x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 2.365

Valorização do Profissional Contábil

Rafael Silveira de Souza

Rafael Silveira de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Oficial
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 16:19

Prezados Foristas,

Estava analisando o perfil de alguns profissionais de contabilidade (BAHIA), estudantes universitários e profissionais que exercem funções da área contábil sem ter na sua formação o curso de Ciências Contábeis.
Pude observar que falta comprometimento e principalmente políticas voltadas para a valorização da classe.
Nota-se que várias categorias tem representantes no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas ou Câmaras de Vereadores. E nós, Profissionais Contábeis? Cadê o nosso espaço, nossos valores e nossas conquistas?
Ao longo dos anos perdemos espaço para outras profissões, agora o detalhe que me preocupa é que perdemos espaço dentro da nossa própria profissão para outras profissões (sem demérito).
E quais seriam os motivos para isso? Falta de profissionais no mercado, profissionais que atuam em outras áreas, maior atuação dos Conselhos (Federal ou Regional).
A união faz a força, então temos que buscar medidas para suprir essa carência e lutar para conquistar o nosso espaço diante do mercado profissional brasileiro.

Rafael Silveira de Souza
SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 17:45

Olha Rafael

no classe é muito desunida, nosso conselho nao faz nada por nós, so cobra de nós, hj no brasil é a proffissao que mais movinta o pais, sem os contadores nao tem arrecadaçao, o país para de funcionar,nós temos que unir sim, lutar por nossos direitos, pois ganhamos muito pouco ainda, o pais esta todo em falta e contadores bons, tem muita gente operacional, que tem visao de gestao assossiar numero pra gerar informaçao pra tomada de descisao, tem em falta, precisamos lutar, sermos valorizados,vamos juntar todos,

pois o governo nao tem dó, so aumenta as declaraçoes e cobrança esta piiiiii deste crc e cfc nao fazem nada so cobram a convercia a lei 11.638 nois contadores estamos custando a executar a contabilidade a tempo, os socios acham todo valor caro pra contador, na minha opniao o salario nimimo de um contador de empresa lucro real teria que ser 3000,00 a 4000,00 e de acordo com faturamento aumentando tipo uma empresa de faturamento 100.000.000,00 anual teria que ser no minima 12.000,00por mes eu coneço contador que trabalha em uma empresa com este faturamento e ganha 5.000,00 e complicado, vamos pessoal o brasil precisa de contabilidade nois temos nosso serviço pra prestar ao fisco e empresas, vamos lutar pela igualdade.
att rafael
att

ALMIR MONTEIRO BARROS

Almir Monteiro Barros

Bronze DIVISÃO 2, Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:09

Rafael, boa tarde, você tem razão em se sentir isolado e sem perspectiva
para a profissão. Eu defino a Contabilidade como o grande pulmão do Brasil, sem ela não haveria como funcionar todo o mercado de negócios nacional. Mas reflita, nos humanos precisamos respirar, pois sem fazê´lo
morreremos em minutos, e nós pensamos nisto, procuramos melhorar o nosso aparelho respiratório que é o principal do corpo humano, não. A Contabilidade está no mesmo caso, sem ela o Brasil para (inclusive governo), e aí, as autoridades dão o devido valor para os profissionais deste pulmão dos negócios. não. Então precisamos nos conscientizarmos do nosso valor e exigirmos um tratamento digno.

Rafael Silveira de Souza

Rafael Silveira de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Oficial
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:12

Sidiney Lopes,

Acho que já passou da hora dos Conselhos iniciarem algumas mudanças para melhorar a classe, desde sua formação até o exercício da profissão.
Tabelar preços, fiscalizar os profissionais, acompanhar os alunos em formação (a base para o sucesso), divulgar sobre a classe, e principalmente mostrar para todos a importância que um contador tem perante o mercado de trabalho, como você mencionou, tem muitos contadores com visão de gestor, passam informações para decidir o futuro de uma empresa.

