x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 2.007

Contador não encerrou Empresa

Pedro Miguel Frota Gaspar

Pedro Miguel Frota Gaspar

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:57

Bom dia,
Venho neste forum pedir um esclarecimento sobre como devo agir perante a passividade de um contador de Fortaleza. Passo a explicar:
Em Novembro de 2011 pedi a um contador que me abrisse uma Empresa em Fortaleza no regime de Simples Nacional e outra Empresa em nome individual. Sobre a abertura das Empresas ele cobrou a quantia de 1300 reais. Uma das Empresas têm 2 sócios estrangeiros e um administrador Brasileiro a outra tem administrador só Brasileiro.
Para tirar o CNPJ demorou mais de 6 meses.
Estas Empresas até hoje não tiveram actividade nenhuma.
Então em Setembro de 2012 eu mandei encerrar as Empresas pagando a quantia pedida pelo contador de 1300 reais, que foi enviada por transferência bancária para sua conta.
Devo referir que fiz vários contatos para o contador para saber se haveria algo a pagar de tributos ou honorários dele, o que me foi respondido que não.
Já fiz uma busca na Receita Federal e as Empresas continuam activas.
Ora tenho tentado entrar em contacto com ele para ver o ponto da situação e ele não me diz nada, nem atende o telefone.
Neste caso como devo proceder para com este contador para o obrigar a encerrar as Empresas?
Ainda tive que pagar um imposto de 100 reais referente a 2012 por falta de entrega de uma declaração.
Neste momento encontro-me em Portugal e não penso ir ao Brasil tão depressa, mas queria limpar o meu nome, nunca se sabe do dia de amanhã.
Obrigado

MAGNO MATEUS DA SILVA

Magno Mateus da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 08:54

Bom dia Pedro.

Sugiro que faça contato com o profissional contábil por e-mail (para que fique registrado) solicitando o encerramento das empresas. Mencione no e-mail a quantia que você ja pagou para a realização do serviço e dependendo da resposta e em posse dos e-mail´s e do comprovante de pagamento entre em contato com o conselho de classe dos contadores do estado, que tomará as medidas cabíveis. Se precisar de ajuda, estou a disposição.

Espero ter ajudado.


Magno Mateus
Coxim/MS
Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.