x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 653

Seu software contábil transmite segurança?

Richard

Richard

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 14:35

Boa tarde, pessoal!

Sei da existência do tópico fixo sobre Sistemas Contábeis (link) que é de grande ajuda mas, aqui neste tópico específico, tenho a pretensão de informar apenas os históricos de atualizações/correções para que assim consigamos ver qual empresa de software contábil tem o melhor controle de qualidade.

Gostaria de saber se vocês passam pela mesma situação com seus softwares contábeis. Acho um absurdo um sistema que em abril de 2014 possuía em sua carteira mais de 17 mil clientes (link da notícia) realizar atualizações corrigindo erros quase que diariamente e, às vezes, até mais de uma vez por dia. São erros que não deveriam chegar ao cliente se houvesse um controle de qualidade mais eficiente, erros estes que podem onerar por demais seus usuários caso não confiram atentamente item a item e refaçam os cálculos manualmente. Tenho a opinião de que um software contábil deva ajudar seu usuário e, mais do que isso, transmitir segurança, pois são muitas informações lançadas diariamente e ter que retificar obrigações transmitidas não é algo que gostamos de fazer.

Concordo plenamente com atualizações para implantar novas obrigações/exigências, layouts e/ou melhorias, mas atualizações que em sua grande maioria é para corrigir erros de sistema me deixa no mínimo inseguro.

Se concordarem em atualizar este tópico com as informações de atualizações/modificações de seus softwares contábeis creio que teremos um banco de dados bem legal para que possamos acompanhar o dia-a-dia de um sistema e saber qual é o que menos apresenta erros, o que tem melhor controle de qualidade etc, pois são informações que possivelmente não conseguiríamos ter acesso não sendo usuários do sistema.

Essas informações, combinadas com a facilidade de uso do sistema, qualidade do suporte, entre outras, apontarão qual o software contábil que prioriza minimizar os riscos cíveis que seus clientes correm.

Abaixo as informações de hoje:

1. Sistema: Domínio Contábil Plus (Thomson Reuters)
2. Site: www.dominiosistemas.com.br
3. Frequência: 05 (cinco) atualizações nos últimos 15 dias
4. Versão atual: 8.2C-05 Atualização: 05

Histórico das últimas 5 atualizações (com alguns destaques que transmitem insegurança):

A atualização 05 é importante para todos os clientes.

Atualização 05 - Correção para a versão 8.2C-05 em 08/12/2015

- Não está calculando corretamente os valores de diferença de salário quando há alteração salarial retroativa a competência que possui o lançamento de rubrica que compõe horas mês.
- DF-Não está sendo gerado o registro C300 no informativo Livros Eletrônicos, quando lançada uma nota de Saída com valor do lançamento no campo Isentas e/ou Outras.
- PR-Está sendo apresentada indevidamente a mensagem "O campo Ajuste no SPED deve ser informado" ao realizar um lançamento na janela "Outros Lançamentos (Lançados Estaduais)", quando o campo "Ajuste no SPED" estiver desabilitado e for informado o ajuste Outros créditos, Outros débitos e/ou Estorno de créditos.

_________________________________________________________________________

A atualização 04 é importante para todos os clientes.

Atualização 04 - Antecipação da versão 8.2C-06 em 07/12/2015

- Criar o controle de versão do Agente de Comunicação.
- Remover o cliente da listagem de erros da monitoria quando for desmarcado o módulo Atendimento no cadastro da empresa que estava causando o erro no Contábil.
- Possibilitar gerar GRRF apenas referente ao saldo de FGTS para empregados domésticos a partir de 10/2015.
- Calcular os novos encargos de empregados domésticos na competência 10/2015 quando o empregado foi demitido.
- Criar opção para não somar o valor do Imposto de Importação(tag vII) quando efetuado a importação de NF-e via arquivo XML.

