Bom dia
No dia 14/06 quando postei a mensagem, enviei uma reclamação para o fale conosco do simples nacional. Nao executei nenhuma das ações, pois quando tentei 2 dias depois, consegui imprimir normalmente.
Abaixo segue as orientações deles:
Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem.
O problema relatado pode estar relacionado aos requisitos tecnológicos mínimos exigidos, ao navegador ou à utilização de aplicativo de alimentação automática.
CONFIGURAÇÃO DO NAVEGADOR
Conforme Manual de ajuda do PGDAS-D e do PGMEI, (links abaixo) o sistema está habilitado para os seguintes navegadores:
- Internet Explorer 9.0.
- Navegadores baseados no Mozilla 5.0 (Firefox 2.0 e Netscape 8.0) ou versões posteriores.
COMO PESQUISAR A VERSÃO DO NAVEGADOR
- Internet Explorer: Ajuda > Sobre o Internet Explorer. Se a sua versão for anterior à 9.0, será necessária a atualização da versão. Se for posterior, acione o modo de compatibilidade e modo do documento igual a "internet explorer 9" (item a seguir).
- Google Chrome: Clique no ícone de menu (3 risquinhos no canto superior
direito) > Sobre o Google Chrome.
MODO DE COMPATIBILIDADE
No explorer, para versões posteriores, é preciso selecionar a opção de "modo de exibição de compatibilidade" (botão com uma figura de uma página partida ao meio ao lado da barra do endereço ou acessado em Ferramentas/configurações do modo de exibição de compatibilidade).
Outra alternativa é clicar em F12 e, dependendo da versão do navegador:
- em "Modo de Documento", selecionar "Padrões do Internet Explorer 9
- em "Emulação" > documento (ou modo de documento) > selecionar "9".
OBS - Em algumas situações verificamos que, ao fechar, o modo do documento retorna para o padrão anterior ( padrão 7, por exemplo). Neste caso, uma alternativa é apenas minimizar, não fechar, realizando as operações desejadas, até que seja acionado o suporte de TI da empresa.
APLICATIVO DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICA
Alguns contribuintes utilizam aplicativos para o preenchimento automático do PGDAS-D.
Neste caso, sugerimos que tente realizar a operação sem a utilização do aplicativo, a fim de verificar se o problema é decorrente do seu uso.
LIMPEZA DO CACHE
Sugerimos, ainda:
- ao iniciar a operação do sistema limpar a memória do navegador, utilizando as opções específicas de cada versão
- ao perceber problemas dessa natureza, reiniciar os aplicativos limpando as memórias locais e tentar novamente a partir do início, desde a autenticação no portal do Simples Nacional.
A seguir, listamos os passos para a limpeza de cache nos principais navegadores de Internet:
1. Abra o Google Chrome;
2. Na barra de ferramentas do seu navegador, clique no menu do Chrome; 3. Clique em Mais ferramentas > Limpar dados de navegação; 4. Na caixa exibida, clique nas caixas de seleção "Cookies e outros dados de site e plug-in" e "Imagens e arquivos armazenados em cache"; 5. Use o menu localizado na parte superior para selecionar a quantidade de dados que você deseja excluir. Escolha desde o começo para excluir tudo; 6. Clique em Limpar dados de navegação.
Internet Explorer
1. Abra o Internet Explorer;
2. Vá para o menu "Ferramentas" e dentro dele clique no item "Opções da Internet"; 3. Dentro da janela de opções, vá para a aba "Geral" e depois clique no botão "Excluir" dentro da opção "Histórico de navegação"; 4. Na tela de exclusão, Marque os itens do cache que deseja apagar e depois clique no botão "Excluir". Em algumas versões do Internet Explorer preciso clicar no botão "Excluir" correspondente ao item ou no botão "Excluir tudo"
para fazer essa etapa do processo;
Mozila Firefox
1. Abra o Mozila Firefox;
2. Clique no botão de menu do navegador, depois em Opções; 3. Selecione o painel Avançado; 4. Clique na aba Rede; 5. Na seção Cache de conteúdo Web, clique em Limpar agora.
ALERTA DE PÁGINA NÃO CONFIÁVEL
Se, ao acessar algumas páginas da RFB ou portal do Simples Nacional na Internet, o usuário encontrar avisos de segurança de Certificado Inválido ou Não Confiável, o motivo pode estar na cadeia de certificados desatualizada, instalada no computador utilizado.
Neste caso, você deve atualizar a cadeia de certificados.
Mais informações, acesse o link abaixo:
idg.receita.fazenda.gov.br
Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil