x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 10.343

Certificado digital eCPF - CRC - Problemas ao utilizar

Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:53

Prezados (as)

Adquiri um certificado digital eCPF, instalado no smartcard da carteira profissional do CRC-PR. Neste caso, refere-se à parceria entre o CFC e a FENACON, onde o contador que adquirir o novo modelo de carteira do CRC tem direito a um ano grátis de certificado digital.

Enfim, com o certificado em mãos, consigo abrir ele através da leitora, no administrador de tokens Safesign, ele aparece com status de uso “operacional”, ou seja, pronto pra uso.
Porém, ao efetuar qualquer operação que necessite do certificado digital, como entrar no eCAC da RFB ou assinar algum SPED (como ECD e ECF, por exemplo), meu certificado digital não aparece na lista de certificados.

Alguém que já passou por esse problema, pode me ajudar a solucionar ?

Obrigado pela atenção !

att.
Eduardo Wilson

Ruan Camilo Zini Sgorlon

Ruan Camilo Zini Sgorlon

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 09:05

Eduardo,

ontem fiz o procedimento de ativação do meu certificado digital A3 no sescap, através da parceria com a fenacon,

a moça testou no portal e-cac e me mostrou que estava funcionando corretamente.

hoje pela manhã fui testar no meu computador aqui no escritório, daí a surpresa!! não aparecia o certificado.

daí então comecei a pesquisar na internet.

encontrei no site da própria fenacon, na área de suporte/downloads, o seguinte programa:

GERENCIADOR CRIPTOGRÁFICO

http://www.fenaconcd.com.br/gerenciador-criptografico

daí então fiz a instalação e lá meu certificado aparecia como operante.

o que fiz foi o seguinte:

efetuei a troca da senha pin e puk (pois estava como padrão de fábrica).

foi certeiro!!!

fechei o programa, reiniciei o computador, quando entrei novamente no e-cac funcionou normalmente!!

espero ter ajudado.

Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 09:33

Ruan Camilo

Muito obrigado pelo retorno !

Em uma máquina aqui do escritório, funciona normalmente, e no meu PC não teve jeito, não reconhece nenhum certificado. Acredito que o problema possa ser alguma configuração do Windows.

Vou tentar a sua dica, se funcionar, não precisarei mais atrapalhar o serviços dos outros todas as vezes em que precisar usar o certificado (utilizo sempre em outra máquina) hehe ..

Muito obrigado pela dica !

att.
Eduardo Wilson

Fernando LoFrano

Fernando Lofrano

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 8 anos Sábado | 21 novembro 2015 | 11:34

Além do Java atualizado 32 bits é necessário as exceções, o gerenciador criptografico como citado antes e o driver do leitor corretamente instalado.

recomendo muito o gerenciamento dos certificados atraves do manager, se necessário exclua certificados principalmente vencidos.

para acessar o gerenciador de certificados:

INICIAR, PESQUISAR (ou executar)

digite: certmgr.msc

Pressione enter

veja os certificados e sua validade.



--
Fernando LoFrano
CIO / IT Sourcing and Outsourcing
http://www.lofrano.com.br/
Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 21 novembro 2015 | 15:23

Ruan e Fernando

Realizei os procedimentos indicados, e infelizmente continua a não funcionar.

O estranho é que no administrador de certificados, ele consta como operacional, porém no manager indicado pelo Fernando, ele não aparece.

Ainda, outro certificado eCPF A3 funciona normalmente, com a mesma leitora, somente o meu que não abre neste PC. Porém em outra máquina, os dois funcionam normalmente, utilizando também a mesma leitora.

A máquina em que funciona tem Windows 7 32 bits com o service Pack instalado, e o PC em que não funciona, é Windows 7 64 Bits, sem o service Pack instalado. Porém, no PC de um colega com as mesmas configurações do meu (mesmo Windows 7 64 bits sem o service Pack instalado) funcionou normalmente.

Se alguém tiver mais alguma dica, seria de grande ajuda !

De qualquer maneira, obrigado pela atenção e pela ajuda !

att.
Eduardo Wilson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.