x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.720

Orientações gerais para Assistente Fiscal

Alessandro Rodrigues

Alessandro Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 19:19

Boa noite, amigos.

È minha primeira postagem aqui, então não sei bem se estou postando no lugar certo.

Abri esse tópico para pedir uma orientação geral sobre as rotinas do setor fiscal. Meu curso técnico nas matérias de Tributária teve um enfoque péssimo e deixou muito a desejar, e acabei sendo promovido ao setor fiscal.

Embora eu esteja recebendo ajuda dos outros fiscais, gostaria de entender quais leis preciso ter conhecimento, e como vocês que trabalham nesse setor costumam se atualizar. Estou cuidando de empresas do regime SIMPLES apenas, e dentre estas a maioria é revenda de mercadorias, mas tenho algumas de prestação de serviço também.

Quais são as noções que preciso sempre utilizar para me nortear ao lidar com as documentações e apurações destas empresas?

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 19:32

Boa Noite Alessandro

Bem a Primeira coisa que você deve saber é que você é Bem Vindo ao Fórum!

Você escreveu que vai trabalhar com empresas no Simples Nacional, deve saber quais empresas podem enquadrar no Simples, os Anexos, sua legislação,declarações e os impostos. Alessandro aqui no Fórum você encontrará diversas informações, hoje em dia o profissional que trabalha na área contábil tem que ser autodidático, por causa das constantes mudanças na legislação.

Sites que você pode utilizar:

Anexos Simples Nacional

Simples Nacional

Empresas que podem optar no Simples Nacional

Pesquisando você acha muito mais sites, terá que ter conhecimento de Cfop no momento de lançar as notas no sistema, as planilhas de faturamento e apurações sempre organizadas. Com o tempo você está craque, só ter paciência e muito importante, sempre peça a base legal ou procure, nunca passe informação sem a base legal.

Boa Sorte Alessandro e Um Bom Final de Semana!

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Alessandro Rodrigues

Alessandro Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Domingo | 28 abril 2013 | 12:21

Obrigado pela resposta, Luciano!

Estive me orientando com conhecidos e lendo tópicos aqui no fórum também, e aprendido bastante. Minhas maiores dúvidas tem sido em relação à ICMS em operações como Dif. de Aliquota (ICMS normal e ST) , orientar os clientes na emissão de notas em diferentes naturezas de operação (a exemplo, Devolução de Mercadorias fora do estado, contendo produtos importados), além das operações com prestação de serviço e o ISS.

No geral Luciano, me sinto um tanto desorientado quanto a ICMS e suas diversas aplicações. O RICMS-SP (e todos os demais, imagino) tem tantos artigos que me confunde a utilização.
E claro, as legislações e suas constantes alterações também.

Mas qualquer dúvida estarei buscando aqui no fórum. Muito obrigado pela orientação!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.