x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 183.365

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

Gabriela Nunes de Arruda

Gabriela Nunes de Arruda

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:16

Oi Bom dia a todos deste tópico!! Eu enviei a ECD Com saldos encerrados anualmente, porém no ECF eu alterei os saldos para encerramento trimestral... quando do envio deus algumas advertências para estas alterações. No meu entendimento se na ECF pede saldos trimestrais fiz o correto... porém difere da ECD... qual posição vocês tomaram diante desta situação? Grataaaaaa

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:21

Gabriela Nunes de Arruda

Bom dia

Eu não alterei os saldos manualmente.

Primeiro a ver é que você enviou ECD. Então a receita ira cruzar os dados da ECF com a ECD.

As advertências não impedem o enviou.

Att

Túlio Henrique

Túlio Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 12:22

Boa tarde,

Tenho uma empresa que precisa ser gerado o ECF. Quando eu gero o arquivo e importo pelo ECF da RFB o arquivo apresenta alguns erros mas por conta da empresa não ter tido movimento nos 3 primeiros trimestres de 2014. Como faço para solucionar este erro ?

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 13:20

Túlio,

A empresa foi aberta anteriormente ao ano de 2014 e não teve movimento nos 3 primeiros trimestres ou ela foi aberta em 2014 no 4º trimestre?

Se for a primeira opção, lá no período deve constar a data de 01/01/2014 até 31/12/2014 e o registro chamado "Indicador do inicio do periodo" deve constar a opção "0 - Regular". Se já tiver assim, o que aparece quando você valida, são advertências e não erros, não é?

Se for a segunda opção, lá no período deve constar a data de abertura até 31/12/2014 e o registro chamado "Indicador do inicio do periodo" deve constar a opcao "1 - Abertura". Aí creio que não aparecerá erro ou advertência ref. a isso.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 13:31

Túlio,

Portanto, você deve seguir a segunda recomendação que citei na msg anterior.
Se mesmo assim estiver aparecendo advertência ou erro ref. a esse fato, detalhe-os p/ tentar te ajudar.

Espero ter ajudado.

Túlio Henrique

Túlio Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 14:00

Ok , Realizei a alteração no tópico "Indicador do inicio do período" para "1- Abertura".
Agora me pedem para que eu mude também " Situação especial para outros eventos" , qual devo colocar ?


Att..

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 14:06

Túlio,

Aí não tem segredo, deve colocar o que tiver ocorrido com a empresa de acordo com as informações que constam nesse registro.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 16:45

Túlio Henrique

Boa tarde,

De uma olhadinha no manual do ECF, no Google você também encontra explicações mais detalhadas de como proceder nestes caso.

Vale a pena perder um tempinho e dar uma lidinha.

Carolina Gabriel

Carolina Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:54

Bom dia,

Estou com dúvida no registro Y520, nesse registro é preciso informar pagamentos efetuados para o exterior onde pede os seguintes itens:

Tipo
País
Forma de Pagamento
Natureza da Operação
Valor

Pergunto: quando eu tenho vários pagamentos em diferentes datas eu posso colocar o montante sendo que o Tipo, País, Forma de Pagamento e Natureza da Operação são todos iguais??

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:10

Caso eu precise retificar o ECF em outubro, teremos que pagar alguma multa???

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:20

Pessoal
Alguém sabe me dizer se é possível retificar o SPED Contábil da seguinte maneira:

Eu enviei 12 livros diários mensais e agora quero enviar 1 único com o ano inteiro.

Me falaram que é possível
Mas acho meio improvável, pois preciso colocar o numero da HASH do livro que está sendo substituído.
Se tenho 12 números de hash deveria destacar os 12, mas só tenho campo para colocar 1, na declaração retificadora.

Alguém já fez isso?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:26

Juliana Machado

Bom dia

Lhe aconselho neste caso a ligar ou entrar em contato com a Junta Comercial do seu estado para tirar duvidas sobre o seu caso.

Aqui em SC entrei em contato pelo site da Jucesc sobre algumas duvidas do ECD e eles me retornaram no mesmo dia com todos os procedimentos que devia realizar.

Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:29

OI Cristina

Você deve fazer isso mesmo, totalizar os valores por ano, conforme os tipos, pais, forma e natureza.

Na minha ficou assim, 5 lançamentos

Tipo País Forma de Recbto/Pagto Natureza Valor
P - Pagamentos 249 - ESTADOS UNIDOS 1 - Operação de Câmbio 47575 160.183,58
P - Pagamentos 249 - ESTADOS UNIDOS 1 - Operação de Câmbio 47180 1.481.395,64
P - Pagamentos 249 - ESTADOS UNIDOS 1 - Operação de Câmbio 47197 26.605,00
P - Pagamentos 249 - ESTADOS UNIDOS 1 - Operação de Câmbio 47582 2.353,82
P - Pagamentos 249 - ESTADOS UNIDOS 1 - Operação de Câmbio 37107 243,00

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:32

João Freitas

Bom dia,

Até o momento não li nada a respeito de multa na retificação da ECF, até porque ela veio para substituir o IRPJ que poderia ser retificado quando necessário.

