x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1

acessos 821

Inventário e Ajustes manuais

ADILSON SOARES

Adilson Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 15:43

Boa Tarde Pessoal,

Vejam se podem tirar uma dúvida minha, sou desenvolvedor de software e estou na parte de inventário, me surgiu o seguinte questionamento. Ao efetuar todo os procedimentos de contagem de estoque, identificação de diferença dos itens contados com o estoque anterior percebemos que existiu divergência de estoque, tanto pra mais quanto pra menos, então como faço para registrar essa diferença? alguns software que busquei lançam movimentações não fiscais, ou seja, criam operação de entrada e saída para ajustar o estoque, isso é correto? tenho que saber disso porque muitas vezes o cliente já possui empresa aberta a algum tempo e não possui todas as notas para que seja registrada no software, então apenas cadastram o item e poe suas quantidades, então como fica o inventário dessas pessoas? como irão ajustar? atualmente as únicas informações que precisam ser enviadas de inventário é a que o sped solicita?

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 22:01

Adilson,

Na verdade o ERP não deveria ter uma forma de se lançar diferenças de estoque, pois teoricamente toda diferença é resultado do registro incorreto de alguma NF ou ainda do não lançamento de uma determinada NF. O que a maioria dos ERPs que conheço tem é uma tela onde se lança o estoque inicial ( isso é feito geralmente na data da implantação do sistema ) e quando o cliente bate o pé que precisa ajustar diferenças ( porque ele não consegue encontrar o motivo da diferença ) orientaria a ele que alterasse o saldo inicial do estoque nessa tela. Sendo assim o estoque atual seria sempre o estoque inicial mais as entradas de NFs menos as saídas de NFs.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.