x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 643

acessos 149.076

SPED Contabil Lucro Presumido 2014

PATRICIA SOUSA DA SILVA

Patricia Sousa da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 09:54

Bom Dia

Enviei o Sped Contábil no dia 10/06/2015 e só no dia 26/06/15 qua a Junta Comercial do RJ informou a situação do arquivo da escrituração.
O Livro digital está sob exigência. Refere-se ao Termo de Abertura e de Encerramento , onde na RFB o nome empresarial consta ME, e a Jucerja manda retirar. Creio que não foi feito o Enquadramento de ME na JUCERJA. A outra exigência é que qdo foi gerado o Requerimento , não foi colocado a indicação de ADMINISTRADOR e do CONTADOR correto.
Como devo proceder ?
Gero outro livro digital retirando o ME ? E como substituo o Requerimento ?
No site do Sped contábil informa:

IMPORTANTE: Para que um livro colocado sob exigência pela Junta Comercial possa ser autenticado, após sanada a irregularidade, ele deve ser reenviado ao Sped. Não há necessidade de novo pagamento do preço da autenticação. Deve ser gerado o requerimento específico para substituição de livros não autenticados e colocados sob exigência.

Onde gero esse requerimento específico ?

Obrigada pela atenção e aguardo ajuda .

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:00

Bom dia Patricia,

Eu ja tive que retificar uma ECD.

Você precisa retirar a expressão do nome, informar o código do hash da ecd anterior.

O requerimento sera gerado novamente antes do envio ai você ja corrige os dados do contador e empresário.

Pelo menos foi o que eu fiz na Jucesc, o livro foi autenticado normalmente após a correção.

Adriana Fernandes

Adriana Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:12

Olá Patricia
Ainda não fiz nenhuma substituição do Sped,
Mas no informativo nº 36 da JUCERJA sobre como retificar, reenviar ou substituir os livros contabeis digitais, consta o seguinte:

"Corrija as informações no arquivo; se o arquivo é o que foi assinado, remova a assinatura.
A assinatura é um conjunto de arquivos "estranhos"
que fica apos on registro 9999. basta apagar tudo que fica após o registro.
Valide o livro; assine; gere o requerimento de substituição utilizando a funcionalidade: Arquivo >escrituração Contabil>Gerenciar Requerimento do programa Sped Contabil.
O hash do livro a ser substituido é tambem o numero do recibo de entrega. Assine o requerimento e transmita"

Aproveito para lhe perguntar:
Você precisou levar algum documento na JUCERJA apos o envio do SPED Contabil?
Porque enviei um Sped em 02/06/2015 e ainda não foi analisado.

PATRICIA SOUSA DA SILVA

Patricia Sousa da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:25

Olá
Adriana

Enviei esse arquivo no dia 10/06/2015 e hj entrei para verificar a no Sped Contabil a Situação do arquivo da escrituração e constava essa exigência , cuja a Notificação ao Requerente está com data de 26/06/2015.

Tenho arquivos enviados no dia 10/06/2015 que ainda não obtive resposta.

Meu portador foi na JUCERJA para saber informações, se precisa de algum documento e pediram para tirar dúvidas através do seguinte e-mail para: @Oculto

O e-mail retorna assim: Ausência Temporária: Dúvidas Sped Contábi

No site da Jucerja tbm não tem nenhum link de SPED para tiramos nossas dúvidas.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:35

Bom dia pessoal,

A distribuição deve se referir ao tipo de apuração da empresa. Se a apuração for trimestral, deve -se observar a distribuição por trimestre. Se ela for feita anualmente, observa-se o período como um todo.

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:38

Leidilene Ferreira da Silva também fiquei com dúvida agora porque fiz os cálculos anualmente e imagino que não tenha diferença nos valores encontrados, MAS o que pode ocorrer é que em um determinado trimestre tenha a obrigatoriedade de entrega e em outro não. Na minha visão deve ser observado o cálculo anualmente, estou certo pessoal?

