x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1.154

acessos 227.944

Sped-Pis Cofins Digital?

ALFREDO GOMES DA SILVA NETO

Alfredo Gomes da Silva Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 11:05

Tenho algumas dificuldades em ajustar estas informações em relação ao PIS/COFINS pois não consigo uma uma lista de produtos que contenha suas alíquotas de compra e venda, pois sei que carne suina, aves e carnes salgadas tem uma aliquota diferenciada, como posso conseguir uma tabela que contenha produto por produto as aliquitas de compra e de venda, pois tenho clientes do comercio varejista supermercado e estou com essa dificuldade.

Alguem pode me ajudar.

Alfredo Gomes.

MARIA DA PENHA EFFGEN BENACHIO

Maria da Penha Effgen Benachio

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 11:09

Ola, bom dia, me ajudem por favor, estou tentanto arrumar os erros para validar o SPED, me dizem uma coisa a apuracação do Pis e Cofins M100/M500 eu tenho q fazer manualmente no programa SPED, ou tem como ser arrumado no sistema da empresa, eu tento arrumar no programa, vou na linha e coloco os valores q pede, e dai da mais erro ainda, to ficando meio maluca com isso, não estou sabendo como resolver isso, se ma ajudarem ficarei mto grata.


Att



Penha

MARIA DA PENHA EFFGEN BENACHIO

Maria da Penha Effgen Benachio

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 11:23

Ola, bom dia,

Me ajudem por favor, estou tentando arrumar os erros para validar o SPED, me dizem uma coisa a apuração do Pis e Cofins M100/M500 eu tenho q fazer manualmente no programa SPED, ou tem como ser arrumado no sistema da empresa, eu tento arrumar no programa, vou na linha e coloco os valores q pede, e dai da mais erro ainda, to ficando meio maluca com isso, não estou sabendo como resolver isso, se ma ajudarem ficarei mto grata.



Att


Penha

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 11:52

Bom dia a todos

Começando a processar esse BBB-PIS/COFINS, surgiram algumas dúvidas:

1.) Existe XML de Conta de Luz para fazer a importação direta para o programa de escrituração?

2.) Alguém tem facil o NCM/SH de Energia Elétrica?

3.) Caso eu importe um XML de insumos que a empresa utilize, e neste XML não está destacado as bases PIS/COFINS (apesar de estar com CST 50), posso acertar manualmente para efetivar o credito? Ou precisaria solicitar ao fornecedor que acerte a NF?

Agradeço atenção e ajuda.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
JOÃO AUGUSTO DE SOUZA

João Augusto de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 12:49

Olá amigos.

Estou numa sinuca de bico.

Preciso validar o arquivo gerado para ECF PIS/COFINS.

Os meus clientes são varejistas (supermercados) cujas receitas são feitas atravéz da Registradoras, gerando o Cupom Fiscal.
Recebo deles, mensalmente, a fita resumo da Redução Z. Mas sei que é necessario um arquivo com os itens de cada cupom fiscal emitido.

Aí. acredito que vou me estrepar todo porque não consigo validar um arquivo sequer.

Gostaria de orientação para conseguir validar esses arquivos.

Obrigado desde já pela orientação.

João A. Souza

Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 13:02

Maria da Penha Effgen Benachio

Boa Tarde

se vc tiver fdificuldades de gerar o registro M pelo seu sistema o proprio PVA possui uma ferramenta que faz isso por vc a partir dos dados informados nos blocos A, C, D e F.

ESCRITURAÇÃO PIS/COFINS
- GERAR APURAÇÕES.

Att.

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 13:04

João Augusto De Souza

Boa Tarde

Vc precisa ver com o seu fornecedor de sistema qual o layout necessário para importar os itens do ECF e em seguida entrar em contato com os fornedores desses ECD e solicitar a geração do arquivo conforme orientação do seu sistema.

