x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 643

acessos 149.085

SPED Contabil Lucro Presumido 2014

SIDINEI

Sidinei

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 10:54

bom dia

pessoal preciso de ajuda algum de vocês já deu este erro ao enviar o sped efc

ecd utilizada na confecção da ecf-irpj inválida ou inexistente no servidor

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 12:21

Prezados, boa tarde.

Tenho clientes do Lucro Presumido que não tiveram a obrigação de entregar a ECD, contudo estão obrigados ao ECF.
Minha dúvida é sobre o bloco J do ECF das empresas que não foram transmitidos o ECD.
Vou ter que digitar manualmente todo o plano de contas?

Alguem mais está passando por isso?

Grata desde já..

Fernanda Richartz
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 12:25

Boa tarde

Sidinei

Provavelmente você deve ter montado a ECD no próprio programa da ECF, pois, a versão da ECF é a 1.0.3, portanto, sugiro que se for possível gere uma cópia de segurança e depois importe para o programa próprio da ECD versão 3.2.0 e tente a validação, caso contrário, sugiro que você gere seus arquivos novamente e tente validá-lo na ECD 3.2.0 e, também se não for possível este procedimento, faça o seguinte:
- Desinstale e instale novamente o programa do seu computador e depois atualize as tabelas. Obs.: Lembre-se que o leiaute da ECD é o 3.0

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 12:31

Boa tarde

Fernanda

O fato de não estar obrigado não impede que você faça a validação do arquivo na ECD para que após este procedimento seja efetuada a recuperação da ECD na ECF, mais um detalhe, o plano de contas referencial deve estar atualizado de acordo com a ECF, caso o plano referencial ainda estiver de acordo com o plano antigo da COSIF, será necessário efetuar a atualização do mesmo.
E no caso do bloco J, se você fizer a validação na ECD não será necessário, pois o programa fará isso automaticamente e, efetuar de forma manual você pode acabar deixando passar algum registro e que por ventura venha a dar erros na qual será mais moroso seu trabalho.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 13:35

Vando, boa tarde.

Justamente, o preenchimento manual é muito mais suscetível ao erro e chegaria ser "ridículo" não ter como importar ou recuperar..
Estou validando na ECD para depois recuperar na ECF.

Vamos ver no que vai dar..

Obrigada!!


Fernanda Richartz
SIDINEI

Sidinei

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 13:59

boa tarde

Fernanda

Fernanda eu fiz desta forma que postou importei o arquivo de meu sistema contábil para ECD validei assinei mas não transmiti por não estar obrigado,
agora criei uma escrituração no ECF e recuperei os dados do ECD até ai tudo certo o problema esta na hora que envio diz que aquela chave hash do ECD não se encontra na base de dados da receita obviamente que não, não transmiti o ECD gostaria que postasse aqui se o seu der certo a transmissão

vou fazer os passos que o Vando sugeriu pra ver se da certo

obrigado abraços...

Sidinei

Adson R.Trombela

Adson R.trombela

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:03

Bom dia estou com o mesmo problema
ECF - Escrituração Contábil Fiscal Ano calendário 2014

Erro:ECD utilizada na confecção da ECF-IRPJ inválida ou inexistente no servidor da Receita

Obs.: Empresa tributada pelo lucro presumido, que não entregou ECD por não estar obrigada.

Mandei um email para o fale-conosco da RFB hj 13/07/2015 veremos a resposta.

Obrigado

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:08

Boa dia Adson,

Neste erro que esta acontecendo, você esta gerando o ECD da empresa e validando apenas para importar para o ECF?

Se for isso, o erro esta ai, pois há campos que quando importados do ECD não podem ser editados, justamente porque o programa se utilizará das informações do ECD.

Neste caso, você esta realizando uma ECF vinculada a ECD que não existe.

O erro pode ser este.

Espero ter ajudado

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:11

Bom dia

Sidinei

A ECD deve estar validada e assinada pelo certificado digital, pois, é à partir do momento que se assina a ECD validada que ela gera a HASH, neste caso só não deverá transmitir.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:23

Bom dia

Pessoal

Agora que o Rafael comentou eu não tinha percebido, estou validando somente as ECF's que recuperei das ECD's transmitidas, porém, vou ter que entregar das outras empresas que não estão obrigadas, então vou ver se aparece este erro pra mim.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
SIDINEI

Sidinei

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:25

bom dia

bom dia

Vando

pois é eu fiz o sped ECD validei só não transmiti, fui no programa ECF criei uma escrituração e importei os dados do ECD preenchi os dados que falta e tento transmitir e ai ocorre o erro.

att,

Sidinei

sandra maria f chaves

Sandra Maria F Chaves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 10:34

Bom dia amigos

estou tentando fazer umas ECF e todas estão dando este erro>
- a conta referencial utilizada é sintética. O mapeamento deve ser com uma conta referencial analítica- alguém pode me orienta com fazer este mapeamento? sendo que entreguei o ECD . para ECF fiz a importação.

desde já agradeço.


Sandra Chaves

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 11:08

Bom dia Adson,

Se você não realizou a entrega da ECD, você não pode realizar a ECF importando dados da ECD.

