Marcos Vinícius da Silva
Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a) Aos moderadores: caso esse post infrinja a regra 3 das regras de criação de tópicos / Capítulo III Item 4 das regras do fórum, peço desculpas e o tópico pode ser apagado e não tornarei a criá-lo.
Meu nome é Marcos, sou desenvolvedor de software e trabalhei por um longo tempo na integração com sistemas de contabilidade e SPED. Nos últimos meses, venho desenvolvendo um protótipo de um sistema web para simplificar a integração entre sistemas de gestão (ERP) e sistemas de escrita fiscal, e gostaria de validar a idéia antes de continuar no desenvolvimento do mesmo.
Trata-se de uma plataforma colaborativa online onde o profissional da contabilidade define as regras tributárias (ICMS, IPI e PIS/COFINS) utilizando alguns parâmetros como NCM, CFOP, UF, etc e o contribuinte se encarrega da parte operacional (importação de arquivos XML, TDM entre outros, paridade dos produtos empresa < - > produtos fornecedor, etc). Após importar os arquivos e aplicar as regras definidas pelo profissional da contabilidade, o contribuinte envia, através da plataforma, o arquivo gerado.
A partir deste ponto, a comunicação se torna de mão dupla, até que o arquivo seja gerado corretamente.
Essa plataforma tem 2 grandes objetivos:
1) Diminuir a carga operacional do profissional de contabilidade
2) Reduzir os custos com atualização de software do contribuinte
Inicialmente o foco são os arquivos dos SPEDs Fiscal e Contribuições, podendo expandir para os arquivos de integração dos próprios sistemas da contabilidade.
Gostaria das opiniões dos participantes deste fórum se esta plataforma teria utilidade no dia-a-dia do escritório de contabilidade.
Obrigado!