x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 9.689

Indicador de Situação Especial EFD Contribuições

Diego Amorim

Diego Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 10 novembro 2013 | 18:50

Boa tarde,

A empresa em que trabalho abriu uma filial no mês de setembro e em outubro foi feita a transmissão do SPED PIS/COFINS, referente ao mês de setembro, sem inclui-la. Como o prazo para envio é até o 10º dia útil do 2º mês subsequente, retransmitirei o arquivo retificador. No entanto estou em dúvida quanto ao campo Indicador de Situação Especial. Como é a primeira vez que transmitirei o dessa nova filial, é necessário colocar no referido campo que é de abertura? Ou essa informação é necessária apenas na primeira transmissão da empresa matriz?

Agradeço desde já.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 10 novembro 2013 | 21:51

Diego, o EFD Contribuições é sobre toda a empresa e não por estabelecimento, mas caso a filial já tenha tido movimento no mês de setembro, e esse movimento não tenha sido informado, aí sim que terá que retificar

não é necessário informar situação especial

Márlus

Diego Amorim

Diego Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 16:42

Boa tarde Márlus,

Os únicos movimentos da filial neste período foram duas compras de mercadoria para revenda. Nós somos lucro presumido. Neste caso será necessário a retransmissão do SPED Contribuições? Outra dúvida é que quando gero o arquivo txt do meu sistema para validação no PVA, no registro 0140 não possui cadastro desta nova filial. Isso se deve ao fato de a filial não ter tido receitas no período ou algo está errado no meu sistema?

E quando insiro os dados da filial manualmente no registro, não consigo acrescentar informação no registro C010 (Indicador de Apuração) que deveria ser: Apuração com base nos registros de consolidação das operações por NF-e (C180 e C190) e por ECF (C490).

Desculpe pela ignorância quanto ao assunto, ainda estou engatinhando quando se trata do EFD Contribuições.

Agradeço pelo esclarecimento que já me foi feito.

Grato,
Diego

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 21:19

Diego, voce até pode informar/cadastrar a filial no registro 140, mas não vai fazer diferença já que a filial não teve faturamento ( teria importância se declaração fosse pelo Nao cumulativo por causa das entradas

quanto ao registro C010, realmente não sei como acessar, fiz várias simulações aqui e não consegui

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.