x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.249

Cobrança Reemissão de Guias Diversas

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 15:02

Boa tarde a todos,

Por favor, tenho vários clientes que emito as guias de pagamento de diversos tributos, porém, quase sempre os mesmos recolhem em atraso. Há casos que eu recalculo duas, três vezes o mesmo tributo, consumindo um tempo extra no qual poderia estar fazendo outro trabalho. Minha pergunta é: Posso cobrar por esses serviços extras, existe um valor pré-estabelecido e é uma cobrança legal? Estou pensando seriamente no caso, pois talvez eu consiga reduzir um pouco esse quadro.
Existe um tabela de serviços extras bem como os valores a serem cobrados?
Se alguém utiliza outros meios por favor me ajudem.

Grato pela atenção!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 20:47

Boa noite Carlos,

Tudo depende das cláusulas do contrato de prestações de serviços contábeis elaborado entre as partes. Caso não tenha cláusula sobre o assunto, deve entrar em contato com o Cliente e explicar a situação informando que tais serviços demanda um tempo extra para elaboração destas retificações e entrar em acordo para cobrança destes serviços.

Aqui no meu escritório, tenho cláusula no contrato de prestação de serviços contábeis onde menciona que uma vez, não cobro nada a mais por isto, más da segunda em diante, sim, cobro um valor simbólico pela geração das guias.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 00:17

Boa Noite Mário Gilberto,

O grande problema é quando vc tem uma relação de "amigos" com seus clientes (a maioria são amigos ou temos um relação pessoal) fica difícil vc fazer esse tipo de cobrança, pois as mesmas se acham em uma posição confortável diante da situação.
Vou tentar encontrar uma melhor maneira de contornar essa situação.
Muito obrigado pela atenção,

Um ótimo final de semana pra vc e todos os colegas deste fórum!

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.