x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 191

acessos 63.084

Sped contábil

Camila Franceschini

Camila Franceschini

Bronze DIVISÃO 4, Escriturário(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 09:18

Cleusa, posso te ajudar em alguma coisa, pois o ano passado (2009) transmiti o Sped de 2008 da empresa em que trabalho e tive muitas duvidas que não consegui tirar e depois tive muito problema para resolver as pendencias apos a transmissão...
Para transmitir o Sped vc precisa de dois certificados digitais, o do respresentante legal pela empresa e do contador. Qto a GARE vc pode recolher qdo quiser antes da transmissão. O numero de ordem do Diario continua a sequencia que já existe. O prazo até 30/06 é o prazo final para a transmissão do arquivo, porque qualquer problema posterior vc tem o protocolo de envio na mão e ai vc tem que retificar...
Isso é o que eu posso te informar por experiencia propria...
Abraços e boa sorte....
Camila

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 10:37

Olá Camila !

Muito obrigada pelas informoções, estão me ajudando sim, e muito. Estou perdidinha...

Agora preciso saber dessa "bendita" procuração. Vc não a fez ?

Quem sabe o sócio já tenha, nao sei onde consultar.

Talvez mais algum anjo da guarda possa estar de plantao..rs

super obrg ! e sorte à vc tb

MAYSA CRISTINA HORN

Maysa Cristina Horn

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 13:13

olá, estou a enviar o sped de uma empresa lucro real trimestral, devo gerar tambem 4 arquivos para o sped?

nos livros impressos deste ano que eu imprimi um para cada trimestre por exemplo do 1 tri ficou livro nr 13
2 tri 14
3 tri 15
4 tri 16
no sped fica como? livro nr 13?? ou livro nr 17?

muito obrigada
:)

IVANIZE DA SILVA REBOUÇAS

Ivanize da Silva Rebouças

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:20

Olá Maysa quero compartilhar com vc o meu conhecimento...

Para efeito de SPED os dados são enviados mês a mês independentemente da forma de tributação, quanto a numerção dos livros segue normalmente a sequência do último livro emitido (digital ou impresso).

IN DNRC 107/2008

JULIANE LOBO

Juliane Lobo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:31

bom dia....
a empresa tendo o certificado E-CNPJ A1 pode transmitir? ou tenho q solicitar o certificado so responsavel... em qual tipo E-CPF A1 ou A3?

Dsd já grata pela informação

Juliane Lôbo
Skype: juliane.lobo
JL Contabilidade
"Cuidando de sua empresa com responsabilidade"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:40

Maria Juliane da Silva Lobo

Resposta para sua pergunta já foi dado nos topico acima.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:46

Bom dia, Washington


Oi amigos estou com uma dúvida, o livro diário de uma associação sem fins lucrativos deve ser entregue com a SPED.

A resposta para sua pergunta está na mesma resposta que você ofereceu a Osvaldo Librandi, logo acima, em 14/05/2010:

Ola Osvaldo não deve apressentar,venho apresentar para vossa apreciação o conceito de associação imune.

http://www.mozartrussomanno.com.br/pdf/conceito_assoc.pdf

Abraços Washington.

Por acaso há outra pessoa utilizando o Fórum Contábeis com seu nome e login?
Faço esta observação porque é difícil (senão impossível) a mesma pessoa que deu uma resposta perguntar a mesma coisa que foi respondida por si mesma. Em caso positivo, vale lembrar que isto pode lhe causar dissabores.

Conclusão:
Não importa se for igreja, alguma fundação ou qualquer outra associação sem fins lucrativos, ponderando que o SPED está reservado às entidades com fins lucrativos; maiores detalhes (inclusive as referências legais) podem ser encontrados na resposta que direcionei a Mariana em 05/05/2010, neste mesmo tópico e numa postagem imediatamente anterior à sua.

Na certeza de que você se habituará a analisar as postagens anteriores para poder solucionar suas dúvidas com maior desenvoltura, agradeço pela atenção dispensada.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
IVANIZE DA SILVA REBOUÇAS

Ivanize da Silva Rebouças

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 09:00

Bom Dia, Maria Juliane!!

A reposta para sua dúvida esta na IN DNRC 107/2008 art.9 paragrafo 5


§ 5º Em se tratando de livro digital, esse deve ser assinado por contabilista legalmente habilitado e
pelo empresário ou sociedade empresária, conforme LECD, com certificado digital, de segurança mínima
tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil),
antes de ser submetido à autenticação pelas Juntas Comerciais;

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:26

Estou a procura de uma ajuda dos colegas.
Empresa no sistema do lucro real anual, estou com um problema no Sped Contábil, faço a geração do arquivo normal não ocorre nenhum erro ou advertência, faço o processamento do "diário+razão+balanço Patrimonial e a DRE"

1-Mas na hora de visualizar a "DRE", dentro do ambiente do Sped, não aparece o fechamento final em relação ao lucro final do periodo de 01/01/2009 a 31/12/2009, o relatório da Demonstração de Resultado do Exercício" do Sped lista a ultima conta e pronto.....não imprimi o resultado final....ou seja o lucro?

