x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 22.855

ECF Lucro Real - Registro M500

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 08:50

Estou com uma dúvida gigante que não consigo solucionar, peço a ajuda, por favor.

Sobre o registro M500 do LALUR por exemplo.

Minha empresa teve movimento apenas nos 2 últimos trimestres, dando prejuízo de 7.000,00 e de 254.000,00 respectivamente.

Então nesse registro M500 na parte B, na aba 3º trimestre, como eu devo preencher? Pois minha dúvida está com relação se é "débito ou crédito".

Código da conta no Lalur: "1".
Tipo de Tributo: "Imposto de renda pessoa jurídica".
Saldo inicial: "0,00"
Lançamentos da parte A: "0,00".
Lançamentos da parte B: "7.000,00".
D/C: //aqui não sei qual colocar... (pois no manual do ECF diz o seguinte: C –Para prejuízos ou valores que serão excluídos do lucro real ou da base de cálculo da contribuição social em períodos subsequentes. D –Para valores que serão adicionados ao lucro real ou à base d
e cálculo da contribuição social em períodos subsequentes).

Saldo final: "7.000,00".
D/C: //aqui não sei qual colocar... (pois no manual do ECF diz o seguinte: D –Para prejuízos ou valores que serão excluídos do lucro
real ou da base de cálculo da contribuição social em períodos subsequentes. C –Para valores que serão adicionados ao lucro real ou à base de cálculo da contribuição social em períodos subsequentes).

Reparem que uma explicação inverte com a explicação do outro. Então aí é minha dúvida. Pois na 1ª opção eu acho que o correto é "C-crédito". Mas se por assim, o saldo final ficará como C-crédito, mas pela explicação do saldo final, o correto seria ficar como "D-débito".

Aguardo...

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 09:04

Ok, mas então nos 2 trimestres, os prejuízos foram como "débito" e o saldo final ficou como "débito", é isso mesmo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.