x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 186

acessos 92.756

ECF - Assinar certificado digital

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 15:50

Fernando,

A procuração deve ser feita para o e-CPF do contador.
Ai você seguirá a seguinte ordem:

1 - Signatário colocar o CNPJ e Nome da empresa e qualificação - OUTROS ou CPF do contador e qualificação - Procurador
2 - Signatário colocar o CPF, CRC e Nome do contador e qualificação - Contador/Contabilista


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Darci Correa

Darci Correa

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 07:53

Pessoal, bom dia

Caso a empresa não possua e-CNPJ ou e-CPF, é possível fazer procuração na receita federal para o contador assinar a ECF através de seu e-CPF?

A empresa não é obrigada a ter o Ceritificado Digital e-CNPJ ou e-CPF?

Thamires Candido

Thamires Candido

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 07:56

Fernando França, bom dia!

Como o cliente não tem e-CNPJ, basta fazer a procuração eletrônica no site da Receita Federal, imprimir, assinar, autenticar e levar no posto da RFB.

No meu caso, as procurações foram feitas para o e-CNPJ do escritório, e não para o e-CPF do contador.

O contador assina com o e-CPF dele normalmente, e a segunda assinatura é feita com o e-CPNJ do escritório como procurador da empresa.


Espero ter ajudado.

Atte.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 07:57

Bom dia Darci Correa,

Ler respostas anteriores.. É obrigatório ter para o acaso de dispensa de funcionários e emissão de NFe.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Josiane

Josiane

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:06

Bom dia a todos, desculpem se posto pergunta já com respostas, mais ainda não tenho certeza se entendi.

Meu caso eh parecido com o do Wagner trabalho para uma empresa e não tenho e-cpf de contador. Utilizo o e-CNPJ da empresa para entrega das declarações.

Pergunto:
Tenho que fazer um certificado digital no meu cpf?
Não posso fazer uma procuração para eu usar o e-CNPJ da empresa?
Caso tenha realmente que fazer um e-CPF pode ser A1?

Desde já agradeço.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:09

Josiane ,

No seu caso é de obrigatoriedade o contador ter o certificado e-CPF não sendo necessário a transmissão do e-CNPJ do seu escritório. Já a segurança do certificado pode ser qualquer uma A1 ou A3.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
JOYCE TAVARES TROMBINI

Joyce Tavares Trombini

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 14:58

Boa tarde,

Gente, estou com problema para validar.
ja entreguei varias empresas normal.
essa empresa, eu entrego o contabilista vai normal ( certificado A1 CPF), mas quando vou entregar o responsavel pela empresa não reconhece o certificado.
no signatário coloquei o nome da empresa e CNPJ codigo 801 Empresario.

Já conferi o CNPJ está certo.
E as outras empresas fiz assim e tambem deu certo.

Estou fazendo algo errado?

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 15:12

Joyce Tavares Trombini , boa tarde! Talvez teve alteração do responsável perante a RFB, é necessário verificar.

Grato
Leandro
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 15:14

Joyce ,

O erro está no código do signatário deve ser outros e não empresário pois, logo o programa acusa empresário como PF ou seja sendo necessário o CPF e e-CPF.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 17:33

Boa tarde! Estou tentado assinar a ECF e apresenta o seguinte erro : erro ao encontrar os certificados instalados, alguns de seus certificados não serão exibidos, verifique se os outros programas conseguem exibir todos os certificado e tente novamente. Essa declaração é assinada por dois certificados o do contador eu consigo assinar normalmente e o da empresa apresenta esse erro, ja tentei com duas empresas. Já informei como socio, outros e empresario e apresenta o mesmo erro. Que erro é esse alguem pode me ajudar? j

JOYCE TAVARES TROMBINI

Joyce Tavares Trombini

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 17:25

Boa tarde,

Obrigada a todos. Mas já descobri o problema.

O certificado estava corrompido, ( Não esta valendo mais, apesar dentro do prazo de validade)

Foi o que me disseram da certificadora, Mal uso, pic de luz ou algo assim.



viviane de jesus teles

Viviane de Jesus Teles

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 17:33

O contador pode assinar a ECF como contador e procurador.



Informa os dados dos signatários da escrituração. São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma da pessoa jurídica.
Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e -PF ou e-CPF).Para a assinatura da pessoa jurídica, poderá ser utilizado certificado digital válido (do tipo A1 ou A3):1. O e-PJ ou e-CNPJ do estabelecimento que contenha a mesma base do CNPJ (8 primeiros caracteres);2. O e-PF ou e-CPF do representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da Instrução Normativa RFB no 944, de 2009, com procuração eletrônica cadastrada no site da RFB.Cadastramento de Procuração Eletrônica:

No site da RFB, http://receita.fazenda.gov.br, na aba Empresa, clicar em “Todos os s serviços”, selecionar “Procuração Eletrônica e Senha para pesquisa via Internet”, “procuração eletrônica” e “continuar” ou opcionalmente https://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login login.asp.

