x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 10

acessos 16.413

Procuração para assinatura na ECD

GILCELI ALVES LIMA REIS

Gilceli Alves Lima Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 20:17

Verdade Clovis, porém o pessoal demoraria muito para providenciar e isso poderia atrasar a transmissão das escriturações. A alternativa da procuração é provisória, somente para esse ano. è o primeiro ano que transmitiremos a ECD pois não temos clientes de Lucro Real. Depois iremos orienta-los a providenciar o certificado. Portanto preciso saber como proceder com relação à procuração. Devo dar entrada na Junta Comercial e na Receita? ou somente na Junta?

Gilceli Lima
Vitória da Conquista- Ba
Ca Lasorled

Ca Lasorled

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 14:32

tenho uma dúvida em relação assinatura do SPED ECD, pois temos procuração na Receita Federal de todos nossos clientes que iremos entregar o ECD,
tenho visto que para o reconhecimento na Junta Comercial é necessário o procuração arquivada no mesmo, sendo que o SPED não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores, que tal verificação é efetuada pela Junta Comercial, e no caso a Procuração Eletrônica da Receita Federal não pode ser utilizada, alguém sabe como proceder em relação a Procuração a Junta Comercial?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 18:13

Boa tarde.

Estava dando uma olhada na legislação e encontrei o seguinte:

IN DREI 11/2013

Art. 10.Os Termos de Abertura e de Encerramento serão datados e assinados pelo empresário, administrador de sociedade empresária ou procurador e por contabilista legalmente habilitado, com indicação do número de sua inscrição no Conselho Regional de Contabilidade - CRC e dos nomes completos dos signatários e das respectivas funções (art. 7º do Decreto nº 64.567, de 1969), consoante o parágrafo primeiro deste artigo.

§ 5º Em se tratando de livro digital, esse deve ser assinado por contabilista legalmente habilitado e pelo empresário individual, empresa individual de responsabilidade Ltda - Eireli, sociedade empresária, cooperativa, consórcio ou grupo de sociedade, conforme LECD, com certificado digital, de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), antes de ser submetido à autenticação pelas Juntas Comerciais, sendo dispensada a apresentação de procuração arquivada na Junta Comercial.


Ficou um pouco confuso, pois se há ambos os certificados (contador e representante) não há que se falar em procuração, então seria meio inutil informar dispensa de procuração arquivada em Junta Comercial.
Assim sendo, alguém pode dar um parecer se eu entendi errado ou não, mas estaria isso dispensado?

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Ca Lasorled

Ca Lasorled

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 19:05

por via das dúvidas os clientes que não tem o e-cpf estamos providenciando a Procuração Pública a ser arquivada na Junta Comercial, sendo assim o contador podendo enviar o SPED assinando como procurador e contador, o procedimento é enviar Contrato e última alteração consolidada, CNPJ e documentos do responsável perante a receita federal e do procurador, levar tudo em cartório para que efetuem a procuração dando poderes ao procurador de assinar digitalmente como procurador a entrega do SPED, os cartórios aqui estão fazendo a procuração com validade de 1 ano apenas dentro deste prazo iremos pedir para os clientes adquirir o e-cpf, o custo da procuração é por volta de 180,00 e apenas o administrador responsável assina, estando pronta é encaminhado para Junta Comercial uma cópia autenticada para o arquivamento.

Wando Belffi da Costa

Wando Belffi da Costa

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 13:56

Companheiros,

Uma dúvida sobre a procuração.

Os meus clientes não tem o e-cpf, acredito que a melhor opção é fazer a procuração na Junta Comercial. Porém, não tenho procuração ainda. Minha pergunta é: Posso enviar a ECD e depois fazer a procuração na Junta Comercial?

Obrigado!

Wando Belffi

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 18:07

Boa Noite,

Somos do Estado de São Paulo.

Alguem teria algum modelo desta procuração.

ECD - PROCURAÇÃO JUNTA COMERCIAL

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 13:05

Luis Carlos das Graças Urtado

Boa tarde.

Não temos um modelo, mas mandamos uma procuração comum, do Sócio Responsável outorgando poderes para assinar os livros contábeis conforme consta na junta, especificando o outorgante e outorgado por completo, reconhecido firma e protocolado na JUNTA do Estado de Mato Grosso.
Foi homologado sem problemas.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
antonio b de jesus

Antonio B de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 16:57

Pessoal

Encontrei um problema na entrega dos demais ECF dos clientes que não renovei as procurações, pois elas ainda não venceram , acreditei que seria possível entregar, mas para minha surpresa ,consegui entregar apenas dois que havia vencido a procuração no mês de junho e solicitei a renovação.

Os demais clientes terei que renovar para o novo modelo de procuração exigida pela receita federal, então se vcs tinham uma procuração antiga correm e solicitem outra para os seus clientes com data de 08/2015, somente assim conseguiram entregar.

Boa sorte a todos.

Antonio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.