Atualização 04 - Correção para a versão 8.2C-05 em 07/12/2015

- Está alterando indevidamente a alíquota do imposto 27-ICMSA do campo "Aíq. Interest." das notas de Entrada ao atualizar o banco para a versão 8.2C-03, quando no acumulador utilizado no lançamento da nota possuir apenas o imposto 27-ICMS e a empresa for optante pelo Simples Nacional.
- Não está gerando o valor de FGTS sobre 13º salário adiantado/13º integral na GFIP em formulário, quando a empresa está parametrizada para gerar rateio por serviço.
- Em alguns casos está ocorrendo erro "Empregado x Não encontrado" do grupo "Cadastro de afastamento" ao realizar a sincronização com o Domínio Atendimento.
- Está ocorrendo o erro "Empregado não encontrado" ao realizar a sincronização com o Domínio Atendimento, quando realizado trocas de serviços.
- Ocorre erro na sincronização do grupo 'Folha' - Cadastro de Eventos, quando realizado determinados processos no banco de dados, trancando a fila de sincronização.
- Ocorre erro ao calcular a folha referente ao pagamento da alteração salarial retroativa a competência das férias, quando a empresa está parametrizada para calcular PIS, e com a opção "Calcular o valor de PIS na competência da data de pagamento das férias" marcada.
- Em algumas situações não está demonstrando corretamente o rateio das horas alocadas em cada serviço nos relatórios Extrato e Resumo.
- Está sendo alterado indevidamente o valor já calculado de 13º salário adiantado, na folha mensal/folha de 13º adiantamento, quando após o cálculo de 13º adiantamento na competência anterior à rescisão, houve perda de avos de 13º em função de faltas e na rescisão foi informado que o FGTS do mês anterior não foi depositado.
- Não está gravando a qualificação cadastral para ao INSS e Receita federal on line, no cadastro de empregados/contribuintes.
- Está sendo gerado indevidamente valor na coluna "Qtde tributada PIS" e "Qtde tributada COFINS" da guia "Estoque" do lançamento de Cupom Fiscal, quando for atualizado os produtos através do utilitário "Alterar produto para Cálculo de PIS e COFINS-Movimento nas Notas" utilizando a opção "Informar dados de PIS e COFINS" e for informado novas alíquota para o PIS e COFINS.
- SP-Não estão sendo gerado os registros 0140, 0190 e 0200 no informativo EFD Contribuições, quando houver cupom fiscal eletrônico lançado na empresa filial.
- Está ocorrendo erro no objeto "w_cadent" ao abrir a janela de "Notas de Entrada" quando as janelas de "Notas de Saída" e "Listagem" das notas de saída estiverem abertas.
- Está ocorrendo travamento ao acessar a janela de "Cálculo" quando a empresa não possuir os parâmetros configurados.
- Está gerando incorretamente o "Nosso número" ao gerar o boleto para o banco "SICOOB", quando na Conta Financeira estiver selecionado a Carteira "Cobrança Com registro" e o código do convênio é inferior a 1.000.000.
- Está sendo apresentada indevidamente a mensagem "Alíquota não informada no cadastro do imposto INSS Receita Bruta" ao gravar o cadastro de um produto, quando o mesmo for configurado com a opção "Produto relacionado nos Arts. 7º e 8º da Lei 12.546/2011" e for informado um código de atividade.

_________________________________________________________________________

A atualização 03 é importante para todos os clientes.

Atualização 03 - Correção para a versão 8.2C-05 em 01/12/2015


- SP-Está gerando indevidamente os registros C880, M400, M410, M800 e M810 do informativo EFD Contribuições, quando for lançado cupom fiscal eletrônico com produto com CST 05 mas que esteja zerado o campo "Qtde tributada" da coluna "PIS" ou da coluna "COFINS" da guia "Estoque".

_________________________________________________________________________

A atualização 02 é importante para todos os clientes.

Atualização 02 - Antecipação da versão 8.2C-06 em 27/11/2015

- Implementar campo Município de prestação do serviço na emissão da nota fiscal de serviço eletrônica para todos os municípios de fornecedor de sistema TECNOSISTEMAS.
- Alterar arquivo de remessa do banco do Brasil sendo cooperativa do Sicoob.

