x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 693

DIferença ceertificado NF-e A1 para e-CNPJ A1

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 13:48

Boa tarde Charles




Em contrapartida a você eu sempre aconselho os nossos clientes a emitirem o A3, na verdade a diferença gritante é que o Certificado A1 não possui mídia, ele é instalado diretamente no computador do Titular, o problema desse método é que em caso de problemas do computador o cliente pode perder permanentemente o Certificado dele no caso de uma formatação ou algo do tipo, isso aconteceu com de nossos clientes recentemente, já o A3 possui mídia, que é o Token (Espécie de Pendrive) ou o que eu acho o mais seguro que é o Cartão e a Leitora, em caso de problemas basta apenas reinstalar o software do Certificado e voltar a usar sem maiores problemas.

A única vantagem que conheço do A1 é o melhor desempenho por utilizar o computador para as assinaturas. Mais mesmo assim em questão de segurança o A3 é superior.



Espero ter contribuído!


Att,

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 14:57

Fabrício Caetano Moraes, obrigado pela resposta, com certeza ajudou sim.

Em relação ao arquivo e-CNPJ ser apenas em arquivo, sempre mantenho uma cópia do certificado no "dropbox" assim, sempre tenho meus arquivos e certificados, gravados na nuvem, para não ocorrer danos com relação a defeito no micro e ou formatação. Mas ter o certificado em token ou cartão, com certeza torna mais seguro o seu uso sim, pois dessa forma, somente o dono possui o certificado fisicamente, não é possível mandar por e-mail para outra pessoa como ocorre com o A1.

Encontrei poucos textos sobre a diferença de NF-e A1 e e-CNPJ na WEB, mas pelo que entendi o e-CNPJ da poderes "totais" a quem detenha do arquivo, podendo enviar obrigações acessórias, acesso ao e-cac dentre outros. Já o NF-e A1 apenas é utilizado para emissão de NF-e, geralmente emitido com o nome do responsável na empresa pela emissão das notas.

Dessa forma a diferença, no quesito segurança é "gritante" em relação a esses dois tipos de certificados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.