x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 2.563

Organização de Arquivos

Thales Faria Sales

Thales Faria Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 00:17

Prezados colegas,

Venho solicitar sugestões sobre como organizar o arquivo de meu escritório de contabilidade que fica na minha casa. Desejo que ele fique vistoso para a vinda de novos clientes.

Desde já agradeço a colaboração.

Nei Esteves Lopez

Nei Esteves Lopez

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 22:47

Prezado Thales,

1o. passo: O cliente vai ter a sua primeira impressão na sua organização pessoal e não na forma como os seus arquivos estão organizados em caixas, pastas suspensas ou outro tipo de embalagem.

A sua mesa de trabalho e cada item disposto em seu local de trabalho, ou seja, onde o cliente será recepcionado, deverá estar limpo e cada item em seu devido lugar apropriado. Mesa cheia de papéis não é sinônimo de pessoa com muito trabalho e sim, de desorganização.

Leia um pouco sobre a filosofia dos 5S´s ou Housekeeping (acesse pelo GOOGLE) e implante-a (você não terá custos para isso). Organizar os seus arquivos será o 2o. passo, ok?

Boa sorte e sucesso em seus negócios! Estou à disposição!

Thales Faria Sales

Thales Faria Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 23:54

Prezado Nei,

Primeiramente, obrigado pelas sugestões. Estou muito preocupado atualmente com minha organização, ou melhor, a organização do meu escritório, que por sua vez funciona na minha casa. Que Deus te abençoe.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 09:21

Olá bom dia Thales!

Concordo com o Nei Esteves, a organização é o primeiro passo a seguir e é primordial também para o arquivo dos documentos.

Depois da organização pessoal, para o arquivo de documentos, vários fatores que devem ser levados em consideração: volume de documentos, tipos de documentos e espaço físico e digital de armazenamento.

Em um escritório dependendo do volume pode-se fazer a separação por empresa e no espaço reservado para e empresa, separar por setores: Fiscal, Contábil, Trabalhista e Documentos Legais.

Com isso você pode definir o espaço físico e em seguida vai decidir que tipo de material irá usar para acondicionar e a forma: caixas de arquivo morto, pastas suspensas ou pastas AZ.

Em seguida os mobiliários: prateleiras, armários, etc...

Existem alguns documentos que posem ser mantidos em forma digital, é uma outra forma de arquivo que você deve pesquisar.

Publiquei um artigo no Fórum e tem outro no RH.com que poderá te ajudar:
Arquivo, como devo organizar

Artigo RH.com

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Thales Faria Sales

Thales Faria Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 23:20

Prezado Gilberto,

Agradeço enormemente as sugestões. Preciso me reorganizar para angariar novos clientes. Ainda tenho poucos e devido a isso preciso fazer trabalhos free-lancer para outros contadores afim de fortalecer meu orçamento. Mas, quero formar uma carteira de clientes sólida, ou seja, com clientes fixos.

Edélza Silva de Lima Paixão

Edélza Silva de Lima Paixão

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 00:58

Boa sorte Thales! eu sei bem o que é isso, também mantenho meu escritório em casa e é bem difícil separar tudo isso e conseguir clientes; também estou correndo atrás disso; tenho poucos clientes; já pensei em montar um escritório fora, mas hoje em dia está muito caro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.