x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 186

acessos 92.756

ECF - Assinar certificado digital

JJúnior.GO

Jjúnior.go

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 09:48

Bom dia Colegas.

Na verdade o SPED-ECF obriga a ter 2 assinaturas.

Como foi esclarecido pelos colegas anteriormente, vc cadastra como Contador e como Procurador.

Ocorre que se vc tiver a Procuração Via Certificado Digital do cliente, não vai funcionar, pois ocorrerá a mensagem de erro em que vc não tem Procuração Cadastrada.

Desta forma vc terá que encaminhar a Receita Federal a PROCURAÇÃO ELETRÔNICA em formulário próprio.

Isto foi o que ocorreu comigo ao tentar enviar um SPED-ECF em que a Procuração foi cadastrada via Certificado Digital do Cliente.

Se algum colega conseguiu transmitir desta forma, gostaria que se manifestasse.

ALEXANDRA GOMES MEKSA

Alexandra Gomes Meksa

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente
há 8 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 15:25

Se alguém puder me ajudar!!

Vamos supor que o cliente tenha o e-CNPJ A3, e no e-cac faça uma procuração para uma outra pessoa física que não é contador, porém tem o e-CPF A3 para assinar, o sistema irá liberar a assinatura para uma pessoa física? procuradora?

Iza Alves Silva

Iza Alves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 16:42

Boa Tarde

Alguém conseguiu assinar a ECF com o certificado A1 na assinatura do contador ? Ou só pode ser transmitido por A3?

Não estou conseguindo assinar nem do contador nem com e-CNPJ da empresa, o sistema não reconhece nenhum certificado.
Como já li aqui no fórum, já mudei os dados do signatário de sócio pelos dados da empresa, mais não estou conseguindo , alguém pode me ajudar?

SEBASTIAO GILBERTO DE CAMARGO

Sebastiao Gilberto de Camargo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 17:10

Boa tarde.

O assunto em questão também me diz respeito. Assim solicito aos colegas que me ajudem a esclarecer uma dúvida: em minhas procurações não costumo marcar a quadricula 'todos os serviços existentes e os que vierem a ser.... do ecac'. Porém, elas trazem assinalada junto às demais a quadrícula 'transmissão de declaraçoes/arquivos, inclusive cnpj com assinatura digital via receitanet'. Neste caso, minha procuração atende a assinatura e entrega da ecf? Por gentileza, preciso saber disso o mais rapido possivel.

Sebastiao Gilberto de Camargo
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 21:03

Sebastião

Para ver se tem acesso a entrega da ECF, acesse o ECAC com o seu certificado, vá no link que trata das procurações,. localize a empresa e clike em "detalhar", tem um "serviço" especifico para a ECF, caso não esteja aparecendo, não conseguirá entregar , terá quer refazer a procuração



SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior e Serviços
--- >> SPED-ECF (Escrituração Contábil Fiscal)
SPED-ECF-Download - Download via Receitan etBX da Escrituração Contábil Fiscal
Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet

a última opção não é valida para o SPED, pois o programa não utiliza o receitanet.



Márlus


Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 23:45

Pessoal,

Poderia me informar se consigo entregar a ECF com o certificado E-CPF do contador e do sócio-administrador com o E-CPF??

LEIDILENE FERREIRA DA SILVA

Leidilene Ferreira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 07:05

Juares Gomes de Carvalho Junior , para o contador assinar como Procurador , só da certo se a empresa fizer uma procuração de Pessoa Jurídica
E-CNPJ empresa para o E-CPF do contador.

Antes eu estava fazendo do E-CNPJ da empresa para o E-CNPJ do Contador ai não da certo pra transmitir que dai aparece uma mensagem de erro.. Você tem que fazer a primeira opção que vai da certo. ( este caso transmite só ECF contribuição e Sped ICMS/IPI)

RICARDO BORIN

Ricardo Borin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 09:00

Márlus,

No meu caso, as procurações que tenho consultando como vc explicou, estão todas assim:

Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração

Fiz antes de ser criado o ECF, porém acho que consigo entregar porque a procuração está desta forma né, o que você acha?

Obrigado.

