x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 15

acessos 76.982

Perda de senha de certificado digital A1

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 08:33

Bom dia colegas.

Temos os certificados digitais dos nossos clientes instalados nos computadores aqui do escritório.
Todos são modelo A1. Acontece que tínhamos as senhas dos certificados salvas em um arquivo em um computador que foi formatado.
Agora precisamos reinstalar esses certificados neste computador e temos 3 clientes que não sabem a senha do certificado, pois este foi feito para uso exclusivo da conectividade social ICP.
Existe alguma maneira de recuperar essas senhas, considerando que nos outros computadores do escritório eles já estão devidamente instalados?
Como vou fazer para reinstalar estes certificados?

Obrigada!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 11:58

Os certificados foram emitidos pelos Correios.

Vou verificar se naquela folha do agendamento do certificado possui alguma senha.
Eu achei que como o certificado está instalado em outros computadores tivesse como recuperar.


Mesmo assim, obrigada pela atenção.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Viviane de Oliveira Dantas

Viviane de Oliveira Dantas

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contratos
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 12:01

Infelizmente, A1 dos correios não tem senha puk.
Por isso eu costumo colocar senhas padrões, para que não ocorra nenhum imprevisto.
Já tentou instalar os certificados novamente e colocar uma nova senha ?

Viviane Dantas
[email protected]


" A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. "
Charles Chaplin
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 13:10

Boa tarde!

Esses Certificado Digitais são um "roubo" que o governo implantou obrigando ser renovado de 1 até 3 anos...

Se você ão tiver a senha infelizmente você perdeu seu certificado e terá que comprar outro, pois não tem como recuperar.....

Aqui na empresa aconteceu de uma assistente primeiro instalar erroneamente com aquele Safesing que é uma roubada um Certificado A1 - NFe. .. ela simplesmente deletou o Certificado....

Ai para ajudar, uma outra assistente, agora para o ICP -Conectividade também perdeu a senha... Teve que comprar outro Certificado...

Para ajudar mais um pouco, agora o Seguro Desemprego via WEB não aceita Certificado sem Midia... apenas os cartões.. que são mais caros e ainda tem que comprar o leitor.....

É ou não É um roubo isso?????

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 13:36

Viviane de Oliveira Dantas, você diz tentar baixar o certificado novamente com uma nova senha?
Porque se só tentar rodar o arquivo de instalação, se não for a senha correta dá erro.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 14:32

É, infelizmente não.

Obrigada mesmo assim!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 15:06

Não, essa eu sei que não é, pois na hora da emissão sempre é escolhido uma senha própria para cada empresa, pois, não achamos muito seguro utilizar a mesma senha para todas.

Mesmo assim, obrigada.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
LEONARDO DE FRANCA FURTADO

Leonardo de Franca Furtado

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 19:51

Boa Noite Maiara,
Infelizmente sem a senha não é possível, como o certificado A1 não tem limite de tentativas solicite para seus clientes tentarem as senhas que estão acostumados a usar. *dica: no escritório tenha uma planilha salva, de preferencia no google drive/dropbox/one drive com as senhas. Mas tente protege-la com senhas também por segurança pois estes dados são sigilosos.

Caro Eduardo Molinari,
Descordo da sua opinião em alguns aspectos, acho que o certificado digital é uma evolução enorme para todos, não me imagino imprimindo centenas de declarações, assinando, solicitando para meus clientes assinarem, protocolar nos órgãos e aguardar 6 meses para analise.
Isso foi um grande passo, alem de aumentar a fiscalização do governo nas empresas incentivando as empresas a trabalharem 100% legais, aumentando a competitividade e nos resguardando como contadores.
Em relação a mídia/token concordo que seja um pouco alto porem como tem várias certificadoras acaba que estes preços estão baixando. Em relação as senhas concordo que o certificado deva ser bloqueado caso perca, pois é de responsabilidade de seu detentor guardá-la, pois como certificado digital é uma assinatura eletrônica, com validade jurídica, e seu mal uso pode causar danos severos a empresa e pessoas físicas.
Em relação ter a obrigatoriedade do certificado A3 para algumas obrigações concordo com você, é realmente frustrante ter que emitir 2 certificados e ter 2 gastos, tenho esperança que isso mudara em breve.

LEONARDO FURTADO
[email protected]
Legal S/A - Legalizações
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 08:15

Bom dia Leonardo de Franca Furtado!

O que eu estou reclamando é que eu acho um absurdo você ter que COMPRAR o certificado e não a sua utilização.
O Governo tem muito bem condições de "criptografar" o que ele quiser e não precisava cobrar isso.. É a exigência da Compra o que eu acho um absurdo e a que o mesmo tenha validade também.

No meu caso, somos um conglomerado de empresas do mesmo grupo, e o Certificado NFe só dura 1 ANO o que é absurdo também...


Pode ser que me expressei de forma equivocada e por isso não fui entendido, mas agora acho que ficou claro minha revolta.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 08:45

Bom dia Leonardo de Franca Furtado.

Obrigada pela ajuda.

Tínhamos todas as senhas salvas em uma planilha em uma pasta compartilhada em nosso servidor.
Dessa forma, todos os computadores tinham acesso. E inclusive mantemos cópia periódica dela em um HD externo.
Porém, justamente o servidor deu pane. Coincidentemente não perdemos nenhum outro dado, apenas o arquivo com estas senhas ficou corrompido.
A cópia que estava no HD externo não estava suficientemente atualizada.

Bem, estamos tentando "lembrar" estas senhas que faltam, tomara que tenhamos sorte!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.