x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 185.103

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 08:02

Cara Andréia,
Este campo é para "Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos Por Atividade Econômica", vale dizer: vendas de mercadorias (comércio), vendas de produtos (indústria) e venda de serviços (prestação de serviços).

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 10:30

Bom dia,

Estou com um problema, alguem poderia me ajudar?

Preciso recuperar a ECF do ano anterior na ECF deste ano, porém não tenho mais a ECF do ano anterior no meu computador, o que posso fazer?

Aguardo retorno.

Obrigado.

DANIELE

Daniele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 10:43

Bom dia! Efraim Abner Você não tem a cópia de segurança salva em algum lugar? Se tiver é so restaurar no validador.

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 10:57

Daniele, não tenho um copia de segurança.

Ricardo, fiz como disse, baixei o arquivo txt através do Receitanet BX, fiz a importação do arquivo para a ECF, porém não aparece a opção para recuperar ECF.

Ricardo Frazatti

Ricardo Frazatti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 15:23

Efraim, você diz que na opção " Passo a Passo" não aparece a opção " Recuperar ECF Anterior " ?

Você vai baixar a ECF de 2014 pelo receitanet bx, importar a ECF 2015 no PVA, e depois recuperar a ECF 2014 na opção que disse acima.

Ricardo Frazatti

Ricardo Frazatti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 08:35

Bom dia Efraim, verifique, pois você deve estar gerando o Sped ECF na forma de livro caixa, e dessa forma ele não abre para recuperar nem ECD nem ECF.
Se realmente a empresa que você está fazendo não teve a obrigatoriedade de entregar a ECD do ano de 2015, não será necessário recuperar a ECD nem a ECF de 2014. Assim gerando o arquivo da ECF na forma de lucro presumido livro caixa.

Seria esse o seu caso?

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 09:58

Ah sim!

Então, só pra confirmar.

As empresas que entregaram a ECF de 2014 na forma de Livro Caixa e que neste ano também estão sendo entregues na forma de Livro Caixa, não são obrigadas a recuperar a ECF do ano anterior??

Porque realmente, como disse Ricardo, as empresas que estou entregando, é da forma do Livro Caixa.

Ricardo Frazatti

Ricardo Frazatti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 10:11

Isso mesmo Efraim !

Até mesmo as empresas que ano passado entregaram como "Contabilidade" a ECF, mas esse ano não entregaram a ECD de 2015, terão que entregar como "Livro Caixa". Tudo isso porque o PVA obriga a recuperar uma ECD quando a ECF está com opção "contabilidade".

Fiz uma pergunta pelo fale conosco da receita, e eles me informaram isso.

Espero ter ajudado.

Ricardo.

Ricardo Frazatti

Ricardo Frazatti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 16:35

Boa tarde João,

Eu acredito que não.

No manual diz que é obrigatório recuperar a ECD na ECF as empresas que foram obrigadas a entregar a ECD, e não as que entregaram facultativamente.

Porém como foi enviada a ECD, não vejo o porque não gerar a ECF como "contabilidade", porque assim ela vai com informações mais completas.

E também tem o porém dos cruzamentos, irão verificar que foi enviada uma ECD e a ECF foi enviada como livro caixa, pode ascender uma luz para o fisco, mesmo que não seja obrigada a essa forma de envio.

Se eu estivesse no seu lugar transmitiria como contabilidade.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 10:23

Bom dia colegas.
Estou com um dúvida quanto a apresentação da ECF para cooperativas.
Tenho dois clientes, que só tem fatos cooperados e sem apuração de IRPJ e CSLL.
Li varias materias, mas sem o devido entendimento se ter obrigação da apresentação.
No sistema que uso, o cadastro da empresa está como cooperativa, mas quando fui gerar o arquivo, o sistema me pediu para alterar o cadastro para empresas em geral.
Fico na duvida se apresento ou nao.
At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 12:20

Boa tarde
Alguém saberia me informar como eu consigo excluir um valor na ECF ?

Consultei a ECD e o valor está no campo correto (trata-se de um empréstimo a longo prazo - Exig L/P), porém na ECF o valor está na conta de longo prazo e também no ativo circulante

Creio que seja algo relacionado ao mapeamento, mas não consigo excluir/alterar

Se alguém puder me ajudar agradeço

Laís de Matos, você conseguiu resolver seus erros publicados em Quarta-Feira, 29 de junho de 2016???

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 16:04

Alcides, se não tem faturamento não tem base de cálculo
Não há nada o que corrigir
É apenas uma advertencia, pode entregar sem problemas

José Carlos Barbosa, nesse caso, você diz para eu alterar o arquivo ECD dentro da ECF ? Não entendi...

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 17:26

Sobre a advertencia:

O somatorio dos saldos finais mapeados em k156 é diferente do saldo final apresentado em k155 (alguém conseguiu arrumar?)

daí ele mostra um valor no campo valor esperado

mas não vejo sentido esse valor, pois saldos não estão errados....

se alguém puder me responder agradeço

Ivania Sandra Canal Ercoli

Ivania Sandra Canal Ercoli

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:26

Boa tarde!!!

Pessoal, preciso de ajuda.
Estou retificando a ECF do ano passado, já fiz todas as correções, quando fui validar deu os seguintes erros:

- NÃO HOUVE RECUPERAÇÃO DA ECD PARA ESCRITURAÇÃO TRIBUTADA POR LUCRO REAL - Registro C040
- AS ECDs RECUPERADAS NÃO COMPREENDEM TODO O PERÍODO TRIBUTADO POR LUCRO REAL - Registro C040

Alguém já viu esses erros? eu tenho que recuperar os dados da ECD na ECF retificadora também?

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 17:07

Estou entregando uma empresa de Lucro Real.
Dá o seguinte erro no registro M310 (registro M300 - LALUR Parte A - Demonstração do Lucro Real): O campo possui um valor diferente de seus valores válidos.
O erro é na linha 8 (Despesas Operacionais - Parcelas Não dedutíveis) - Tipo de Relacionamento: 2 - Com Conta Contábil.

Quando clico no erro, ele leva pra esse local que citei, pra aba "Contas Contábeis", porém não sei o que arrumar.

Alguém pode ajudar?

Sandro

Sandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 17:44

Boa Tarde,

Estou tetando importar a ECD de uma empresa e aparece o seguinte erro "Esta ECD não pode ser recuperada pois não foi localizado o arquivo assinado".

Alguém que teve o mesmo erro e poderia me ajudar?

Página 19 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.