RICARDO BORIN

Ricardo Borin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:10

Obrigado Márlus, ainda não estou o ECF pronto, assim que tiver aviso aqui se deu certo a transmissão desta forma, para compartilhar com o pessoal.

abraço!

Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:19

Ainda não consegui entender diante de tantas informações aqui...

Pois fiz a solicitação da compra dos certificados dos sócios responsáveis, ou seja, o E-CPF para assinatura do SPED ECF. Está certo?

Por favor, estou precisando dessa informação... pois ainda não consegui fazer nenhuma entrega.


Grata

Felipe Andrei dos Santos

Felipe Andrei dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 11:04

Evelin, também estive perto de fazer essa besteira de comprar todos os certificados digitais PF para os administradores das empresas. Mas não é preciso.

Basta você ter o seu E-CPF de contador, com a procuração do site da Receita devidamente registrada e outorgada pela empresa para todos os serviços, e você coloca nos signatários da ECF o seu nome/CPF como Contador, e o seu nome/CPF como Procurador. Na hora de transmitir, assina os 2 nomes com o mesmo certificado.

Dá pra transmitir todas assim.

Desafio Baleia Azul para políticos:

1 - Cometa suicídio.

Isso é tudo.
JJúnior.GO

Jjúnior.go

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 11:06

Bom dia Evelin,

Vc está certa.

Ocorre que vc tem que preencher com os dados do sócio que foi emitido o certificado em SIGNATÁRIOS.

Depois, tem que preencher os dados do Contador, tb em SIGNATÁRIOS.

Estando correto o preenchimento do SPED, vc tem que realizar a assinatura digital de ambos.

Desta forma, será gerado o arquivo para transmissão e lhe será perguntado se quer enviar.

Os que tentei enviar deu problema na versão do PGE, baixei a atual (1.05) e continua o problema.

Vc tem que verificar se isto não está ocorrendo com vc.

Li uma informação que o SPED continua com erro e que será disponibilizada uma nova versão em 30/08/2015.

Se houver alguém que conseguiu solucionar este problema de versão, por favor, post aqui a solução!!!

Iza Alves Silva

Iza Alves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 11:29

Bom Dia

Gostaria de esclarecimentos sobre a assinatura da ECF?

Tenho os certificados e-CNPJ e e-CPF tipo A1, mas não estou conseguindo assinar, o sistema da ECF não reconhece os cerificados, ao buscar os certificados abro a pasta e seleciono, ao abrir aparece a seguinte mensagem : ERRO AO ENCONTRAR OS CERTIFICADOS INSTALADOS. ALGUNS DE SEUS CERTIFICADOS NÃO SERÃO EXIBIDOS. VERIFIQUE SE OUTROS PROGRAMAS CONSEGUEM EXIBIR TODOS OS SEUS CERTIFICADOS DIGITAIS INSTALADOS E TENTE NOVAMENTE.

E aparece a tela de erro do programa. Não entendo esse erro. Podem me esclarecer por favor?

ÂNGELA CABRAL

Ângela Cabral

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 12:23

boa tarde srs.

por gentileza, alguém já conseguiu enviar o sped ecf com as duas assinaturas??
tenho o e-cpf da contadora que assina normalmente.
tenho os certificados digitais a3 dos clientes e também a procuração eletrônica dos mesmos.

já fiz estas tentativas:
* e-cpf da contadora junto com a procuração do cliente para escritório;
* e-cpf da contadora junto com o certificado digital do próprio cliente;
* e-cnpj do cliente junto com a procuração dele feita para o escritório contábil.

entendi que o programa não lê as duas assinaturas ao mesmo tempo.

como devo proceder?


aguardo....

Thamires Candido

Thamires Candido

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 09:51

Bom dia!

Colegas,

Como já publiquei anteriormente neste tópico, estou conseguindo enviar a ECF normalmente, utilizando o e-CNPJ do escritório, onde temos as procurações eletrônicas (antigas), não fizemos novas procurações esse ano.

Coloco como signatário (registro 930) de assinatura o contador, que assina com o e-CPF dele. E o CNPJ do escritório como procurador.

A primeira assinatura é feita com o e-CPF do contador, valida normalmente. É liberada a segunda assinatura, onde utilizo o e-CNPJ do escritório e transmito normalmente.

