x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 837

EFD como começar?

MARCIA MARZULLO

Marcia Marzullo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 16:15

olá boa tarde amigos, então, acabei de entrar em um escritório de contabilidade e estou com uma dúvida; preciso fazer efd para uma empresa de farmácia, como proceder inicialmente? preciso de uma autorização de uso do sped, como faço para conseguir isso? para autorizar os livros digitais tem que ser na junta? obrigada pela ajuda, desde já!

Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 16:38

Boa tarde Márcia, a Empresa já possuindo o Certificado Digital, você deve nesse link "http://www6.fazenda.rj.gov.br/projetoSEPD/menu.jsp" clicar em pedido de uso e emitir uma guia (ou diretamente no Portal de Pagamentos) para fazer o Pedido de Uso, o código desta guia após 48 horas se torna seu nº de acesso para efetuar o mesmo, assim que for fazer a Inclusão do pedido e especificar o Documento (Provavelmente no seu caso é Nf-e) o próprio sistema irá lhe indicar a quais livros a empresa estará obrigada e escriturar e transmitir.

Atenciosamente,

Ivan Pimentel

MARCIA MARZULLO

Marcia Marzullo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Domingo | 24 novembro 2013 | 15:01

Olá Ivan,
Muito obrigada pela sua informação, mas seria autorização para EFD (SPED) e não SEPD, a empresa irá passar a fazer a escrituração digital, já comprei um programa contábil, mas sei que precisa de uma autorização, certo??? essa é a minha dúvida, como fazer??? é na Junta? ou no Estado?
P.S sou do Rio de Janeiro.

Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 09:13

Márcia, bom dia, pelo que sei não há necessidade de nenhuma autorização para efetuar EFD, tanto que, como comentei, ao você solicitar o uso de um "Documento", o próprio sistema lhe indica as obrigações atreladas ao mesmo como a escrituração dos livros de entrada e saída (os mais comuns), dai por diante devidamente autorizado ao uso e credenciado para o mesmo, a partir da utilização, se começa a prestar as obrigações refente a escrituração dos livros e transmissão das declarações, procedimentos esses que requerem uma procuração eletrônica que pode ser feita no E-CAC, partindo do certificado do seu cliente para o seu, tendo em vista que não há necessidade que você fique possuidora do dispositivo ou arquivo do seu cliente para efetuar as obrigações.

Att,

Ivan Pimentel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.