Att

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 13:10

João Augusto De Souza

Boa Tarde

Vc precisa ver com o seu fornecedor de sistema qual o layout necessário para importar os itens do ECF e em seguida entrar em contato com os fornedores desses ECD e solicitar a geração do arquivo conforme orientação do seu sistema.

Att

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Renato Mariano de Souza

Renato Mariano de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 15:55

Maria da Penha Effgen Benachio

Boa Tarde

Complementando a resposta do Adriano, a funcionalidade no PVA-Pis/cofins gerar a apuração atraves da opção:

- GERAR APURAÇÕES

Vai estar gerando automaticamento os blocos M 100 E M 500 e seus filhoes como ex.: M 105 E M 505 que representa os creditos e também vai criar o M 200 E M 600 que representa a contribuição do pis/cofins.

Lembrando se vc estiver venda ISENTA, ALIQUOTA ZERO, MONOFASICA E SUSPENSA teria que lançar manualmente M 400 e M 800, pois a opção de gerar apuração pelo PVA não preenche informações nestes blocos.

att.


Att.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 16:01

Pessoal,
Por favor, alguém pode ajudar-me nas dúvidas acima relatadas?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 16:49

João Augusto.

Também trabalho com supermercados.
Estou importando um arquivo de Reduções Z, faz tres dias.
Tem 225 mil itens, isso que nao é o meu maior supermercado.
Estou correndo com os programadores pra me gerarem urgente esses arquivos.

Aqui eu tenho assim:

- Arquivos xml de entrada (cliente tem que fornecer ou entao fazer a escrituração CORRETA das notas, em todos os seus itens);
-Arquivos de Redução Z, para as movimentações de cada caixa, dia por dia, com todas as apurações de ICMS basicamente;
-Arquivos de itens de cupom fiscal (milhares de itens)
-Arquivos de clientes e fornecedores conforme cadastro de cliente (tem que estar sempre atualizado)
-Arquivos de produtos, também sempre atualizados.

Quando faço a importação das empresas (caso seja do cliente direto) tenho que importar as notas fiscais e os itens de notas fiscais para apuração do credito. Depois tenho que importar as reduções Z e os itens dos cupons fiscais..

O segredo todo do SPED, a meu ver é CADASTRO.
Tudo tem qu estar perfeito.
Não estou apavorada ainda, mas nao gerei nenhum arquivo. Fui validando por partes no PVA, só por curiosa... Mas a gente tem muita coisa pela frente ainda....

Abraço a todos.

Andreia

(@Oculto)

Andreia Antunes Silva

[email protected]
Rosi Alves

Rosi Alves

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 12:06

Boa tarde!
Tenho um cliente que fará a geração e entrega do Sped Pis/Cofins na própria empresa.
O setor da escrita fiscal, apenas fez a conferência, a fim de verificar se os lançamentos estavam corretos e fez o lançamento normalmente no sistema, sem mencionar a base de cálculo para Pis/Cofins e referidos créditos.
Pergunto: Nos lançamentos contábeis, poderemos continuar efetuando o lançamento manualmente pelo total ou obrigatoriamente teremos que lança-las, conforme o arquivo do cliente, detalhando a base Pis/Cofins de cada nota?

Jean Carlos Brito Cezar

Jean Carlos Brito Cezar

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 14:46

eu já gerei de supermercado e já está pronto para transmissão, vc deve listar os erros que estão ocorrendo, no seu caso, são muitíssimos erros, deve-se verificar em que registro estão acontecendo a maioria dos erros.

Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 15:20

Jean Carlos

A maioria dos meus erros é de não preenchimento do registro 0200, que tem a ver com o cadastro de produtos. Mas não sei por que esta gerando esse erro, por que vem o cadastro do cliente, importamos no sistema e ele vai para o SPED. Problema todo que o pessoal do sistema demora para analisar e dar posição do erro..e eu fico de maos atadas..

Andreia Antunes Silva

[email protected]
Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 15:44

Pois é...é onde vou procurar..hehehe

Esse feriado me derrubou...tem esse monte de coisa pra fazer e a gente fica de folga em casa, na volta dá uma bobeira...
Hoje nao to rendendo nada...e ainda por cima os clientes me mandam arquivos com informações erradas, cadastros mal feitos e quase nada de arquivo xml. ..assim fica complicado...

Andreia Antunes Silva

[email protected]
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 16:12


1.) Existe XML de Conta de Luz para fazer a importação direta para o programa de escrituração?

2.) Alguém tem facil o NCM/SH de Energia Elétrica?

3.) Caso eu importe um XML de insumos que a empresa utilize, e neste XML não está destacado as bases PIS/COFINS (apesar de estar com CST 50), posso acertar manualmente para efetivar o credito? Ou precisaria solicitar ao fornecedor que acerte a NF?



Niguém pra dar uma ajuda?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Jean Carlos Brito Cezar

Jean Carlos Brito Cezar

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 16:16

1) Não existe

2) vc não precisa utilizar NCM para energia elétrica.

3) Vc mesmo pode acertar, afinal é vc que dá destinação a mercadoria, por tanto, se é insumo, vc pode se apropriar do crédito.

Otávio C. Freitas

Otávio C. Freitas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 20:48

Boa Noite! P O R F A V O R ! !

Sou coméricio varejista (Lucro Real) e na aquisição de fretes (na compra de mercadorias) qual código da tabela 4.3.7 devo usar para gerar o arquivo do EFD PIS/COFINS?
Creio que seja o código 14 (Atividade de Transporte de Cargas - Subcontratação), mas meu programador me disse que é o código 07 (Armazenagem de mercadoria e frete na operação de venda).
Qual destes códigos devo usar?

Desde já agradeço a todos,

Otávio Freitas.

Otávio C. Freitas
Otávio C. Freitas

Otávio C. Freitas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 21:07

Em relação as devoluções de compra (CST 49), meu sistema está gerando as notas de devoluções no Bloco C180.
Segundo o Guia Prático (pag. 67), os arquivos devem ser gerados no Bloco C100/C170 (individualizada) ou no Bloco C190 (consolidada). Segue trecho do Guia Prático:

Devolução de Compras.
Os valores relativos às devoluções de compras, referentes a operações de aquisição com crédito da não cumulatividade,
devem ser escriturados pela pessoa jurídica, no mês da devolução, e os valores dos créditos correspondentes a serem
anulados/estornados, devem ser informados preferencialmente mediante ajuste na base de cálculo da compra dos
referidos bens, seja nos registros C100/C170 (informação individualizada), seja nos registros C190 e filhos (informação
consolidada).

Caso não seja possível proceder estes ajustes diretamente no bloco C (como no caso da devolução ocorrer em período
posterior ao da escrituração), a pessoa jurídica poderá proceder aos ajustes diretamente no bloco M, nos respectivos
campos (campo 10 dos registros M100 e M500) e o detalhamento nos registros de ajustes de crédito (M110 e M510).
Neste último caso, deverá utilizar o campo “NUM_DOC” e “DESCR_AJ” para relacionar as notas fiscais de devolução,
como ajuste de redução de crédito.
Por se referir a uma operação de saída, a devolução de compra deve ser escriturada com o CST 49. O valor da devolução
deverá ser ajustado nas notas fiscais de compra ou, se não for possível, diretamente no bloco M. Neste último caso,
deverá utilizar o campo de número do documento e descrição do ajuste para relacionar as notas fiscais de devolução.


Assim, pergunto-lhes:

Gerando os arquivos no bloco C180, meu sistema está procedendo de maneira errada?

O trecho sublinhado quer dizer que devo deduzir o valor das devoluções do valor total das compras?

Otávio Freitas.


Otávio C. Freitas
Página 10 de 39

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.