservadas. Isso é fato. Concordo também que o Contador deve se diferenciar sempre, e nada melhor do que o conhecimento para ser um profissional diferenciado. Em cima desses argumentos volto a sugerir que o Contador do futuro será um consultor da informação a partir de análises contábeis associadas às legislações globalizadas. Isso nenhum computador faz.

Abraços

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Ricardo William Ferreira de Freitas

Ricardo William Ferreira de Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Analista Processos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 14:08

...Tem muito escritório deixando a desejar, servindo somente para apurar impostos, transmitir declarações e cobrar os honorários, pecando nó suporte ao cliente no que e melhor para empresa dele,a forma correta a ser feita,a forma menos onerosa e etc...


Infelizmente uma triste realidade. Mas quem sabe assim os escritórias acordam para custir e entendem que para funcionar é preciso investir no funcionário.

Quanto ao tópico, colega Andrea, é possível sim obter bom retorno financeiro em qualquer área da contabilidade. O mar de atuação do contador é extenso. Antes de montar um escritório ou se engajar em qualquer outro empreendimento, aconselho alçar um plano de negócios pois com ele você terá uma certeza maior de onde esta pisando.

Se não sabe como montar um por favor consulte os artigos e/ou mesmo a equipe do SEBRAE. Veja este link:

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio

"O medo pelo sangue tende a criar o medo pela carne." Silent Hill

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.