x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 5.822

SPED Contábil - Erro NIRE

Caroline Mota de Souza

Caroline Mota de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 11:32

prezados, bom dia

peço, encarecidamente, mais uma vez, a ajuda de vocês, quanto ao sped contábil 2015.

1. meu erp gerou o arquivo do sped contábil, sem o bloco j150 (dre) e estranhamento o pva validou sem acusar como erro ou advertência. ao imprimir as demonstrações contábeis no próprio pva, apareceu a mensagem de que a dre não existia para a escrituração, foi então que ao conferir o arquivo notei que estava sem o referido bloco.

2. para solucionar o problema, com a mesma dare, gerei um novo sped em substituição ao anterior, preenchendo no registro 0000 a opção 2- substituta da escrituração sem nire, pois se preenchesse a opção 1- substituta da escrituração com nire, o pva me apresentava um erro.

3. ao tentar enviar o arquivo novamente, efetuando todos os processos da pva desde a assinatura, o sistema me reportou o seguinte erro: "o arquivo não foi transmitido - o número do livro não localizado na base de dados sped-neg:18".

4. gerei um novo arquivo, porém preenchendo a opção 1- substituta da escrituração com nire. no entanto, desta vez, o sistema reportou o seguinte erro: " o campo nire substituído, deve ser diferente do campo nire do registro i30".

5. entrei em contato com o fale conosco sped e a equipe informou que o erro está claro, o campo nire do registro i030 deve ser diferente do nire da escrituração a ser substituída, até porque o i030 é o termo de abertura da nova escrituração (substituta) e não deve ter o nire da substituída.
.

a minha dúvida é a seguinte, a qual enviei para o fale conosco e não obtive resposta até agora:

"o nire é o registro de legalidade da empresa na junta comercial do estado. É um número único, que comprova que a empresa existe oficialmente.

se é um número único, como o nire do registro i030 deve ser diferente do nire da declaração original??

alguém já teve esse tipo de erro? podem me auxiliar por favor?

já procurei no manual de orientação do sped e não localizei nada á respeito.

desde já agradeço pela colaboração.

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 14:03

Caroline, boa tarde!

O seu problema pode estar vinculado à Dare. Automaticamente se está substituindo a escrituração digital, deverá recolher outra Dare e informar um número diferente na ECD. Tente este passo e diga-nos se resolveu seu problema.

Att.

Ueslei Rocha

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
Caroline Mota de Souza

Caroline Mota de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 16:43

Caro Ueslei,

Agradeço imensamente por sua atenção, mas não era este o problema.

Eu estava preenchendo a finalidade sendo:

1) Substituta da escrituração com NIRE.

E o meu ERP tem um campo logo abaixo:

NIRE da escrituração que está sendo substituída

Sendo assim, entendi que o NIRE deveria ter sido preenchido ali, já que a escrituração era substituta, mas era justamente isso que ocasionava o erro, pois este campo deveria estra em branco e o próprio PVA geraria o NIRE de acordo com a natureza da empresa.

Descobri isso mediante a tentativa e erro, pois o fale-conosco da receita apenas me confundia a cada resposta e não há atendimento pessoal para os arquivos digitais.

andreia amaral

Andreia Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 18:58

Caroline Mota estou com o mesmo problema, se possivel poderia me orientar melhor.. ainda não consegui entender qual passo a tomar.. agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.