x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 2.422

Certificado Digital - Como Escolher A01 ou A03?

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 11:03

Certificado do tipo A3 oferece maior segurança porque seus dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanecendo
invioláveis e únicos. Apenas o detentor da senha de acesso do cartão ou do token pode utilizá-lo. Este certificado digital possui validade de até três anos. Durante a validação presencial, será solicitado ao titular do certificado que digite o PIN/Senha para o seu cartão inteligente ou token, neste processo a Imprensa
Oficial não terá conhecimento do PIN e senha cadastrados, portanto memorize a sua senha e não permita que outras pessoas vejam você digitando-a.

Concluída a validação presencial para a emissão do certificado digital A3, a Autoridade de Registro gera um par de chaves no cartão inteligente ou token.

Uma chave é chamada de chave publica e a outra de chave privativa. A chave pública será enviada à Imprensa Oficial com a solicitação de emissão do certificado,
enquanto a chave privada ficará armazenada no cartão, impedindo tentativas de acesso por parte de terceiros.



Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF
SIBAS EMMANUEL BRASILIANO CAVALCANTE

Sibas Emmanuel Brasiliano Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 13:55

Boa tarde pessoal.

Sou novo no ramo da contabilidade e acabei de Solicitar meu CRC. Quero a ajuda de vocês sobre o assunto Certificado Digital. Eu sei que ela é sua assinatura digital, mas não sei que tipo solicitar, pois vou trabalhar como Contador autônomo, quero abrir meu escritório, mas não sei como fazer. Preciso de ajuda.

- onde tirar?
- precisa de quais documentos?
- que tipo de certificado eu solicito para enviar o relatório comuns de um escritório? (sefip/gefip, caged, conectividade social, IPJ, etc...)

Enfim, preciso de socorro.

Abraços.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 16:41

Boa tarde Sibas, voce pode fazer um e-CPF ja que será autônomo, os modelos são o A-3 por cartão e o A-1 por arquivo, a diferença é que o A-1 fica salvo no computador ou servidor por exemplo imagine uma empresa que possui vários funcionários emitindo notas fiscais, então eles utilizam o A-1 no servidor porque assim todos tem acesso ao certificado, uma vez que se fosse o A-3 eles teriam que ficar "revezando" o uso do cartão. ja o A-3 você tem esta mobilidade, pois o cartão você pode usar e levar com você onde quiser utilizando o leitor USB, contadores geralmente utilizam o A-3, e com qualquer um deles voce poderá enviar os arquivos que citou, uma vez que colocar seus dados como responsável pelas informações.
quanto ao local para emissão sugiro que procure aí perto da sua cidade empresas que façam a emissão, pois você terá que comparecer levando todos seus documentos, sugiro levar tudo mesmo para não perder viagem.

Bom é isso, agora é pesquisar os preços que variam de acordo com as empresas como: Serasa Experian, Certisign.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.