x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 1.073

SPED Contábil

Raphael Nunes Dias

Raphael Nunes Dias

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 11:30

Caros colegas,

estou em um impasse com um cliente e gostaria de saber a opinião de vocês antes de eu tomar qualquer decisão.
Esta empresa é minha cliente há muitos anos e eu não tenho contrato de prestação de serviços com ela.
Este cliente era optante pelo Lucro Presumido até 2012. Em 2013 ele optou pelo Lucro Real, então é a partir deste exercício que ela se tornou obrigada a entregar o SPED Contábil, portanto, é a primeira vez.
Em março deste ano o dono da empresa resolveu passar a escrita para outro profissional, portanto, não sou mais seu prestador de serviços.
Sei que a responsabilidade pela entrega do SPED Contábil do período em que eu fui o responsável deve ser feita por mim, mas como ele não é mais meu cliente eu decidi cobrar pelo serviço separadamente, mas ele não quer pagar, portanto, as questões são as seguintes:

Sou obrigado a fazer a entrega do arquivo?
Se eu não entregar, serei responsabilizado e penalizado por isso?
Sou obrigado a entregar a escrituração que fiz em meu sistema (por meio de arquivo) para que outro profissional faça a geração e transmissão?



Desde já, agradeço a quem me ajudar.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 08:40

bom dia,

Se você era contratado e recebeu pela escrita ref. ao ano de 2013, eu entendo que você é o responsável pela entrega do SPED/FCONT e demais obrigações acessórias do referido ano, sem direito a cobrar pelo serviço, visto também que você não tem um contrato de serviços que define quais serviços serão cobrados separadamente.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Raphael Nunes Dias

Raphael Nunes Dias

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 09:29

Caro Anderson Kolera,

entendo seu ponto de vista, mas veja o meu:

O cliente pagou em 2013 pelos serviços prestados naquele ano. O SPED Contábil será entregue neste mês, portanto, o serviço será prestado neste mês, e o cliente ainda não pagou por ele. Ninguém cobra pelo serviço que vai fazer daqui a seis meses ou um ano, e sim pelo serviço que está fazendo ou já fez.
Nós, contadores, já somos muito mal remunerados, por isso acredito que seria justo eu cobrar pelo serviço.
De qualquer forma, entendo seu ponto de vista.

Gostaria que mais alguém desse opinião sobre o assunto, especialmente sobre as outras perguntas que fiz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.