x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 9

acessos 3.951

CERTIFICADOS DIGITAIS Para contadores iniciantes

DENNIS ALAN MARTINS GOMES

Dennis Alan Martins Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 16:49

Senhores, boa tarde!!!

Procurei no Fórum algo específico, mas não encontrei. Acredito até por falta de conhecimento da minha parte pois achei riquíssimo o conteúdo deste Fórum.

Vamos lá.

Estou abrindo meu escritório de Contabilidade (realizando um sonho). Me formei há quase 10 anos, me especializei em áreas gerenciais, financeiras, e processos. Nunca tive a vivência em um escritório contábil. Estou abrindo meu negócio por 'necessidade' mesmo. Fui demitido no início deste ano, poucas oportunidades apareceram, então decidi abrir meu negócio.

Gostaria de orientação referente aos certificados digitais que preciso providenciar.

E também, vejam se meu planejamento está correto: Reativei meu CRC-MG para assinar como pessoa física. E vou abrir uma empresa MICROEMPREENDEDOR para emitir nota fiscal, participar de licitações, etc. ESTOU ERRADO??? Não quis vincular a empresa ao CRC para não ter mais uma despesa.

Agradeço a todos pela colaboração.

Att,

Dennis Alan M Gomes
Caratinga/MG

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 09:07

Dennis, a minha situação é idêntica a sua, também estou tentando entender o mundo dos certificados digitais, tentei fazer um pela Caixa chamado precert - conectividade social, mas houve problema de incompatibilidade (versão do windows, navegador e outros bichos) e acabei desistindo, ainda estou tentando entender quando uso e-cpf, e-cnpj, A1, A3 enfim quais preciso obter e para o que servem.
Por exemplo na Receita Federal é e-cpf, e-cnpj, A1, A3 ? no INSS ? na CAIXA (FGTS) ? na JUCESP? confesso a minha ignorância e sei que existem muitos sites explicando, mas é tanta informação que acabamos ficando confusos.

DENNIS ALAN MARTINS GOMES

Dennis Alan Martins Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 16:32

Prezado Lauro,

Infelizmente, só encontrei 'poucas-coisas-em-muitas-palavras' sobre os certificados.

Trabalhei por 17 anos em administrativos de empresas (finanças, processos, etc.) e cansei de trabalhar para os outros. Abri meu escritório no dia 1º deste mês.

É certo que, aos poucos, irão aparecer diferentes tipo de clientes, situações, modalidades de enquadramento fiscal, declarações, etc... etc... etc...

NÃO DESISTA!!! SEMPRE HÁ SOLUÇÃO!!!

À medida que as situações forem aparecendo, busque a solução.

Eu consegui um contador PARCEIRÃO experiente que responde minhas dúvidas por e-mail.

A orientação que ele me deu inicialmente foi para comprar um token, solicitar um certificado tipo A3 junto aos Correios, e, salvo engano, validá-lo.

Acredito que seja útil para muitos se alguém no FÓRUM pudesse explicar pra nós os diferente tipos de certificados e suas utilidades.

Boa sorte!!!

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 18:04

Prezados Senhores,

caso vocês optem por abrir o MEI podem solicitar o E-CNPJ que pode ser o token para o min o mais indicado tem sua validade por 18 meses ou 3 anos com o e-mail você pode enviar todas as declarações seja ela de empresas do lucro real, presumido ou do simples em ambos os casos a empresa terá que passar um procuração tanto para RFB para envio da DCTF, SPEDs e para envio da GFIP através do conectividade social. Sendo uma empresa o único Certificado que precisam e o E-CNPJ para todas as obrigações e até emissão da sua própria nota de serviço caso não possua senha. SÓ LEMBRANDO QUE AS EMPRESAS QUE CONTRATAREM OS SEUS SERVIÇOS DEVEM SER O E-CNPJ PARA PASSAR AS PROCURAÇÕES ELETRÔNICAS.
Quando a empresa para compra do certificado a melhor do mercado e a que utilizo sempre que preciso comprar e a certisign tem vários pontos de atendimento, formas de pagamento etc.

att.

Daniel Batista

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 11:16

Dennis, obrigado pelas palavras de apoio.

Daniel, obrigado por nos ajudar, sou MEI - Contabilidade, o mais indicado é o E-CNPJ com token ? preciso ter o CRC do MEI para adquirí-lo ? ou o meu CRC basta ? ou terei que ter os 2 CRC'S ? onde posso comprar ?

@Oculto

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 11:36

Caros colegas,

Não sei quanto ao Estado de vcs, mas aqui no RJ, não sei se todos os Municípios mas em alguns, a Associação Comercial estava procedendo a certificação digital.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 11:46

Daniel, obrigado por nos ajudar, sou MEI - Contabilidade,

o mais indicado é o E-CNPJ com token ?
R: VOCÊ PODE COMPRAR TANTO O TOKEN QUANDO O A1 O TOKEN FUNCIONA COMO UM PEN DRIVE NELE FICARÁ INSTALADO O CERTIFICADO DIGITAL PARA UTILIZAR EM QUALQUER MÁQUINA QUE TENHA ACESSO A INTERNET E TENHA OS PRÉ REQUISITOS PARA FUNCIONAR NO CASO A CADEIA DE CERTIFICADO INSTALADA E O DRIVE DO TOKEN, JÁ O A1 E INSTALADO NO PRÓPRIO COMPUTADOR.


preciso ter o CRC do MEI para adquirí-lo ?
NÃO O CERTIFICADO PODERÁ ADQUIRIR COM SEU PRÓPRIO CNPJ DO MEI NO CASO E-CNPJ

ou o meu CRC basta ?
SIM

ou terei que ter os 2 CRC'S ? onde posso comprar ?
PODE COMPRA PELA INTERNET EU AQUI COMPRO COM A LINK https://www.certisign.com.br/ PRESTA UM BOM SERVIÇO E VÁRIOS LOCAIS PARA RETIRAR O CERTIFICADO.

ATT.

DANIEL

DENNIS ALAN MARTINS GOMES

Dennis Alan Martins Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:33

Daniel, mais um MUITO OBRIGADO pela força!!!

Continuando a dúvida.

Já entendi as questões e utilidades dos certificados, mas uma coisa me confunde (falando em escritório de contabilidade) :
A MEI tem CNPJ (óbvio), mas pago o CRC da pessoa física.
Gera algum problema para o andamento do serviço do escritório (Escritório de Consultoria - CNPJ x Contador Pessoa Física)???

Posso abrir uma MEI para serviços contábeis sem registrá-la no CRC??? Já possuo o CRC como pessoa física???

Obrigado.

Dennis

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:39

Boa Tarde!

olha neste caso e um tanto complexo já que o MEI permite a atividade de técnico de contabilidade/Contador e não de escritório o que são coisas bem distintas segue as atividades conforme cnae:

deverá verificar com o CRC mais próximo, mais acho que pagará uma anuidade só e bom ver com o CRC.

6920-6/01 ATIVIDADES DE CONTABILIDADE

Esta subclasse compreende:
- o registro contábil das transações comerciais de empresas e de outras entidades
- a elaboração do balanço anual de empresas
- a preparação de declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas
- as atividades de assessoria e representação (não-jurídicas) exercidas ante a administração tributária em nome de seus clientes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.