Grato
Leandro
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 10:57

Bom dia Leandro,

No sped você não encontra esta opção, o sped já vai ser montado de acordo com a sua escrituração no seu sistema de contabilidade (é la que você informa o tipo de apuração).

Se você usa trimestral, o seu lucro é apurado em cada encerramento de trimestre, onde você já pode realizar a distribuição do lucro apurado no trimestre.

No sped você encontra os balanços trimestrais apurados com seus respectivos lucros e distribuições (caso realizado).

LEIDILENE FERREIRA DA SILVA

Leidilene Ferreira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 12:54

Pessoal de acordo com a explicação da receita federal, os cálculos devem ser feitos trimestrais, já que todas as empresas do Lucro Presumido tem apuração trimestrais. Não confundam o balanço anual com o balanço trimestral...por que o SPED contábil para as empresas lucro presumido tem que observar sempre os cálculos Trimestrais por que ele é baseado na Base de calculo da presunção de cada ramos de atividades... Vejam o link abaixo da receita federal.

www1.receita.fazenda.gov.br

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 13:16

É verdade Leidilene Ferreira da Silva não tinha me atendado a este fato, vou ter que fazer o levantamento de algumas empresas aqui novamente, pois eu estava fazendo o cálculo anualmente e nesse caso aqui para mim muitas empresas não estavam obrigadas porque a distribuição de lucros no montante do ano era inferior ao limite. Mas já quando se fala de apuração trimestral devo fazer o cálculo TRIMESTRALMENTE do limite que pode ser distribuído e caso seja superior deve ser transmitido a ECD.

Pessoal o que a Leidilene Ferreira da Silva falou faz sentido porque eu particularmente estava fazendo o cálculo do limite anual, temos que verificar!

Um exemplo:

Receita Anual: 2.536.290,93
Comércio: 8%
BC Presumida: 2.536.290,93 * 8% = 202.903,27
Impostos Federais incidentes no ano = 66.161,41
Lucro que pode ser distribuído = 136.741,86

Lucro Distribuído em 2014 = 90.000,00

Logo neste cálculo anual não se fala em obrigatoriedade de distribuição de lucros, mas e se os sócios fizeram a retirada nos últimos meses do ano, o que sempre acontece???? Fazendo o cálculo do último trimestre com certeza a empresa estará obrigada a distribuir lucros!!

2º Paragrafo do link: www1.receita.fazenda.gov.br

"A distribuição de lucros se refere ao lucro apurado no ano-calendário da ECD. Se houver uma distribuição de lucros maior que a percentual presunção menos tributos em um trimestre do ano-calendário, a ECD será obrigatória para todos os demais períodos de apuração desse ano-calendário. Ademais, os impostos e contribuições considerados no cálculo são o IRPJ, a CSLL, o PIS e a COFINS.

Grato
Leandro
Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:03

Leidilene Ferreira da Silva valeu e muito pela dica, olhando trimestralmente aqui tenho que entregar o SPED Contábil de mais três empresas que eu já havia descartado a obrigatoriedade de entrega.

Grato
Leandro
Fernando Cavali Schwamback

Fernando Cavali Schwamback

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:40

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida muito grande sobre a obrigatoriedade do FCONT para empresas sem movimento em 2014, alguém sabe me dizer se é obrigatório ou não?
eu tentei transmitir mas da um erro e não tem como resolver..

conto com a ajuda de vocês.. desde já, obrigado!

Eliza Vieira

Eliza Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 09:50

Bom dia,
É possível enviar o SPED Contábil antes do fim do exercício? Por exemplo, entregar hoje a ECD de Janeiro a Junho/2015?

Estamos encerrando o escritório e gostaríamos de transmitir todas as declarações pendentes.

Obrigada desde já!

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 10:12

Bom dia

Eliza Vieira

É possível sim, porém, para a entrega "antecipada" deve haver algum motivo em especial, exemplo: Fusão, Cisão, Encerramento das atividades (baixa do CNPJ) .