Li em outras matérias que a retificação pode ser realizada em até 5 anos.

Espero ter ajudado.

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 09:27

Bom dia colegas,

Quanto à retificação da ECF, eu estou importando do meu programa, gerando o arquivo como retificador, fazendo backup da original e excluindo-a do PVA, para posteriormente, importar o arquivo retificador. Mas com esse processo tenho que digitar todas as informações que o programa não importou.
Há a possibilidade de no PVA fazer a opção de "Editar Escrituração" e no cadastro eu alterar para Retificadora e colocar o hash da ECF original?
Porque assim, não preciso digitar tudo novamente.

Bom trabalho à todos.

Grata.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 09:41

Marcela,

Quando precisei fazer isso, o campo do registro p/ alterar para retificadora estava invisível, não me permitia alterar. Tive que fazer todo o processo do início como você citou.

Se pra você der pra alterar todos os campos que você precisa, ótimo. Altere e retifique. Mas creio que não dá.

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 09:44

Roberta, eu informei C. Fiz a importação da ECD que veio cheio de inconsistências por causa do plano referencial.
Fiz o mapeamento, e ficou tudo batidinho, inclusive validou o arquivo.
O Balanço aparece visualmente na tela "visualizar dados da ECF", mas não aparece no "relatório Balanço Patrimonial Contas Referenciais".
Não sei onde está o erro...

Outra dúvida: sou procurador dessa empresa para entrega das declarações diversas da Receita. Posso assinar além de contador, no lugar do representante legal da empresa?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 10:01

Everton Rinaldi,

Eu cliquei aqui em editar, e consegui alterar para retificadora e colocar o hash. Você deve ter optado por visualizar dados do ECF, e por isso o botão estava invisível. Eu cliquei em Editar Escrituração, e o botão ficou visível. Tente fazer isso Everton, eu consegui aqui. Fica mais fácil e não temos que digitar tudo novamente.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 10:12

Marcela,

Não, eu tinha clicado em editar, mas tem campos que ele não permite, esse é um deles (no meu caso). Talvez pq eu importei o arquivo da empresa de software, sei lá.

Mas enfim, eu já fiz a retificação.

Pro seu caso, é como falei, se conseguir, ótimo. Senão, desde o início.

GUSTAVO

Gustavo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Advocacia
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 15:04

Olá,

Alguém consegue me ajudar com esta advertência?

Ao recuperar o ECD, o PVA gerou uma advertência, pois não existe cadastrado nos registros K155 ou K355, a conta contábil com centro de custo vazio que consta no E155 ou E355, já que ela foi alterada para solucionar o erro anterior.

Para corrigir isso, acredito que somente retificando o ECD, que inclusive não deveria estar assim, porém ele já foi autenticado pela junta.

Alguém sabe outra forma de corrigir esta informação ou teve acesso à algum embasamento sobre o impacto de desconsiderar ou não esta advertência?

Natan Passarela Godoy

Natan Passarela Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 16:31

Boa Tarde,

Estou com um problema um pouco especifico cm minha ECF, quando fiz a ECD, quando fiz a classificação de meu plano de contas, com as contas do plano de contas da Receita, como sou uma empresa de fomento, meus títulos comprados que tenho a receber, este ano eles haviam mudado o nome das contas e tive que classificar meus títulos a receber como direito creditorios, como se fosse uma securitizadora, era o que melhor se encaixava, agora para fazer a ECF, a Receita mudou a numeração da conta de direitos creditórios, e a Folhamatic, que no caso é o sistema que trabalho, não fez a mesma mudança então a conta da erro, entrei em contato com a Folhamatic e eles me falaram para eu classificar em outra conta, mas se eu fizer isto eu teria que fazer uma retificação na minha ECD para deixar as declarações iguais, o que seria o mais correto eu fazer, até porque de todas as contas do plano de contas da Receita, o que encaixa para o fomento é direitos creditórios, mesmo que eu altere talvez não fique tão correto dai

Obrigado

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 19 setembro 2015 | 10:54

Pessoal

To tentando entregar a ECF porém esta retornando com erro, dizendo que o signatário da escrituração não é responsável legal nem possui procuração, porém há procuração, já recepcionada pela receita e com todos os serviços e os que vierem a ser criados.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 19 setembro 2015 | 11:28

Peterson, ainda ontem enviei ECD de uma empresa nos moldes por voce citados e foi transmitida normalmente. A procuração na SRF foi protocolada a coisa de uns 3 anos.

Verifique se foi marcado normalmente como PROCURADOR.

Uma outra saída. Tive também um caso de um cliente que faleceu no ano passado e nada de conseguir seu certificado digital.

Como tenho procuração da empresa para transmitir as outras obrigações acessórias (imagino que também a tenha) assinei como procurador pela empresa e com o mesmo E-CPF, também como contador.

Deu certo.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 11 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.