x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 1.054

Certificado digital obrigatório?

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 14:31

Fabio Junior, é necessário ver qual a necessidade sua... veja bem, para emissão de notas que não seja prestação de serviço é obrigatório ter o certificado digital.

Para assuntos relacionados a Receita Federal, você pode ter o código de acesso que dá para acessar o E-CAC como também uma procuração a favor de seu contador.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Fabio Junior

Fabio Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 14:41

Boa tarde Andrei! Agradeço muito por responder!

Então, eu trabalho apenas com serviços, não faço venda de produtos. Sobre a nota-fiscal, eu entro em um sistema online da prefeitura e emito as notas por lá...

O contador informou que o certificado é necessário para entrega do "ECD". Por favor, alguém poderia confirmar se minha empresa como optante do Simples Nacional, prestando apenas serviços e não tendo NENHUM funcionário sou obrigado a comprar esse certificado?

Agradeço novamente!

Fabio

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 14:26

Fabio Junior, olha, empresas do simples nacional não são obrigadas a entrega do ECD a não ser que tenham aporte de capital. Ocorre que seu contador pode estar querendo entregar a mesma, o que não o impede de fazer o mesmo já que possivelmente o mesmo já deve estar se adaptando a algo que vai se tornar obrigatório em alguns anos.

Seria interessante conversar com o mesmo e revisar essa questão, ou seja, questionar o por que dele entregar a ECD se não é obrigatório.

Agora se ele for entregar a ECD, realmente é obrigatório o certificado digital.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 08:15

Prezados, bom dia
Estou com a seguinte situação e gostaria de ajuda de algum colega.
Abri recentemente meu escritório, e um cliente novo me procurou solicitando serviços para encerramento da empresa que ele tem. Após algumas apurações, verifiquei que a empresa foi excluida do Simples e desde então nenhuma obrigação foi entregue. Ou seja, existem obrigações a serem entregues. O cliente solicitou que tudo seja regularizado (entregue) e então que seja feita a baixa.
Minha questão é: É necessário que ele tenha certificação digital, visto que por não estar mais no simples? Ou somente com minha certificação eu faço.
Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.