Espero ter ajudado.

Atte.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 10:14

Meus caros,

Quanto aos 2 signatários para assinar a ECF, informei o primeiro como contador-930 e caso informe o segundo como a própria empresa cliente com e-CNPJ pergunto qual o tipo de signatário?

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 10:31

Edval ,

Tanto pode informar como "procurador" quanto "outros" ambos irão estar corretos.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Matheus

Matheus

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:13

Boa tarde!

Não estou conseguindo enviar a ECF, aparentemente está tudo correto, porém quando eu vou fazer a assinatura não encontra nenhum certificado disponível.
Utilizo certificado A1, estou fazendo o preenchimento dos signatários e toda a declaração manualmente, e quem está assinando é o contador e o sócio responsável .
gostaria de saber se alguém já conseguiu transmitir e poderia me ajudar nessa situação.

att.
Matheus Libório.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:19

Matheus,

Normalmente o A1 é instalado no computador que será utilizado, então para transmitir é necessário estar instalar corretamente e após a instalação reinicie o computador e tente novamente.
Caso não dê certo procurar algum TI para lhe oferecer a manutenção correta, visto que "aparecer ou não" o certificado é erros de instalação ou até mesmo do computador.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Francisco A. Gurgel

Francisco A. Gurgel

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 21:21

Galera, boa noite!

Transmiti uma ECF agora - 26/08/2015 - 21:17hs, com os seguintes signatários(assinaturas):

Nome do signatário = NOME DO CONTABILISTA - CPF do Contabilista - Qualificação: CONTADOR/CONTABILISTA - e-CPF A3 do contabilista e
Nome do signatário = NOME DA EMPRESA - CNPJ da Empresa - Qualificação: OUTROS - e-CNPJ A3 da empresa.

Assim deu tudo certinho e foi transmitida sem erro algum.

Abraços e fiquem com Deus.

O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios. (M. Montaigne)
Miriã

Miriã

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 09:33

Olá bom dia!

Tenho uma empresa do Lucro Presumido que não entregou a ECD mas, terá que entregar a ECF.
Minha dúvida é: Preciso fazer o plano referencial para essa empresa?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 09:36

Miriã,

Neste caso não, até porque as empresas desobrigadas (tipo de escrituração L- Livro Caixa) só devem preencher as apurações trimestrais e alguns saldos anuais, não sendo necessário o "diário" como no ECD.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Luciana da Silva

Luciana da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 11:53

Bom dia, pessoal

Preciso muito de ajuda, eu trabalho no DP da empresa e utilizo o e-CNPJ para acessar conectividade, RFB e outros orgãos, certo? Para o SPED contábil é necessário ter o e-CPF, ou seja, a empresa é obrigada a ter dois certificados digitais, isso? Que confusão...

Ex: eu tenho uma empresa que é do lucro REAL e precisa entregar o SPED contábil e tem funcionários, então essa empresa precisa desses dois certificados? O e-cnpj e o e-cpf?

Desde já agradeço

Luciana.

Matheus

Matheus

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 13:30

Boa tarde

Obrigado pela ajuda Kaik e Francisco.

Consegui assinar e transmitir, e sem querer descobri o erro, fiz a primeira assinatura com e-CPF A3 do contador aqui, e na segunda assinatura com o certificado digital e-CNPJ A1 aqui do escritório, mas não estava conseguindo, pois não reconhecia o certificado, entrei no site da Receita para ver o que podeira ser e sem querer fui ver a procuração eletrônica da empresa, por via das dúvidas fui atualizar a procuração e descobri que entrou a opção de entrega da ECF como permissão na procuração, e eu não sabia disso, mas depois de ter atualizado consegui assinar e fazer a transmissão.

Se aparecer alguém com esse mesmo problema espero que isso possa ajudar.

Att
Matheus Libório

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 10:07

Pessoal, bom dia!

Fiz a geração do arquivo ECF de uma empresa no Presumido através do meu sistema, esta empresa fez a transmissão do SPED Contábil e a dúvida é:

Quando faço a importação da ECF dentro do PVA não habilita a opção de importação da ECD, como devo proceder?

Grato
Leandro
Página 4 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.