x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 10.164

Sped ECF - LUCRO PRESUMIDO - Registro P150

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 10:49

Bom dia.

Tenho uma dúvida com relação ao registro P150 (Demonstração do Resultado) do SPED ECF - LUCRO PRESUMIDO.

Antes, informo que essa empresa não foi entregue a ECD dela pois não era obrigada.

Vamos lá, a questão é o seguinte: utilizo um software e ele gerou o arquivo pra eu importar no PVA do SPED ECF.

Nesse registro P150, tem as abas por Trimestre (1º Trimestre, 2º Trimestre, 3º Trimestre e 4º Trimestre).

No 1º trimestre, constam os saldos corretos das contas....
No 2º trimestre, os saldos estão acumulados. Ou seja, está o saldo do 1º trimestre, somado com o saldo do 2º trimestre.
No 3º trimestre e 4º trimestre, segue a mesma lógica, saldos acumulados... Somando os trimestres anteriores...

Minha dúvida é se isso é certo. O correto não seria apenas constar o saldo do trimestre em si, sem acumular... ? (no 2º trimestre deveria ser o saldo apenas do mes 04 ao mes 06. No 3º trimestre deveria ser o saldo do mes 07 ao mes 09. E assim tb pro 4º trimestre... Não deveria ser assim?)

Aguardo, por favor...

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 13:35

Foi realmente isso que ocorreu Márlus.

Fiz esse questionamento pois eu falei no suporte do software e a atendente me disse que o correto era ser acumulado mesmo.

Porém eu não achei correto...

Depois falei com outra pessoa lá e me disse que o saldo acumulado não era correto.

A empresa tava encerrada, mas tava de forna anual. Eu reabri e encerrei trimestralmente...

Agora deu certo. Obrigado!

GILCELI ALVES LIMA REIS

Gilceli Alves Lima Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Domingo | 23 agosto 2015 | 21:22

Marlus, e no caso do lucro apurado em cada trimeste?
Ele deve ser destinado no próprio trimestre, ou posso deixar na conta de lucros acumulados e destinar apenas no final do exercicio, como é feito usualmente nas empresas do Lucro Presumido?

Gilceli Lima
Vitória da Conquista- Ba
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 11:16

caros colegas:

a questão e a seguinte:

o que temos que definir no momento è o conceito entre ECD e ECF

a ECD tem cunho Sociétario

a ECF tem o cunho Fiscal, isto significa que as Demonstrações contábeis na ECF deve obrigatoriamente ser geradas de acordo coma periodicidade relativa ao regime tributário das empresas, resumindo para empresas do lucro presumido que o período de apuração e trimestral, deve ser geradas demonstrações contábeis trimestrais, ainda que a ECD tenham sido apresentas o BP e A DRE anual.

o problema que quando você liga para o suporte ou manda um e-mail para o fale conosco, ninguém fala nessas palavras...

Gilmar J. Mendes

Fonte: Sage Roteiro para ECF

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.