x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 21.916

Escrituração Contábil Fiscal - ECF - Bloco M

Aline Jaguaribe

Aline Jaguaribe

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 10:32

Bom dia,

Estamos no processo de desenvolvimento do Escrituração Contábil Fiscal - ECF, chegamos na definição do Bloco M. Temos muitas dúvidas, inicialmente sobre o REGISTRO M010: IDENTIFICAÇÃO DA CONTA NA PARTE B DO e-LALUR E DO e-LACS, item 2, COD_CTA_B.

Quando menciona Código unívoco atribuído pelo contribuinte à conta no e-Lalur e e-Lacs. Pergunta-se: podemos criar qualquer coisa aqui, ou seja, não há regra para elaboração desse código?

No REGISTRO M305: CONTA DA PARTE B DO e-LALUR item 3 VL_CTA - Valor Total dos Lançamentos - Valor total dos lançamentos adicionados ou excluídos da conta. Aqui informamos o Total geral das adições e exclusões? Ou seja, em duas linhas podemos sintetizar as informações? Não necessitamos identificar se são permanentes ou temporárias?

No REGISTRO M312: CONTAS CONTABEIS RELACIONADAS AO LANÇAMENTO DA PARTE A DO e-LALUR, item 2 - NUM_LCTO - Número do Lançamento - Número do lançamento descrito na ECD (Escrituração Contábil Digital) no campo 2 (NUM_LCTO) registro “I200 – Lançamento Contábil”. Caso hajam vários lançamentos ao longo do ano? Como informar esse campo?

Quero me oferecer para colaborar com as futuras discussões sobre o tema.
Obrigada
Aline

Dennis Faggiani

Dennis Faggiani

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 11:39

Tenho dúvida parecida.
Como informar os números de lançamento? Eles são de acordo com o livro diário importado do ECD?
Se eu tiver uma conta de provisão e toda ela deve ser adicionada ao bloco M, ainda assim devo informar o número de lançamento?
Será possível buscar os lançamentos através do próprio sistema do ECF?

Grato.

LEONARDO NEPONUCENO FREITAS

Leonardo Neponuceno Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 17:54

Aline!

Fiz um teste no M300, em adições no código 8 "Despesas Não Operacionais - Parcelas Não Dedutíveis" , cliquei em cima e fiz o relacionamento com a conta contábil, depois fui na Parte B e criei uma conta de despesas indedutíveis, retornei para o M300 no código 8 e adicionei a conta criada na guia parte B com um valor qualquer. O SPED desconsiderou a relação que eu fiz com a conta contábil e prevaleceu o valor inserido na conta criada na parte B.

Agora fiquei na dúvida se é obrigatório fazer os dois.

No meu caso a somatória dos saldos das contas relacionadas não é igual ao valor total das despesas indedutíveis que eu utilizei de fato, mas todas as despesas que eu utilizei estão nessas contas.

Neste sentido será bem útil o fato de eu poder criar a conta na parte B e o valor que eu inserir prevalecer.

Quanto a questão do nº do lançamento, também estou com dúvida, mas creio que não seja obrigatório pois ao validar a declaração verifiquei que não apareceu nada a respeito no relatório de erros e advertências.




Thaisa Ferigotti

Thaisa Ferigotti

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:18

Preciso de ajuda

Estou com o seguinte erro em uma ECF

Mensagem O campo é obrigatório e não foi preenchido
Campo COD_CTA_B
Valor esperado Registro/campo não informado ou invalido
Conteudo do Campo Registro/campo não encontrado ou invalido
Registro M305
Conteudo |M305| |1263566| |C|

esse erro acontece 13 vezes, corresponde um a cada mês e um ao ano inteiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.