x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 183.364

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:20

Marcela,

A facilidade que você se refere é por causa do tipo de empresa que você está entregando.

Também tive casos de empresas não obrigadas a entrega da ECD e obrigadas a entrega do ECF. Nesses casos, como vc disse, a opção é a letra "L".

Nessa opção a entrega é bem tranquila e simples mesmo...

Nos casos onde a opção é a letra "C", e principalmente, as de Lucro Real, é que aparecem as "buchas" rs

E respondendo a outra pergunta da retificação, não só pode retificar, como deve. Eu, assim como você, também imaginei a mesma coisa e entreguei algumas com a opção "C", sendo que o correto era a "L". Também vou retificá-las.

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:30

Entendi Bianca,

Fiquei com essa dúvida porque perguntei a um colega e ele disse que eu não poderia retificar porque era como se eu tivesse optado por um tipo de ECF.
Ele deu como exemplo a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, quando você quer fazer a retificação, se você optou por fazer a declaração de
forma Completa, não pode retificar optando pela declaração de forma Simplificada, porque foi uma opção sua. Como o ECF é algo novo para todos nós,
ele se norteou pelo exemplo das Declarações.
Mas então eu posso fazer tranquilamente a retificação, que não haverá problema correto ?

Desde já obrigada pela ajuda!

Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:38



2) Recuperar ECD, marcando a opção "Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento do balanço e/ou DRE". Com essa opção marcada, o programa da ECF copiará as informações para o bloco J e K, mas não calculará o balanço patrimonial e a DRE, pois não existe mapeamento. Os dados dos registros K155 e K355 estarão de acordo com a ECD.
3) Importar somente o bloco J da ECF com o mapeamento correto. O programa da ECF incluirá o mapeamento nos registros K155 e K355 e, consequentemente, calculará o balanço patrimonial e a DRE utilizando os saldos da ECD e o mapeamento da ECF.

Alguém conseguiu importar o Bloco J sozinho?

A Receita diz que é possível, mas quando vou importar está dando o seguinte erro:
"Formato do arquivo não é valido
A primeira linha do arquivo não possui uma estrutura válida".

Será que estou fazendo o que de errado?
Olhem o meu txt inicial

|0000|LECF|0001|Oculto0|NOME DA EMPRESA|0|0|||01012014|31122014|N||0||
|0010||N|N|1|A|02|RRRR|BBBBBBBBBBBB|||||N||
|0020|S||N|N|S|N|N|N|N|N|N|N|N|N|N|N|N|N|S|N|N|N|N|S|N|N|N|N|N|N|
|0030|2054|6612601|RUA AMAURI|255|8º Andar|CHACARA ITAIM|SP|3550308|1448000|Oculto@Oculto|
|0930|EDUARDO|Oculto@Oculto|Oculto |
|0930|RENATO |Oculto|900|1SP000000/O@Oculto| Oculto|
|0990|8|
|J001|0|
|J050|01012014|01|S|1|1||CIRCULANTE E REALIZAVEL A LONGO PRAZO|




MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:38

Obrigada Everton, vou retificá-las. Estou vendo as "buchas" que vocês estão enfrentando. Mas boa sorte à todos, e que possamos
continuar colaborando uns com os outros.

Abraço Everton e Bianca.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:41

Alexandre,

Ainda não retifiquei nenhuma. Pretendo fazer no fim dessa semana ou início da próxima.

Pois é, eu li o que você postou, que não conseguiu retificar, mas eu não sei, pois ainda não tentei.

Gostaria de saber também, se tiver novidade, me avise por favor.


______________________________________________________________________________

Juliana,

Na primeira linha, no espaço que tem antes do nome da empresa, deve constar o CNPJ dela.

No seu tem ou tá tudo Oculto0 conf. vc copiou aqui? Talvez o problema seja isso...

ELISANGELA MARA LUCHETTI FIOCCO

Elisangela Mara Luchetti Fiocco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 16:27

Everton e Alexandre

Já retifiquei uma ECF que tinha colocado "C" e na realidade o correto seria "L", deu certo coloquei o numero do recibo da declaração que queria retificar e sem problemas.

Boa sorte a todos.

Elisangela

Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 16:39

Oi Everton

Tem sim, eu só não postei.

Já tentei importar partindo direto do J050
|J050|01012014|01|S|1|1||CIRCULANTE E REALIZAVEL A LONGO PRAZO|

E também com o Bloco 0, mas ambos dão o errado de estrutura inválida

Alguém conseguiu importar o Bloco J? Como?

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 19:15

Juliana Machado eu consegui importar somente o bloco J

gerei um novo txt no meu sistema e na hora de importar selecionei apenas o J

importou sem problema algum porém ainda tenho advertências para sanar (os saldos não vieram conforme a ECD)

Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 09:05

Oi pessoal,

Consegui importar também o Bloco J, o que estava errado era a quantidade de linhas.

Mas fiz o seguinte exportei a declaração, depois importei novamente a declaração e não fleguei o bloco J. Depois consegui importar apenas o Bloco J.

Mas confirme a quantidade de linhas, pq o que estava errado não era a primeira linha e sim isso.

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 11:21

bom dia

não consegui entender o tal ajuste no caso da advertência no Registro K155 - Detalhes dos Saldos Contábeis a informação deve ser prestada por trimestre.

3. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração no registro K155 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).



Já li e reli muitas vezes, fiz até uns testes no pva mas surgiram outras advertencias.
No meu caso essa advertência não se dá na conta de lucros/prejuizos e sim na conta caixa, com alguém foi assim? Será que estou interpretando errado?
Alguém poderia me dar um exemplo por favor

E no caso da advertência O registro não é compatível com os valores recuperados e calculados pelo sistema, alguém conseguiu eliminar?