2-Minha outra duvida qual conta devemos relacionar no plano de conta referencial (SRF) que corresponde a conta de Apuração do Encerramento do Exercício (ARE)?

3-Em relação a provisão para IRPJ+CSLL, como os colegas fizeram, registraram em conta de resultado para aparecer na "DRE" do Sped, pois caso contrario a isto, saindo da propria conta de "ARE", não aparece no fechamento do resultado do Sped Contabil, foi o que eu vi...

Obrigado a todos os colegas,
Marcos

João Bosco de Barros

João Bosco de Barros

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 17:06

Oi pessoal,

Fui contratado por um supermercado para implantar o SPED Fiscal, eles já possuem um sistema que conheço bem, pois desenvolvi boa parte dele, principalmente a parte fiscal e contábil.

Porém, para configurar o cadastro de produtos, no tocante aos CSTs dos produtos, estou tendo dificuldades.

O CST do ICMS e do IPI não é problema, pois existem tabelas disponíveis nas páginas oficiais, o problema é o PIS e a COFINS, que apesar de sabermos as alíquotas e as bases de cálculos, não existe (pelo menos que eu saiba) uma tabela que especifique o produto e a forma de arrecadação, se o tributo é recolhido por substituição tributária, de forma monofásica, isento, imune, ou tributado com alíquota reduzida a zero.

Se alguém possuir esta tabela, poria me ajudar?

MUITO GRATO.

QUEM PLANTA RESPEITO COLHE DIGNIDADE.
MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 12:20

Estou com duvida na confecção do Registro "J150" do Sped Contábil, quem puder me ajudar:

Exemplo do Arquivo (site da Receita Federal do Brasil)

G - Livro Diário Geral (Completo, sem escrituração auxiliar)

Registro Tipo "J150" = DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO:
Começo do Registro "J150":
|J150|REC.VEND|1|RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA|270000,00|P|
|J150|IMP|2|IMPOSTOS|10000,00|D|
|J150|REC.SUB|2|RECEITA DE VENDAS|280000,00|P|
|J150|REC.001|3|RECEITA DE VENDAS INTERNAS|205000,00|R|
|J150|REC.002|3|RECEITA DE EXPORTAÇÃO|75000,00|R|
|J150|CUSTO|1|CUSTO DOS BENS E SERVIÇOS VENDIDOS|5000,00|N|
|J150|COM.001|2|COMPRAS DE INSUMOS|10000,00|D|
|J150|EST.FIN|2|ESTOQUE NO FINAL DO PERÍODO DE APURAÇÃO|5000,00|R|
|J150|REC.OPER|1|RECEITAS OPERACIONAIS|2059,99|P|
|J150|REC.003|2|JUROS RECEBIDOS|50,00|R|
|J150|REC.004|2|OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS|2009,99|R|
|J150|DESP.TOT|1|DESPESAS OPERACIONAIS|100215,00|N|
|J150|DESP.001|2|JUROS PAGOS A FORNECEDORES|100,00|D|
|J150|DESP.002|2|OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS|100100,00|D|
|J150|DESP.003|2|MULTAS|15,00|D|
|J150|RESULT|1|LUCRO ANTES DOS IMPOSTOS|166844,99|P|
Fim do Registro "J150"

Veja que no exemplo do arquivo que esta no site da Receita o registro "J150", que faz referencia a Demonstração de Resultado do exercício, não registra os valores de provisão para o imposto de renda e da Contribuição Social sobre o lucro, certo?

1-Mas qual é o procedimento correto, a provisão do IRPJ+CSLL deve ou não aparecer no arquivo do Sped Contábil (DRE) ?

Vejam que no Plano de Contas Referencial há estas 02 contas:
3.02.01.01.01.01.00- (-)Contribuição Social sobre o Lucro Liquido
3.02.01.01.01.02.00- (-) Provisão para Imposto de Renda - Pessoa Jurídica

Como os colegas então entregando seu Sped Contábil, em relação a "DRE"?

Obrigado, Marcos

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:31

Boa tarde,

Estamos preparando os arquivos do Sped Contabil (Validando), junto ao validador e da a seguinte mensagem.

Erro:

Campo: 7 - NIRE - Registro I30

Neste caso esta faltando o numero do NIRE, mas a empresa que estamos fazendo não possui NIRE - pois seu contrato e somente registrado no Cartorio de registro, pois se tratar de um Hospital.

Como proceder neste caso que ela não possui o numero do NIRE ?

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
João Fernando Grings

João Fernando Grings

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:17

Boa tarde,

A carteira de contador é considerada um certificado A3 para assinatura da escrituração digital ? No caso em questão o contador é sócio da empresa.

Grato!

Em tempo: Os balancetes mensais de suspensão/redução não são enviados na ECD ?

