x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 11

acessos 48.677

Erro no Certificado digital A3 no Emissor Gratuito de CT-e

Rodrigo Bones

Rodrigo Bones

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 14:53

Amigos!
Tenho um certificado A3 (cartão) emitido em 2011, que consegui cadastrar no emissor gratuito de CT-e, mas no momento que vou assinar um CT-e aparece a seguinte mensagem: "ocorreu um erro ao tentar recuperar o certificado A3 - (A3) Safeweb XXXXXXXXXXXX (CNPJ) . Verifique se o dispositivo está conectado corretamente.".....sendo que está tudo certo, visto que acesso o e-CAC da RFB.
Alguém sabe me ajudar?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 09:07

Rodrigo Bones
Bom dia

Feche o aplicativo emissor de Ct-e, e faça o download e instalação do arquivo para tokens criptografados (A3) de acordo com o sistema operacional do seu computador.

Clique aqui para ir a página de download

Após a instalação do driver, faça novamente a instalação do token no software emissor.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Jair Cavalcante

Jair Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 22:03

Olá Amigo.
Tenho a solução desse seu problema,
Primeiramente Verifique se seu certificado está em dia ou vencido.

Verificar no seu Computador:

-Instalação do Certificado

-O Java atualizado 7.0 versão 5.1 (Sempre instalar Ultima Versão)
-Versão do Emissor Gratuito versão 2.0 (Sempre instalar Ultima Versão)
-Instalação do Serve Pack 3 ( No caso do Windows Xp ou Versão para seu Windows )

Correção do Erro:

1°Entra no Emissor Gratuito vai em: Sistema > Certificados > Certificado Tipo A3 > Seleciona o Único Certificado Valido.

2°No Emissor Gratuito:

> Na hora de Assinar a NF e só Colocar o ''Certificado Valido'' e por o seu PIN e Confimar..

Rogério Restelli

Rogério Restelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 09:41

Bom dia Rodrigo Bones!
Meu problema é o mesmo, porém no emissor gratuito de NF-e. Na versão 2.0 antiga ele funciona normalmente, agora estão exigindo a atualização do software da receita para a versão 3.1 (até o dia 31/03/15) e o erro acontece conforme o link abaixo:

Imagem Erro Emissor NF-e Gratuito

Já fiz todos os passos dos posts anteriores...

É só na hora de assinar... pois para outros serviços como acesso ao E-cac ou aos bancos esse cartão funciona normalmente.

Estou pensando em solicitar um novo cartão.



Joseli Souza Castro

Joseli Souza Castro

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 11:54

Bom dia Rodrigo!

O novo emissor 3.1 já pode ser instalado e usado normalmente, pq nao tenta emitir a nota por intermedio dele, pq se consegue entrar em outros site com o certificado, o problema não deve esta no certificado.

Espero ter ajudado

Att

Joseli Souza

Fé é ri das impossibilidades.
Rogério Restelli

Rogério Restelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 16:14

Ainda não resolvemos Barbara. Como emitimos uma ou duas notas por mês, ainda temos folga para corrigir o problema.

Instalei em várias máquinas diferentes, e o erro é o mesmo. Agora estou desconfiado pelo certificado A3 ser antigo. O meu é o A3 da Caixa e vence em novembro desse ano. É minha última alternativa, mudar para um da Certisign com a tecnologia V2. Qual é o seu certificado??? Vamos tentar resolver juntos... boa sorte! Se descobrir algo avise.

Alguém mais pra ajudar?!

Obrigado!

Rogério Restelli

Rogério Restelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 11:34

PROBLEMA RESOLVIDO

Levei para um técnico freelancer. Não sei exatamente o que ele fez, mas está tudo OK agora!!! Yahooo!

O e-mail dele para quem precisar: @Oculto

Ele acessa as máquinas de forma remota e resolve à distância mesmo.

Abraço!

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 14:30

Boa tarde;

tive o mesmo problema e fazendo pesquisas descobri o seguinte:

No site abaixo segui o passo a passo do item 11 limpando todos os caches dos navegadores, java e windows explorer e funcionou.
muito simples


www.tjms.jus.br

11- O que fazer quando meu certificado digital não for reconhecido pelo sistema?

Primeiro de tudo, verifique se:
• o certificado digital está conectado;
• o certificado digital é válido (ICP/Brasil) e não está expirado;
• a versão do Java instalada em seu computador está atualizada;
• a versão do driver de seu controlador de certificado digital está atualizado;
• o CPF do certificado digital é igual ao do usuário identificado no Portal e-SAJ.

Se todas as opções acima forem atendidas, execute os passos abaixo para limpar os arquivos temporários de navegação da internet e do Java:

Limpeza de arquivos temporários dos navegadores de internet:


Para navegador Internet Explorer:
1. Acesse o menu Ferramentas > submenu Opções da Internet > opção Geral;
2. Clique em Excluir Histórico de Navegação;
3. Selecione todas opções;
4. Após, clique no botão Excluir.

Para navegador Mozilla Firefox:
1. Acesse o menu Ferramentas > submenu Limpar dados pessoais;
2. Selecione todas opções;
3. Após, clique no botão Limpar agora.

Para navegador Google Chrome:
1. Acesse o ícone > submenu Limpar dados de navegação;
2. Selecione todas opções;
3. Após, clique em Limpar dados de navegação.


Limpeza de arquivos temporários do Java:


1. Feche o seu navegador.
2. No menu Iniciar , clique em Todos os programas. Localize Java e acione a opção Configure Java;
3. Na aba Geral, clique no botão Definições ou Configurações na seção Arquivos temporários da Internet;




4. Após, acione o botão Excluir ou Deletar arquivos;




5. Abrirá uma janela com opções. Selecione todas elas e clique no botão OK.




No Windows Explorer, digite o comando %temp% na barra de endereço e pressione a tecla Enter. Será exibida a pasta Temp (Arquivos Temporários). Selecione todo o seu conteúdo e pressione a tecla Delete/Del.

luiz marcos cunha santana

Luiz Marcos Cunha Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 16:35

Agora sim o problema esta resolvido!

É muito simples! Toda vez que tentamos instalar o certificado no repositório do windows, instalamos uma fila de certificados do mesmo cliente. Acontece que a cada certificado instalado invalida o anterior e este fica inativo, o problema e que quando acionamos o sistema da NFE gratuita (por exemplo) ele tenta ler o primeiro certificado da lista do repostório do Windows (isso nos certificados padrão A3), e este geralmente e o que esta invalido, por este motivo e que acontece aquele erro “erro ao tentar recuperar o certificado, verifique se o cartão esta corretamente conectado”.

A solução do problema é: abrir o internete explorer, opções de internet, conteúdo, certificados, dar dois cliques no certificado pretendido, caminho do certificado (se este certificado apresentar um “x” em vermelho e porque esta conrrompido, este deve ser excluído (de preferencia com o cartão ou token desconectados.

Atenção esta operação so deverá ser praticada com os cerfificados A3, o A1 e diferente.

para a nfe gratuita funciona deve ser marcada a opção "utilizar Repositório do Windows"

Espero ter ajudado (marcos Azienda Contabilidade Jequié @Oculto, @Oculto) para qualquer duvida entrem em contato.

Luiz Marcos Cunha Santana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.