x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 10

acessos 22.405

Escrituração Contábil Digital ECD de SCP (sociedade em conta

Claudio Ivan Muller

Claudio Ivan Muller

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 10:26

Tenho um cliente, inscrito no CNPJ, código de natureza jurídica 212-7 (sociedade em conta de participação - SCP) no ramo de incorporação imobiliária. Como entrego a Escrituração Contábil Digital ECD do mesmo? Devo entregar com qual forma de escrituração: a "G" (Livro diário completo sem escrituração auxiliar) ou a "S" (escrituração SCP mantida pelo sócio ostensivo), visto que o mesmo não tem registro na Junta Comercial? Alguém tem a mesma situação? Obrigado!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 17:20

Claudio Ivan Muller
Boa tarde!

Entendo que:

Segundo a Instrução Normativa RFB n° 1.420/2013, estão obrigadas a adotar a ECD, nos termos do art. 2° do Decreto n° 6.022/2007, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro de 2014:

...

d) as Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.

...

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Claudio Ivan Muller

Claudio Ivan Muller

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 16:26

Boa tarde Ana Maria!!!

Sim, é obrigatória a entrega desta ECD.

Você deverá entregar a mesma com escrituração do tipo "S" (escrituração SCP mantida pelo sócio ostensivo).

ANA MARIA

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 16:50

Claudio

Então tem que ser a escrituração da sócia ostensiva com os dados da scp? nossa tenho 08 SCP e não estou conseguindo gerar no meu sistema.

Ana

Claudio Ivan Muller

Claudio Ivan Muller

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 09:07

Ana, bom dia...

Isso mesmo. No meu caso, tive que entrar em contato com o pessoal do sistema para desenvolver a ferramenta que faz a exportação para o validador.

Cláudio

Claudio Ivan Muller

Claudio Ivan Muller

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 08:17

Bom dia Elizio!

No meu caso tenho um CNPJ exclusivo para a SCP. Neste caso, gero uma escrituração do tipo "S" (escrituração SCP mantida pelo sócio ostensivo). O meu sistema gera esta escrituração.

Cláudio

ELIZIO WAGNER JUNIOR

Elizio Wagner Junior

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 09:02

Claudio,

Então vc gera duas ECDs individuais, certo ? A da ostensiva como livro do tipo G e a da SCP como S. E quanto à validação e envio dos livros, como vc faz ? Na escrituração da ostensiva vai informado o NIRE e vai o código da taxa da junta. E na SCP, vai sem o NIRE ou pode colocar o mesmo da taxa da ostensiva ?

Claudio Ivan Muller

Claudio Ivan Muller

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 10:22

Elizio,

Certo, eu envio as duas ECDs. Na do sócio ostensivo vai a NIRE e a taxa da Junta. Na da SCP, o pessoal do sistema me orientou a colocar o número do NIRE como 0000. No meu caso, gerei mais uma taxa da Junta.

Fernando Alves Martins

Fernando Alves Martins

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 17:14

Recomendo!

Dúvidas na Escrituração Contábil Digital (ECD) ? Assista a palestra completa!
contabilidadenatv.blogspot.com.br

Fernando Alves Martins

Graduado em Ciências Contábeis pela UNESPAR/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria pela INBRAPE/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduação em Direito Previdenciário pela Damásio Educacional S/A. – Unidade Apucarana/PR. Cursando MBA Contabilidade, Compliance & Direito Tributário pela BSSP Centro Educacional. Contador na empresa Bortolloti Ind. e Com. de Móveis Ltda. (HB Móveis). Presidente da ACECA (Associação dos Contabilistas e Empresas Contábeis de Arapongas). Coordenador do Grupo de Estudos do SESCAP-PR (Regional Arapongas). Estando entre os 05 (Cinco) inscritos e aprovados para ocupa 02 (duas) cadeiras na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2015. Estando entre os 04 (Quatro) inscritos e aprovados para ocupar 01 (uma) cadeira vaga na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2017.

[email protected]
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.