Atualização 02 - Correção para a versão 8.2C-05 em 27/11/2015

- Não está sendo gerado o registro "K250 - mestre de folha de pagamento", no arquivo do informativo Arquivo digital Previdência Social - MANAD, quando o cálculo é referente a folha de adiantamento e folha de 13º adiantamento.
- Não está sendo calculado o valor correto de INSS empresa sobre o cálculo de 13º salário integral/ 13º salário integral rescisão, quando a empresa destino calcula INSS empresa sobre receita bruta, e o empregado teve transferência durante o ano calendário do cálculo do 13º salário e a empresa origem não possui cálculo de INSS empresa.
- Não está calculando corretamente as médias de férias e 13º salário para professor aulista variável quando houve transferência e a rubrica de hora aula utilizada para o cálculo de médias tem o mesmo código na empresa origem e na empresa destino.
- PB-Está sendo gerado incorretamente o valor do campo "11-Valor Total" do registro tipo 50, quando houver nota de Saída segmentada para empresas Optantes do Simples Nacional.
- Está ocorrendo erro no objeto "w_cadsai" ao regerar o lançamento contábil de uma nota de "Entrada", "Saída" ou "Serviço", quando estiver configurado com Fato gerador das retenções como "Pagamento" e possuir parcelas com valor liquido zerado e com baixas realizadas.
- Está sendo calculado incorretamente o valor a recolher dos impostos PIS e COFINS, quando no período do cálculo houver saldo devolução de retenção referente ao imposto 38-COSIRF.
- AC- Está sendo gerado incorretamente valores nos campos "19', "40", "61" e "82" da DAM quando efetuado lançamento de Reduções Z com acumulador que tem o imposto 9-ST.
- RJ-Estão sendo geradas duas linhas no quadro "Operações Próprias - Entradas" do informativo GIA, quando lançada uma nota fiscal com espécie 55 Avulsa e uma outra nota de outro modelo e ambas possuem o mesmo CFOP.
- Em alguns casos está ocorrendo erro na tabela "EFSDOIMP_INSS_RB_RECEITA"ao realizar a apuração de um período.
- Não está sendo gerada a informação do código de recolhimento nas colunas "Cód. Rec. PIS" e "Cód. Rec. COFINS" dos grupos PIS e COFINS da guia "Estoque" das notas fiscais de devolução, quando lançada notas com acumulador com os impostos 138, 139, 140 e 141 e alterado através do utilitário "Alterar Dados de PIS e COFINS no Movimento de Produtos nas Notas de Devolução".
- Não está sendo gerado o registro R11 no informativo DCTF Mensal, quando realizado o pagamento do imposto 16-IRRF.
- PR-Não está sendo gerado o valor do débito do imposto 09-Substituição Tributária nos campos "Débitos pelas Saídas, "Total", "Saldo Devedor" e "A Recolher" no relatório "Sub. Trib", quando emitido o Registro de ICMS modelo "Normal".
- Em alguns casos está ocorrendo erro no objeto "uo_calculo_retido_recolhimento" ao realizar a apuração de um período.
- Não está sendo alterado o CST e o Vínculo do crédito do PIS e COFINS no utilitário "Alterar Dados de PIS e COFINS no Movimento de Produtos nas Notas de Devolução", quando o produto estiver configurado com a opção "Calcular PIS e COFINS de bebidas frias conforme art. 30, Decreto 8.442/2015".
- Está sendo gerado indevidamente o registro 1800 no informativo EFD Contribuições no arquivo da SCP, quando houver recebimento de parcelas de contrato de venda da empresa filial e mesma possuir o regime "RET"-Regime Especial de Tributação".
- Em alguns casos está apresentando o erro "Run time SQL error *** ERROR *** " ao emitir o Livro Fiscal com Registro de saída.
- Não está sendo gerado o registro F200 no informativo EFD Contribuições, quando o informativo for gerado em data diferente do dia 1º.
- Está sendo gerada indevidamente informação no campo "01-Crédito vinculado à alíquota Básica" dos grupos PIS e COFINS da janela "Notas de Entrada", quando alterado o CST do produto através do utilitário "Alterar Dados de PIS e COFINS no Movimento de Produtos nas Notas" e configurado com a opção "Informar dados de PIS e COFINS para alteração" e for selecionado um CST 70, 71, 72, 73, 74 e 75.
