x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 1.650

Sobre robotização da contabilidade

Flavio Almeida

Flavio Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 12:52

Pessoal!!

Nesses tempos pos modernos, gostaria de saber a opiniao de vocês sobre a robotização dos escritorios contabeis.
É um assunto novo, e que está em alta.

Concordam? Discordam? é algo que não tem volta?

Gostaria de ver a opiniao de voces, abrç

PAULO ROBERTO MELITO

Paulo Roberto Melito

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 13:55

Flavio,

Concordo com você. A robotização é uma tendência na contabilidade, assim como em todos os serviços do escritório (escrituração fiscal, folha de pagamento) e muitas outras atividades humanas.

Também tenho interesse nesse assunto.

Precisamos nos preparar para trabalharmos com sistemas e processos robotizados, ou parcialmente robotizados.

Se tiver mais ideias, conceitos ou dicas sobre isso, comente, por favor.

Cordialmente,

Paulo R. Melito

Contador -
Consultor Contábil Tributário
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 4 junho 2017 | 20:11

A robotização já é o presente.
Notas fiscais agora já são importadas automaticamente no sistema do cliente.
O contador de hoje faz papel de bobo entregando declarações que o governo já sabe o resultado antes mesmos de enviarmos.
O papel do contador agora não mais será o de escrituração, nem mesmo de consultor, uma vez que os próprios sistemas entregarão gráficos e relatórios muito mais superiores aos clientes do que jamais um contador conseguiria entregar.
Competir com maquina é impossível.

Hoje, o maior problema que as empresas têm são em relação aos lançamentos no sistema.
Portanto, se o contador, quiser insistir nesta área no futuro, área no meu ver que cada dia está mais morta e que nem o CRC se manifesta, este deverá procurar atuar como consultor tributário e analista de lançamentos contábeis ou intermediador de recursos humanos.

Eu mesmo, penso e estou agindo até, para sair fora da área.
Se quiser manter o pão seu de cada dia, diminua cada vez mais seu preço, feche cada vez mais contratos, atenda a 100 clientes para ter um salário mínimo, pois os gráficos e números não mente e o mercado contábil cada dia que passa caminha nesta direção.

Vamos ser realistas.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.