Daniel Bertuol Ramos

Daniel Bertuol Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 18:02

Ola colegas!

Vejam bem, tenho um cliente lucro real anual, por conseguinte obrigado ao SPED.
Eis que hoje dia 01/06/2010 recebi 2 caixas de documentos que o "financeiro" esqueceu de entregar.
Impossivel contabilizar tudo a tempo, entao fica minha duvida.

Será possivel transmitir o SPED e depois substituir?! pelo que diz a IN sim, mas nao sei se o motivo será plausível.

Obrigado

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 10:14

Ivanize
o contador e o empresário (ou sócios) devem assinar o documento com E-CPF. e-CNPJ não vale... a Carteira do CRC com suporte a identificação digital, somente vem com o suporte, deve ser solicitado a inclusão do e-CPF na mesma. Caso já venha, é como um e-CPF.

Para procurações, a mesma deve ser feita e protocolizada na Junta Comercial do seu estado. Procuração eletronica via e-CAC não serve para transmissão da ECD, que apesar de não haver nenhum impedimento, vai ser indeferida pela Junta.

Cleusa
-Respondi acima a pergunta sobre a procuração. Só não sei o modelo referente.
-A guia você gera no momento do envio. Enquando não efetuar pagamento, a junta não da inicio a análise do arquivo transmitido.
-Sim, deve ser a continuação dos livros. De acordo com autenticação da Junta ou Cartório.
-O dia 30/06/2010 coincidente com a data de entrga do informativo DIPJ , é a data para entrega do arquivo.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 09:23

Olá Vania,

o Sped deverá ser assinado com e-cpf do sócio + e-cpf do contador. Portanto as duas pessoas físicas deverão ter, cada qual, o seu e-cpf. Caso não possuam, é melhor providenciar rapidamente pois o prazo para o envio do sped é 30/06/2010.

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 09:30

Olá LUCAS !

Obrigada pela atenção, mas sobre a procuração, não localizei o seu post sobre ela....

Sobre esse assunto ui até a junta comercial, passei por diversas salas, tirei a certidao de breve relato e em nenhum lugar pude constatar quem realmente é o procurador na Jucesp. Nenhum funcionário conseguiu me dizer. Na certidao de breve relato, aparece o sócio como Administrador e com poderes para assinar os documentos da empresa.

Estou na esperança de que tudo dê certo no momento de enviar o arquivo.

Sobre a guia, me disseram que posso pagar qualquer Gare no valor de 13,00 e utilizar o no. de autenticação que vem nela, no momento do sped. ..

obrg

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 11:43


Obrigada pela atenção Sr. Messias !

entrei no link que orientou e talvez eu continue a entender de forma errada, pois leio e entendo deve ser uma gare no valor de 13,00 o código 370-0 (como os utilizados para a maioria dos serviços de autenticação de livros na Jucesp).

Desculpe, mas o Sr. poderia ser mais claro ?

grata !

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 5 junho 2010 | 09:39

Bom dia Cleusa
1 - para transmitir a ECD voce utiliza o programa Sped Contabil. Nesse programa voce vai validar, assinar, gerenciar requerimento e transmitir a ECD. No momento de enviar essa ECD deve ser assinada digitalmente pelo responsavel da empresa e pelo contabilista (certificado digital A-3)
No caso do responsavel da empresa eu utilizei o mesmo que é responsavel perante a Receita Federal.
2 - A GARe eu recolhi no Banco Nossa Caixa. No site da Junta Comercial do Estado de S. Paulo tem um modelo que mostra como informar na hora da transmissão o numero de autenticação da GARE. Esse modelo é baseado em um recolhimento no Banco Nossa Caixa.
3 - O numero de ordem do primeiro diario digital deve ser em continuação aos diarios em papel
4 - O prazo para envio é 30/6. Isto significa, que se voce tiver o comprovante de envio até esta data, pode ficar tranquila. Mesmo que a Junta ultrapasse esse prazo para devolver, sua obrigação estará cumprida.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 08:55

Cleuza e Oswaldo

Conforme o que está falando, se você desejar pode assinar duas vezes o SPED Contabil com seu certificado, sem nem sequer ter procuração, que ele irá transmitir igualmente. Porém a junta não vai deixar passar... A procuração tem de ser feita pelo sócio que assinar pela empresa, se for dois ou tres ou mais, devem ser no nome deles para a pessoa que tem o e-CPF para assinar no nome.
A procuração é simples, porém tem de ser enviada para a Junta Comercial do estado.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 09:32

Bom dia a Todos. Uma dúvida:

1 - Em uma empresa com dois sócios (Sociedade Empresaria Ltda) qual o codigo da tabela DNRC a utilizar para o responsável pela empresa para efeito do SPED:

203 - Diretor 203 - Creio que o correto seja esse, porém...

801 - Empresário - Penso que esse codigo é utilizado somente para empresas com um unico proprietário ( antiga empresa individual)


Desde já agradeço a ajuda.

Página 2 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.