x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 3.811

SPED FISCAL - EFD ICMS IPI - ERRO NO REGISTRO OBRIGATÓRIO 0000 - AGRADECIMENTO

ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 21 abril 2022 | 11:48

Gostaria de compartilhar uma experiência que tive, que talvez possa ser útil aos demais

Hoje, tentei uma solução prática para um problema chato que acabou resultando em um novo problema.

Acontece que algumas notas de serviço do meu cliente estão com campo "COD_SERV" com o valor "|0000|", e isso retorna erro no sped dizendo que o valor no registro |B025| é inválido, e de fato é mesmo. Até aqui tranquilo...

A forma mais simples de resolver isso na maioria dos casos é simplesmente alterar de forma manual dentro do próprio  SPED cada campo onde ocorreu o erro, um por um. No entanto se tratam de umas 230 páginas com esse erro (uns 5 erros por página) em diversos registros |B025|. Daí resolvi "apelar" ao Excel.

Basicamente, o que eu tentei fazer foi abrir o arquivo gerado pela escrita fiscal "SpedFiscal(2022-03).txt", copiar o texto e colar no Excel na coluna "A". E em B1 eu coloquei a fórmula:

=SE(ESQUERDA(A1;6)="|B025|";SUBSTITUIR(A1;"|0000|";"|9999|");A1)

Resumidamente, essa fórmula busca pelo dado "|B025|" na linha e quando encontra, substitui na mesma linha o dado "|0000|" por "|9999|".
Puxei a fórmula para as linhas de baixo e até essa parte funcionou lindamente...
...graças a "magia" do excel em poucos segundos eu tinha um novo texto onde mais de mil erros foram corrigidos instantaneamente.


Meus problemas começaram depois que eu substituí o texto original do arquivo "SpedFiscal(2022-03).txt" pelo novo texto corrigido.
Salvei e ao tentar importar, não deu certo pois o SPED retornou seguinte erro:

"O registro Obrigatório 0000 não foi encontrado no arquivo no formato esperado pela EFD. Verifique se o arquivo corresponde a uma escrituração EFD"

Pesquisei por aí e descobri que 
"Quando o validador não encontra o registro 0000 na primeira linha ela indica que o arquivo selecionado não se trata de um arquivo do SPED. Para corrigir o problema certifique-se de que o arquivo selecionado para fazer a validação é o arquivo correto."

Mas acontece que o registro 0000 está sim na primeira linha. Portanto no meu entendimento o erro não deveria acontecer.
LITERALMENTE o primeiro dado da primeira linha do txt é |0000|, essa linha não foi alterada.

Daí resolvi fazer um teste prático e confirmei minha suspeita:
Gerei o arquivo novamente, e tentei importar, deu certo.
Daí daí abri esse mesmo arquivo e em seguida cliquei em salvar, sem alterar nada. (formato padrão pré selecionado "UTF-8")
E ao tentar importar retornou o mesmo erro novamente.

Minha primeira suspeita era de que existia alguma informação interna no arquivo referente a data/hora da ultima alteração, só que não...
...fiquei uns 30 minutos "matutando" o que poderia ser até que resolvi fazer uma busca no fórum, onde encontrei a resposta do coleta RENAN LANGER à um post de MÔNICA SANTOS:

www.contabeis.com.br

Na resposta ele instruiu a salvar o .txt com codificação ANSI

Funcionou perfeitamente e consegui me livrar dos erros.
Agradeço profundamente ao fórum que sempre me tem sido tão útil nos momentos em que mais preciso!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.