Grato.

Rafael Silveira de Souza
Rafael Silveira de Souza

Rafael Silveira de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Oficial
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:21

Almir Monteiro Barros,

Concordo, por isso que devemos iniciar uma mudança de comportamento, principalmente na formação acadêmica, temos que buscar dos órgãos que nos representam (os Conselhos) que não abandonem as instituições de ensino superior, e, principalmente os profissionais atuantes.
Falta prática dos procedimentos contábeis em diversas Instituições de Ensino, falta uma representação do Conselho mais atuante. Precisamos melhorar a base, pois a partir dela veremos profissionais mais comprometidos e responsáveis.
Claro que temos profissionais referentes (diversos), Instituições que sempre se destacam, mas isso deveria ser maioria (>90%) e infelizmente não é a realidade brasileira.

Rafael Silveira de Souza
ALMIR MONTEIRO BARROS

Almir Monteiro Barros

Bronze DIVISÃO 2, Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:45

Rafael, como você disse a classe não tem muita representatividade nos meios políticos, a classe precisava de uma melhor atuação dos Conselhos, pressionar mais o governo para que nossos direitos sejam respeitados e os Contadores possam viver dignamente, e sejam tratados como profissionais desempenhando as suas funções, e não serem taxados como burladores das Leis e inimigos da Receita. Enquanto não formos respeitados seriamente como profissionais, nada vai mudar.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 08:38

Vou resumir a conversa "nosso conselho é um @%¨&*".

Os conselhos espalhados pelo Brasil estão mais interessados em papar as verbas do governo do que em realmente defender a classe.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
julio cesar aquino dos santos

Julio Cesar Aquino dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 00:12

Meu escritório foi fundado em 1945, avô, pai e filho, com isso tenho pouca bagagem, pra me colocar diante de um empresário contábil.
Em primeiro lugar a desvalorizão sempre foi um foco dessa profição.(quarda livros), como disse o colega não temos ao menos uma tabela de Honorários como a OAB,, para podermos fixar um patama de cobrança. Tem contadores que legalizão de graça uma empresa pra ficar com cliente, e cobram o adsurdo de R$ 200,00 de honorário. No passado se colocava um empregado com pratica na função, hoje isso não basta, tem que ter largo conhecimento na informatica, tudo isso faz parte do avanço, muito legal, mais também aumenta nosso custo operacional em contratar um proficional mais qualificado e equipamentos para suprir a demanda do nosso dia a dia, agora o cliente não quer saber, em 90% dos escritórios que trabalham com firmas de médio e pequeno porte cobram bem menos que o salário mínimo, é a profição liberal de maior custo operaciona,um contador não tem condições de levar um escritório, sem que haja colaboradores, e colabores a altura pra vc ocupar um espaço no mercado,pra aumentar minha receita fui obrigado a colocar administração de condominio, gerenciamento contabil,balancete e fluxo de caixa de uma forma simples e diferenciada para que os condominos leigos tivessem uma leitura clara e objetiva.Lamentável essa minha esperiência, mais hoje se tivesse que abrir um escritório pensaria bem mais.

Rafael Silveira de Souza

Rafael Silveira de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Oficial
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 14:24

Prezado Julio,

Infelizmente a nossa realidade é essa... como já foi dito anteriormente, cabe aos nossos representantes buscar métodos e doutrinar nossas ações, pelo menos para iniciar esse processo de valorização.

Att

Rafael Silveira de Souza
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 08:58

Acho que o principal seria tabelar os honorários, e quem não cumprisse fosse multado.

Tem escritórios picaretas que cobram R$ 50,00 para escriturar uma empresa do simples nacional somente para derrubar os concorrentes. Por exemplo aqui a maioria cobra no minimo R$ 339,00 numa empresa deste mesmo porte.

CRC ainda está muito distante de criar uma solução para isto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.