x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 1.735

Certificado e-CNPJ X Certificado NF-e

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 16:43

Boa tarde Srs(as).

Costumávamos emitir os certificados digitais para os clientes no site dos correios, só que a emissão por meio deste agente certificador esta suspensa.
Fizemos uma cotação em outros certificadores e os preços estão semelhantes, sendo que:
- Nos Correios eram oferecidos 2 tipos de certificado (e-CPF, e-CNPJ) enquanto nos demais certificadores além desses 2 tipos, também é oferecido o NF-e (para notas fiscais eletrônicas).

A nossa dúvida é a seguinte é se existe alguma diferença entre os certificados e-CNPJ e NF-e em relação a transmissão de nota fiscal eletrônica?
Perguntamos isso porquê sempre enviamos notas com os certificados e-CNPJ dos correios e nunca tivemos problemas. Baseados nisso poderíamos emitir novos certificado e-CNPJ e continuar a transmitir as notas eletrônicas normalmente, ou será que a partir de agora devemos usar o NF-e?
Na verdade trata-se de uma questão de redução de custos, pois os valores são bem distintos entre um e outro (cerca de R$ 100,00!)

Alguém tem conhecimento desta situação?

Att,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
Fernando Cabrera Perez

Fernando Cabrera Perez

Prata DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 09:32

Olá Amigo,

O que ocorre é o seguinte, algumas Certificadoras não deixam você emitir dois E-CNPJ para um unico CNPJ.

Com o certificado NF-e você pode emitir quantos certificados você quiser no mesmo CNPJ.

Por exemplo, uma empresa tem 10 pessoas que emitam nota fiscal, mas você só pode ter 1 E-CNPJ, você iria ter que fazer a compra de 9 NF-e para que todos possam emitir NF-e.

Mas reforço a informação, o Nf-e não é aconselhavel para acessar o ECAC, conectividade social e etc.O aconselhavel seria o E-CNPJ.

A Certificadora que eu sei que não emite dois E-Cnpj para o mesmo Cnpj é Certisign.

A Serasa você consegue emitir mais de um E-CNPJ para o mesmo CNPJ tranquilamente.

As outras certificadores eu desconheço.

Abraços

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 09:53

Bom dia Fernando

Bom, pelo que você está dizendo eu posso continuar assinando as Notas Eletrônicas com o e-CNPJ, é isso?
Porque se for assim, nós podemos emitir o certificado A1 e fazer cópias dele em várias máquinas, ou seja, não seria necessário emitir 10 certificados.

Estou correto?

Att,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
Fernando Cabrera Perez

Fernando Cabrera Perez

Prata DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 10:26

Sim,

O E-CNPJ irá continuar assinando normalmente,quase todos os clientes aqui fazem a emissão por o E-CNPJ.A maioria que utilza o NF-e é para deixar o funcionario restrito apenas a emissão de notas, diferente do E-CPNJ que você emite NFe e tem acessos a diversas outras funções como ECAC, Conectividade e etc.

No caso do modelo A1, eu não sei se tem um limite de quantas vezes você pode fazer a exportação dele.

Uma forma que utilizo quando temos modelo A1 é instalar diretamente no Servidor e depois mandar as estações buscar o certificado no Servidor.

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 10:31

Entendi,

Nesse caso vamos continuar emitindo o e-CNPJ, pois nos é mais conveniente!

Obrigado pelos esclarecimentos Fernando, eles foram de grande ajuda!

Att,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.