- Está sendo calculado incorretamente o valor da Isenção do Prouni, quando for informada uma adição no grupo "Adição cálculo Lucro da Exploração" nos Parâmetros da empresa.
- Está descontando indevidamente o adiantamento de 13º vantagem/médias no cálculo de 13º integral, quando durante o ano base calendário o empregado não possui direito a avos de 13º devido afastamento por acidente trabalho/serviço militar.
- Não estão sendo gerados os valores corretos no Analítico GPS e na Guia GPS, quando o empregado possui valores de Adicional Dirigente Sindical.
- Não está gerando corretamente o valor de INSS Empresa quando a base de cálculo possui valor de 13° salário para serviço que possui a opção "Calcular INSS empresa conforme lei 12.546/2011" desmarcada e tem atividade Indústria e Comércio exclusivamente relacionadas.
- Não está sendo integrado corretamente o valor da rubrica "942" quando marcada a opção "Integrar IRRF férias na data do pagamento das férias" nos Parâmetros e as férias são em meses diferentes.
- Não está sendo gerado/alterado o lançamento contábil do pagamento de encargos/folha, quando utilizado o botão Gerar em um pagamento já gravado.
- Não está sendo calculando a rubrica de periculosidade sobre o período de afastamento quando o empregado foi afastado pelo motivo "5- Serviço militar".
- Não está realizando o arrendondamento de forma correta para o percentual de "1" na tela de alteração salarial, quando o valor da ultima casa decimal antes da virgula é 9.
- Não está gerando corretamente as informações do Serviço vinculado ao empregado para o arquivo/formulário RAIS quando no ano base e anterior o empregado possui afastamento e troca de Serviço.
- Não está calculando corretamente o valor de diferença de salário para empregado aprendiz horista, quando a empresa está parametrizada para discriminar o DSR e "Considerar o valor de DSR aprendiz horista para diminuir das horas trabalhadas".
- Está sendo calculado indevidamente INSS empresa no cálculo de rescisão de empregado que teve transferência para empresa optante pelo cálculo de INSS empresa conforme receita bruta, quando na empresa origem é marcado e desmarcado a opção "Calcular INSS Empresa sobre a receita bruta conforme Lei 12.546/2011" dos Parâmetros da empresa.
- Não está calculando o valor do INSS empresa corretamente para Contribuintes Autônomos quando a empresa está com a opção "Efetuar lançamento de rubricas por serviço" marcada nos Parâmetros e há valores de excedentes de base de cálculo de INSS.
- Não está calculando a rubrica de SALDO DE SALARIO na rescisão complementar, quando a empresa está parametrizada para discriminar DSR.
- Não estão sendo gerados os registros M400, M410, M800 e M810 no informativo EFD Contribuições, quando houver lançamentos com os impostos 138, 139, 140 e 141 e CST do produto informado na nota fiscal for 04, 06, 07, 08 e 09.
- SC-Estão sendo duplicados os registros C197 no informativo SPED Fiscal, quando efetuado lançamento de Entrada com acumulador configurado com a opção "Calcular crédito presumido no lançamento da nota, conforme Decreto 3.3346/2010 - Subst. Tributária" e na nota fiscal possuir mais de um produto informado.

_________________________________________________________________________

A atualização 01 é importante para todos os clientes.

Atualização 01 - Correção para a versão 8.2C-05 em 26/11/2015

- SC-Estão sendo gerados incorretamente o valor dos campos 10-VL_AJ_DEBITOS_ST, "11-VL_SLD_DEV_ANT_ST" e "13-VL_ICMS_RECOL_ST" do registro E210 do informativo SPED Fiscal, quando efetuado lançamento de Entrada com acumulador configurado com a opção "Calcular crédito presumido no lançamento da nota, conforme Decreto 3.3346/2010 - Subst. Tributária".


Arquivo: C82C0505.exe


Contribua com informações acerca do software que utiliza mantendo o cuidado para não repetir dados.

Se alguém tiver vontade de montar uma pesquisa mais ampla, por um período pré-determinado e com testes padronizados, estou disposto a ajudar.

Um abraço a todos e que consigamos forçar as empresas desenvolvedoras a implantar e/ou melhorar seu controle de qualidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.