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
leacir bittencourt bastos

Leacir Bittencourt Bastos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 16:37

Caros parceiros de luta, boa tarde.
Uma dúvida que certamente afeta a vida de muitos de nós. Exponho-a aqui pra ver se alguém pode esclarecer.

Teremos de atualizar nossos contratos sociais/alterações registrados no Registro Civil da Pessoa Jurídica com deferimento há mais de 10 ANOS?
Na Jucerja não há previsão - vide abaixo o fundamento legal -.

"Na regulamentação quanto ao SPED ICMS/IPI do estado do RJ não há qualquer menção quanto a atualização de registro na JUCERJA.
base legal: Anexo VII da resolução 720/2014".

Abçs
Leacir Bittencourt Bastos
Contador
São João de Meriti/RJ.

Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 15:05

Boa tarde!

Preciso retificar uma ECD de uma empresa registrada em Cartório, alguem sabe como faz?! Tentei gerar uma substituta, mas quando vou transmitir ele me dá uma informação que já existe um livro desse periodo.

Se alguem puder me dar uma luz!!!

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 15:58

Luciana, você deve selecionar a finalidade da escrituração "Substituta sem NIRE". Antes de enviar o sistema irá solicitar o arquivo HASH da escrituração substituída.

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS
Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 16:05

Elias...obrigada!

Vou verificar porque eu gero o arquivo como "Substituida sem Nire" - não me solicitou nenhum número. Quando eu envio pro ECD, aparece que e substituida, mas não consigo colocar o Hash do arquivo anterior, então o sistema ão deixa enviar pois diz que já consta uma entrega desse livro.

Talvez seja um problema no meu sistema.

Mais uma vez, obrigada pela atenção.

Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 16:32

Elias e Priscila...obrigada! Consegui inserir o nº do HASH anterior e transmiti. Ultima pergunta: no recibo atual não aparece que é substituta, correto?!

Aff...que medo de multa!

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 08:41

Bom dia

Ana Miriam

Você terá que fazer o cadastro ou vínculo do plano de contas referencial da ECD/ECF, pois o plano referencial antigo (somente ECD) não é válido, quer dizer, houve muita alteração, portanto, sugiro que faça este cadastro do plano referencial para que estes erros sejam sanados. Exemplo:


Plano de Contas Plano Referencial
1.1.1.11.0011 BANCO BRADESCO ____________ 1.01.01.02.01 Bancos Conta Movimento - No País

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 09:38

Bom dia

Ana Miriam

Você deverá tirar um relatório do seu plano de contas do sistema de gestão a qual você habitualmente trabalha em txt., importar para uma planilha (excel), e a partir daí baixar o manual da ECD/ECF da RFB http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/ecf/manualdeorientacaodaecf.pdf e conciliar com seu plano de contas.
O procedimento é bem simples, mas que deverá ter muita atenção. Após ter colocado o seu plano de contas na planilha, você deverá baixar o manual de orientação de preenchimento da ECD/ECF, pois lá possui o plano de contas referencial a qual você precisará cadastrar ao seu plano de contas. Exemplo:

Plano de contas Empresa A __________________________Plano Referencial RFB

1.1.10.0001 - Caixa__________________________________1.01.01.01.01 Caixa Matriz
1.1.10.0002 - Banco XX_______________________________1.01.01.02.01 Bancos Conta Movimento - No País
1.1.10.0010 - Contas a receber_________________________1.01.02.02.01 Duplicatas a Receber - Operações com Partes Não Relacionadas - no País


Este procedimento você deverá fazer na planilha, pois é como se fosse "ligar os pontos", isto é, você deverá colocar na frente da sua respectiva conta contábil a conta referencial que se adequa a tal.
Após o depara, você deverá imprimir e voltar ao seu sistema de gestão contábil para então efetuar o devido cadastro das contas referenciais.

Espero ter explicado de maneira que você tenha entendido.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Página 19 de 22

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.