x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 2.579

Sistemas antigos da Receita Federal

Diego Queiroz

Diego Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Pesquisador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 15:57

Caros.

Felizmente (ou infelizmente), a Receita vive "melhorando" os sistemas sem promover compatibilidade com as versões anteriores que ficam a deus-dará. Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo vive acontecendo de eu querer acessar arquivos gerados por sistemas antigos e descobrir que isso não é possível pelas versões atuais.

Por conta disso, resolvi fazer um repositório dos programas da Receita Federal. Por enquanto, só coloquei os da PER/DCOMP que foi os que precisei recentemente, mas vou ir colocando mais programas aos poucos.

Segue o link para o meu repositório:
http://www.4shared.com/folder/j-xv2wFn/Receita_Federal.html

Sei que é ÓBVIO, mas não custa avisar: esses programas devem ser utilizados APENAS para consulta ou para migrar informações antigas para os sistemas novos. Para submeter qualquer informação nova para a Receita, deve ser utilizada a versão mais atual que eles estiverem fornecendo no site da Receita no momento da submissão.


Espero que seja útil para vocês.

Abraços,
Diego

Diego Queiroz
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:14

Diego,

Desde já agradeço a iniciativa. Já penei bastante para achar quando precisei de programas antigos.

Celso

Celso

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:59

Diego, uma ótima iniciativa.

Outro problema para declarações mais antigas de IRPF é a versão do Java, que requer uma versão antiga, da época
do programa.

Perspectiva Contábil Ltda
Diego Queiroz

Diego Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Pesquisador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 17:58

@Celso. Realmente nesse caso o inconveniente é inevitável.

Pelo menos é mais fácil encontrar versões antigas do Java no site da Oracle. :)

Caso alguém precise deles, segue o link para o arquivo da Oracle, onde pode ser baixada todas as versões do Java:
http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/archive-139210.html

Importante: NÃO INSTALE VÁRIAS VERSÕES DO JAVA NA SUA MÁQUINA. Caso isso realmente seja necessário, contate alguém de TI para que eles vejam a melhor forma de solucionar o problema (pessoalmente, eu desinstalaria todas as versões do Java instalado antes de instalar uma versão antiga, ou usaria uma outra máquina/máquina virtual para isso).

Diego Queiroz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.