x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 631

Duvidas sobre certificado digital

Helen Brancaglion

Helen Brancaglion

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 09:36

Bom dia , muito se fala de certificado digital, mas eu infelizmente tenho muitas duvidas ainda, e agradeço muito se alguém puder me esclarecer.
Eu sei que o Certificado Digital é obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários, e agora eu vi tbm que todas as empresas com menos de 10 funcionarios entram na obrigatoriedade, exceto os optantes pelo simples.
A minha duvida é qual é realmente a função do Certificado? Eu faço somente o Departamento Pessoal, então eu sei que para fazer acessar o sitio da caixa, FGTS, emitir a chave, rescisão,... tudo em relação a funcionários, tem mais alguma utilidade o Certificado? ou existem certificados diferentes? Quem realmente tem obrigatoriedade pelo certificado?

Att

Marcileide Rodrigues

Marcileide Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 09:42

Você está certa sobre a obrigatoriedade do certificado, mas existe outra opção (o arquivo pri) não se sabe exatamente até quando será usado pelas empresa simples nacional com menos de 10 empregados.
Trabalho com os dois, e te digo que, é muito melhor trabalhar com o certificado digital icp, mais facilidade e rapidez ao trabalho, redus muito nosso tempo de trabalho! O arquivo pri é gratuito e pode ser solicitado na caixa enonomica, depois de procedimento para gera-lo.
Espero ter ajudado!!

Marcileide Rodrigues

Marcileide Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 15:16

Uso também para fazer consultas na receita federal e sefaz, coisas que faríamos nesses órgãos podemos fazer com certificado, acho muito prático. O arquivo pri que falei, não faz essas consultas, ele é só para caixa econômica mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.