1. Login com certificado digital de pessoa jurídica ou representante legal/procurador;
2. Selecionar “Procuração eletrônica”;
3. Selecionar “Cadastrar Procuração” ou outra opção se for o caso;
4. Selecionar “Solicitação de procuração para a Receita Federal do Brasil”;
5. Preencher os dados do formulário apresentado e selecionar a opção “Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receita net ”.
6. Para finalizar, clicar em “Cadastrar procuração”, ou “Limpar” ou “Voltar”.
Observação: Na procuração eletrônica, é importante habilitar o serviço “ECF – Escrituração Contábil Fiscal”.

A assinatura digital será verificada quanto a sua existência, prazo e validade para a pessoa jurídica identificada na ECF, no início do processo de transmissão do arquivo digital.
Assinatura como procuradora: O contador pode assinar a ECF como contador e procurador. Para assinar como procurador, é necessária a procuração eletrônica cadastrada no e-CAC. É importante
Ressaltar que o serviço ECF –Escrituração Contábil Fiscal – deve estar explicitamente habilitado na procuração eletrônica. Isso não é automático, ou seja, se a empresa já possuía a procuração eletrônica, é necessário solicitar a habilitação do serviço ECF. Para o preenchimento do registro 0930, as duas linhas conterão os da dos do contador (Nome e CPF, conforme e-CPF do contador). Uma linha será com a qualificação “Contabilista” e outra linha será com a qualificação “Procuradora”.

www1.receita.fazenda.gov.br

RICARDO BORIN

Ricardo Borin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 14:22

Jonatha,

Pelo que eu percebi o sistema do ECF só reconhece o certificado, quando vc seleciona um signatario para assinar, e só aparece se tiver na leitora do A3 ou instalado na maquina o certificado A1 do proprio signatário que vc selecionou, os outros instalados na maquina ou na leitora não aparecem mesmo.

É diferente dos outros progrmas da Receita que aparecem uma lista dos certificados instalados na maquina para vc selecionar, o ECF já compara o CNPJ ou CPF do signatario e mostra somente ele.

Então veja se o certificado que vc está tentando achar é o mesmo de alguns dos signatários do ECF.

Não sei se isso ajuda, mas é uma coisa que pensei que pode estar acontecendo com vc.

Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 21:15

Pessoal Boa NOite

EStou muito confusa. A empresa não tem certificado. Todos as declaraçoes entrego com meu certificado de contabilista mediante procuração
eletronica.
Meu cliente terá que comprar o certificado somente para apresentar esta declaração?
Não consigo assinar com meu certificado as duas validações?

Obrigada

FABIO SILVEIRA

Fabio Silveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:58

Pessoal me ajudem não consigo transmitir a ECF.

Eu tenho eu o meu E-CPF A1 que sou o contador.

E tenho o e-CNPJ do escritório, que tenho a procuração pela RFB. (Que ja entrego o SPED CONTR por ele)

Como disponho isto nos campos dos signatários ?


Obrigado

ALTAIR AP PRADO

Altair Ap Prado

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 21:14

Boa noite

Consegui transmitir a ECF com o meu certificado e-CPF, cadastrei como contador e em outros e renovei a minha procuração DIGITAL pelo e-CAC, desta forma assinei duas vezes e transmitiu beleza, passos
Vá no e-cac e acesse pelo certificado da empresa, va em procuração cancele a procuração anterior e refaça um nova;
depois va no seu programa contabil e cadastre no como outro para gerar do sped;
quando gerar o arquivo aparecerá seu nome duas vezes, siga as instruções e pronto.

após um fim de semana sem descanso, viva consegui

Luiz Gustavo Munhoz

Luiz Gustavo Munhoz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:01

Boa tarde pessoal,

Estou com problemas para realizar a transmissão do ECF.
Quando vou escolher o certificado (CNPJ/CPF) ele não está listando o certificado e exibe a seguinte mensagem: Insira um cartão inteligente.

Alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço

Roger

Roger

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:26

Galera,

Sem saber que não tínhamos procuração eletrônica (estava vencida) de um de nossos clientes tentamos transmitir a ECF ... e para surpresa de todos, deu certo!

Página 6 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.