x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 17.263

Compra de Mercadoria em fardo e venda em Unidade

Arimar Schmeier

Arimar Schmeier

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 14:45

Realizada compra de um produto em fardo e venda em fardo e em unidade, ou seja, compra de um produto e vende de dois produtos.
Então para o produto fardo há entradas e, para o produto unidade nunca há entrada, somente saída, ficando assim, em tese, negativo o estoque do produto unidade e muito grande o do produto fardo.
Como devem ser escrituradas as compras e as vendas desses produtos para o SPED? Existe algum registro especifico para justificar a venda de um produto que não é comprado? Ou então justificar a compra em fardo e venda em fardo e unidade?

SIDNEY ALEIXO

Sidney Aleixo

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 17:12

Arimar, boa tarde.

Entendo que deva ser feita a conversão das unidades de medidas. Ora, se o seu produto sai por unidade - UN e a entrada por fardo - FD, deve-se saber quantas unidades existem no fardo e, assim registrar as entradas por unidade.

Não vejo outra situação.


REGISTRO 0220: FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES
Este registro tem por objetivo informar os fatores de conversão dos itens discriminados na Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços) entre a unidade informada no registro 0200 e as unidades informadas nos registros dos documentos fiscais ou nos registros do controle da produção e do estoque, Bloco K. Nos documentos eletrônicos de emissão própria, quando a unidade comercial for diferente da unidade do inventário, este registro deverá ser informado.

Quando for utilizada unidade de inventário (bloco H) ou unidade de medida de controle de estoque (bloco K) diferente da unidade comercial do produto é necessário informar o registro 0220 para informar os fatores de conversão entre as unidades.
Não podem ser informados dois ou mais registros com o mesmo conteúdo no campo UNID_CONV.

www1.receita.fazenda.gov.br

Att.,

Aqui, todos nós aprendemos sempre um pouco mais!
Alidson Bambinetti

Alidson Bambinetti

Bronze DIVISÃO 4, Analista Tecnologia
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 11:00

Bom dia Arimar,

O assunto é complexo, mas é quase certo que o NCM da mercadoria em fardo seja diferente da mercadoria em unidade, certo?
Com isso, mesmo utilizando fator de conversão faz-se necessário a transformação dessa mercadoria para que a venda seja feita com outro NCM, ou seja, tem que existir outro produto e trabalhar com transformação de unidade de medidas (quando tiver). Pela exigência, o ideal seria ficha técnica do produto que será transformado, para atender sua necessidade e visando abranger o Bloco K.

Caso o NCM for o mesmo (fardo e unidade), a orientação do amigo Sidney atende perfeitamente.

Abs!

______________________________________________
Alidson Bambinetti
Consultoria / Analise de Sistemas / Analise de Processos
(47) 9172-7050
Skype: ajbambinetti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.