Agradeço muito se alguém puder me ajudar
Já estou totalmente sem erros, mas antes da entrega gostaria de entender e ajustar essas advertencias também...

Grata

Bianca Rodrigues

Bianca Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 13:43

Estou com uma dúvida:
Tenho empresas que transmitir a ECD, só que em nenhuma eu fiz o plano referencial, então, quando fiz a ECF e recuperei os dados está dando erro em todas as contas por este motivo. Daí exclui gerei o arquivo novamente e não recuperei os dados, fazendo isso consegui transmitir. Alguém sabe me dizer se tem algum problema em ter feito desta forma, sendo que coloquei com o livro "C". Deu só uma mensagem falando que a empresa estava sendo transmitida com aviso que não recuperou a ECD.

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 14:01

Boa tarde pessoal,

Fui transmitir uma ECF e na hora apareceu o seguinte aviso: ECD recuperadas não compreendem todo o período

Ela até deixaria transmitir, mas quero tentar ver o que é isso antes.

Se alguém puder me ajudar.

Grata

Amanda

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 14:08

Bianca de Assis para você recuperar dados da ECD sem dar todos esses erros, na tela de recuperação de dados NÃO CLIQUE na linha UTILIZAR OS DADOS RECUPERADOS DA ECD PARA PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO DO BALANÇO E DRE

Rafael Salgado

Rafael Salgado

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 11:45

Amigos, Bom Dia!


Só para ratificar meu entendimento...

A assinatura do Contador precisa que ele tenha procuração na empresa?


Grato!

Atenciosamente,
   
Rafael Salgado
Contador, Administrador e Consultor Tributário
CRC/PA nº 020846/O-0
Celular: (91) 98288-8482
e-mail: [email protected]
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!
MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 14:01

Boa tarde colegas,

Venho solicitar novamente a ajuda de vocês. Como informei em uma mensagem anterior logo acima, preciso retificar algumas declarações que entreguei com a opção de escrituração "C", sendo o correto o "L". Como informado eu devo retificar, mas há uma delas, que eu já havia retificado antes, para retificá-la eu no número do recibo da escrituração anterior eu vou colocar o número do recibo da Retificadora, correto?

Desde já agradeço, e tenham todos um bom trabalho.

_________________________________________________________________________________________________________________________
"Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo." Henry Ford.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 14:17

Marcela Ramires

Boa tarde,

Na minha opinião, eu usaria o hash da ultima transmitida, ou seja, da retificadora.

Eu usei este mesmo procedimento para a ECD, e acho que para a ECF deve ser assim também.

GUSTAVO

Gustavo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Advocacia
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 15:08

Boa tarde....eu não to recuperando os dados da ECD para o ECF pode me dar problemas? estou fazendo isso pq tinha alguns planos referenciais que no ECD deu certo e no ECF deu erro..eu tive que ajustar algumas contas referenciais...e também no ECD eu fechei o balanço anual já no ECD tem que ser trimestral...esta correto esta situação?

Vocês também fizeram isso de entregar a ECD com balanço encerrado anual e agora no ECF ter que fechar trimestral?

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 15:57

Gente, eu estou retificando as empresas, no meu PVA, consta a declaração transmite com a opção "C". Eu gerei no meu programa o arquivo retificador, ok, deu certo, nos dados cadastrais está constando o número do recibo. Mas ainda aparecem o plano de contas com os blocos K e J, e também os registros P100 e P150, que são o balanço e a DRe. Para que eu possa retificar, eu tenho que excluir a escrituração do sistema e importar novamente?

Grata!

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:07

Marcela,

Se constam esse blocos é porque o registro que pede a opção "C" ou "L", está preenchido com a opção "C".

Se ele estivesse preenchido com a opção "L", esses blocos não estariam aparecendo no PVA.

Resumindo: quando é opção "L", não devem constar esses blocos.

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:31

Entendi Everton e Rafael,

Eu estou retificando justamente por causa desse erro, eu não sabia que deveria mudar do tipo de escrituração "C" para o "L" e transmiti algumas.
Você disse até que também tinha ocorrido o mesmo com você Everton.
Então a questão é a seguinte, ela já está no PVA, e quanto eu gero um novo arquivo txt retificador com a opção "L" no meu programa, o PVA só pergunta se quer sobrescrever o bloco Y, e quando ela aparece, está mesmo com o tipo de escrituração "C", o que eu tenho dúvidas, é se eu posso excluir a escrituração do PVA, e importar novamente, pois imagino que só assim irão constar apenas os blocos referentes ao tipo de escrituração "L".

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:37

Marcela,

Antes de excluir, aconselho você a fazer uma cópia de segurança da ECF original. Qualquer coisa você só recupera.

Eu sempre faço isso com os sped que tenho que retificar.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:42

Marcela,

Exato. Exclui e dps importa denovo do seu programa pra já vir com a opção "L". Não esqueça de informar nas opções iniciais que é uma declaração retificadora e por o número do recibo (hash) da anterior.

E conf. o Rafael disse, gere a cópia de segurança, por segurança rsrs...

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:42

Rafael,

Na verdade eu tenho cópia de segurança de todos as declarações que fiz até agora, no momento em que eu transmito eu gero a cópia, não confio muito nos computadores, e tenho medo de perder essas informações. Mas mesmo assim, muito obrigada pela dica, vou excluir do sistema e importar novamente.

Boa tarde e bom final de semana.

Página 9 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.