Pois quando você importa dados da ECD para a ECF, há campos que ficam impossibilitados de edição. Quando a receita cruza tais informações, consta o erro que você descreveu, (ECD não consta na base de dados da receita).

Somente pode ser importada ECf de ECD, se a ECD foi transmitida.

Caso você esteja fazendo a ECf de empresas desobrigadas ao ECF, você deve realiza-las pela importação de seu sistema contábil e não da ECD.

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 11:23

Bom dia

Rafael

Essa nem eu sabia!!! vlw

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Adson R.Trombela

Adson R.trombela

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 15:44

Boa tarde a todos

Rafael obrigado, o que vc sugeriu quanto a confecção da ECF não importando os dados da ECD não transmitida surtiu efeito, consegui transmitir a ECF.

Com isso fica a dica:
É muito trabalhoso criar manualmente no PVA ECF a parte da ECD.(criação do plano de contas, e informações trimestrais)
´´ Devemos sempre entregar a ECD mesmo sem a obrigatoriedade´´

Obrigado

Adson R.Trombela

Coord Contabil

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:02

Olá, boa tarde.

Então, mesmo validando e assinado a ECD não vou conseguir importar na ECF?
Somente se tiver sido transmitida?

Vou ter que fazer manualmente a parte que cabe à ECD?

Puxa vida...




Fernanda Richartz
Adson R.Trombela

Adson R.trombela

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:22

Boa tarte

Fernanda

Importar a ECD para a ECF vc conseguirá, mas quando for transmitir a ECf dará erro e só excluindo a ECF (com ECD importada) e refazendo-a sem a ECD importada vc conseguirá, porem sugiro que não deixe para ultima hora pois é bem oneroso o precesso manual.


Adson R.Trombela

Coord Contabil

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:35

Olá Adson,

Fico grata pelas explicações.
Eu iria validar e assinar a ECD pra importar para a ECF, mas já estou mudando os planos (rsrs).

Vou começar já já..

Obrigada!

Fernanda Richartz
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:58

Boa tarde Fernanda,

Não deve dar muito trabalho quando não se envia a ECD.

Os dados podem ser importados atraves do seu sistema contábil, ele deve ter a opção para realizar a importação dos dados para a ECF.

Verifique isto.

Adson R.Trombela

Adson R.trombela

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 17:04

Boa tarde a todos
Fernanda, mas é como o Rafael disse, se vc tiver no seu sistema contabil a opção para gerar a ECF perfeito, mas se não tiver terá que fazer como eu, manualmente.


Adson R.Trombela

Coord Contabil

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 17:06

Olá Rafael, boa tarde.

O arquivo de importação da ECF gerado pelo meu sistema informa apenas alguns dados do bloco 0, algumas informações do bloco P e bloco Y.

Não importa nada do bloco J, responsável pelo plano de contas.
Mesmo não importando o plano de contas, meu suporte orienta referenciar meu plano de contas com o disponibilizado no manual da ECF dentro do meu sistema.
Mas só servirá para imprimir o plano de contas e auxiliar no preenchimento manual no PVA.

Você também tem casos de empresas LP que não transmitiram a ECD?

Outra dúvida quanto ao bloco K, as empresas apuram os impostos trimestralmente, mas fechamos o balanço somente no final do ano. Vou ter que "abrir" o balanço e o DRE para cada trimestre?

Sds,





Fernanda Richartz
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 17:44

Boa tarde

Fernanda

Empresas LP vai precisar ter nos demonstrativos da ECF: - 4 DRE's, 4 Balanços, 4 Lalur's e no final de tudo o Consolidado no Ano.
Essa foi a orientação que eu obtive no treinamento. obs.: O mesmo vale para empresa LR com apuração trimestral.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 18:14

Fernanda Richartz

Também tenho empresas que não enviaram o ECD mas estão obrigadas ao ECF. Não consegui enviar de todas por motivo de tempo, senão teria feito o ECD para todas.

Mas para gerar o ECf, meu sistema já realiza algumas importações diretamente, inclusive o plano de contas. (o que parece ser a parte mais chata).

Quanto aos balanços. DRE e Demais, o sistema deve gerar trimestral, pois quando se gera a ECD, aparecem trimestralmente na ECF.

Mesmo importando do sistema contabil, ainda vai haver alguns campos que devem ser preenchidos manualmente.

Estou terminando de classificar o plano referencial das que não gerei ECD. Espero que corra tudo bem com estas.

Att

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 08:42

Bom dia Rafael,

Bom saber que é possível a importação do plano de contas para o ECF, vou verificar com os desenvolvedores do meu sistema, pois realmente essa é a parte mais demorada e chata de se fazer.

Os demonstrativos em si não são minha preocupação, apenas o plano de contas mesmo.

Obrigada!

Sds,

Fernanda Richartz
Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 14:08

Vando Luiz dos Santos , boa tarde.

Empresas LP vai precisar ter nos demonstrativos da ECF: - 4 DRE's, 4 Balanços, 4 Lalur's e no final de tudo o Consolidado no Ano.


tem certeza que tem que elaborar lalur para empresa do lucro presumido que mencionou ter ouvido em um curso??

abçs!

Página 20 de 22

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.