x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1.154

acessos 227.944

Sped-Pis Cofins Digital?

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 07:33

João Freitas,

26. O PVA permite a edição de uma escrituração completa?

Na atual versão não. Contudo, a PJ poderá fazer o download de um dos arquivos mínimos disponibilizados no site do SPED PIS/COFINS, opção “Exemplos de Arquivos”. Ao importar este arquivo o PVA permitirá a edição e criação dos registros faltantes. Contudo a PJ deve observar que a data da escrituração (campos 06 e 07 do registro 0000) não poderão ser editados no PVA. Neste caso, proceda à alteração da data diretamente no arquivo texto.

Fonte: Perguntas e Respostas - EFD-PIS/COFINS

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 07:51

Pedro,

Em relação ao EFD-PIS/COFINS, agora chamado de EFD-Contribuições, veja a legislação abaixo.

Art. 4º Ficam obrigadas a adotar e escriturar a EFD-Contribuições, nos termos do art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, e do art. 2º do Decreto nº 6.022, de 2007:

II - em relação à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho de 2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado;

Portanto, as empresas enquadradas no lucro presumido, terão sua obrigatoriedade a partir de 1º de julho de 2012.

Fonte: IN RFB 1252/2012

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 12:38

Maria do Carmo Paulino Vaz,

Consta no Guia Prático 1.0.4

REGISTRO 1100: CONTROLE DE CRÉDITOS FISCAIS – PIS/PASEP
Este registro tem por objetivo realizar o controle de saldos de créditos fiscais de períodos anteriores ao da atual escrituração, bem como eventual saldo credor apurado no próprio período da escrituração.
O saldo de créditos deverá ser segregado por período de apuração, devendo, ainda, levar em consideração a sua origem e, no caso de créditos transferidos por sucessão, o CNPJ da pessoa jurídica cedente do crédito. A chave deste registro é formada pelo campo PER_APU_CRED, campo ORIG_CRED, campo CNPJ_SUC e campo COD_CRED.

Campo 06 - Preenchimento: Informe neste campo o valor do crédito apurado no respectivo período de apuração. Para períodos em que não houve transmissão da escrituração (períodos anteriores ao início da obrigatoriedade de escrituração), este valor deve corresponder ao lançado no respectivo demonstrativo DACON. Para períodos em que houve transmissão de escrituração o valor deste campo deverá corresponder ao valor do Campo 12 - VL_CRED_DISP, relativo ao mesmo COD_CRED do registro M100 do período de apuração do crédito, no caso de crédito apurado pela própria pessoa jurídica. No caso de crédito oriundo de pessoa jurídica sucedida, o valor deste campo deverá corresponder ao valor da soma dos Campos 07 - VL_CRED_PIS, relativos ao mesmo COD_CRED e CNPJ_SUCED do registro F800 do mesmo
período de transferência do crédito.


Para os créditos de Cofins, devem ser escriturados no REGISTRO 1500, também no campo 06.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:14

Adalberto boa tarde!! aos colegas também....

Preciso saber onde lançar créditos oriundos de:

pagto de aluguel;
despesas com insumos na prestação de serviços e serviços de terceiros,

No guia pratico diz que tem ser no bloco F, no pva n está habilitado pra informar manual e meus analista de sistema diz que tem lançar no pva...

Isso tá correto???

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:20

Vanessa,

Tem que dar pra lançar sim.
Verifique se você está em modo de edição.
Se não estiver, na parte superior do PVA abaixo do menu, existe um botão (uma caderneta) para começar a editar a escrituração, clique nele e insira os referidos crédito.

Espero ter ajudado.
qualquer dúvida entre em contato.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:33

A Receita tá doidinha...Hoje adiaram a entrega da Rais para 23/03/12...tá tudo uma loucura!!! Será que não vão adiar de novo esse bendito EFD???

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:38

Pois é..
eu vi essa noticia
Eu ainda acho q eles vao adiar
eu queria q adiassem pq aqui o negocio ta feio
ninguem se mexia antes de janeiro..peguei tudo do zero!
e meu sistema nao ta funcionando
nao consigo importar arquivos..
so validei 2 clientes ate agora..
ai fica complicado!

MAs se adiaram a Rais q ja ta no sangue dos contadores, acho q vao adiar o sped.

Andreia Antunes Silva

[email protected]
adriana lima de oliveira

Adriana Lima de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:42

Boa tarde,
socorrooooo rs

A minha duvida é referente a ECF,como devo fazer, pois no meu lançamento nao esta os itens e tenho muitos clientes posto de gasolina que utiliza ECF.
Sou obrigada a lançar os itens do ecf?o que devo pedir para os meus clientes?

Adriana Lima
Nogueira Jallas Assessoria Empresarial
RUBIA GUTOCH CAMARGO

Rubia Gutoch Camargo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:44

Boa tarde Adriana. Sim vc deve lançar item por item , no meu caso meu cliente tem um programa gestor na empresa. então eu pedi que ele gerasse um arquivo sintegra do mês em questão e importei pra dentro do meu programa.

Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:45

Adriana,

Eles nao usam um software que gerencia esses itens?
Só pedir para o programador a saída em um arquivo txt, pra vc importar para outro sistema (contabil)e depois enviar para o PVA

é o q acontece aqui, com os meus supermercados..

Andreia Antunes Silva

[email protected]
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 13:51

Vanessa,

Aluguel deve ser lançado no registro F100.
Conforme manual.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 14:28

No caso de uma empresa de construção civil, que recolher seus impostos sobre o regime de caixa, devo informar o faturamento mensal ou apenas os valores recebidos?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 17:01

Vanessa
Boa tarde

vc só vai conseguir editar ou incluir um registro F100 se o seu arquivo importado conter algum registro F100... caso contrario o PVA não libera para alteração ou inclusão.

solicite a area de TI que desenvolva esse registro.

Att

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 17:04

Ola Adalberto e Adriano,

Entendo que tem que ser lançado mas como é uma receita isenta de pis e cofins não seria somente lançar no registro M400 e não no das notas fiscais de serviços.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 18:10

Pessoal boa tarde!

Consultando a situação do mês Janeiro já enviado dá "encontra-se na base de dados". Significa que está tudo OK?

Outra: Vejam o que acham desta situação:
Industria recebe, por acordo Comercial de exclusividade, alguns produtos em BONIFICAÇÕES que lanço como insumos (Matéria Prima).
Na antiga apuração, tratava essas BONIFICAÇÕES como créditos, deduzindo da base de calculo, e jogava a contra-partida como Receita Financeira. No final dava na mesma, pois os créditos das BONIFICAÇÕES se zeravam com a Receita Financeira.
Na atual apuração, faço a importação do XML, que menciona PIS/COFINS com CST 50, mas não destaca base de calculo, zerando os valores PIS/COFINS correspondentes.
Fiz um teste no SPED e ele validou normal, tratando essas operações fora da Base de Calculo. Visualizei isso através das NF-e que lá estão devidamente importadas e no Relatório "Consolidação por CST". (Linha Total Aquisições/Custo/Despesas)

Bom final de semana a todos

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 07:07

Maria do Carmo Paulino Vaz

Bom Dia

As informações do Bloco M devem representar os dados informados nos Blocos A, C e D (oriundos de documentos fiscais) e do Bloco F (demais documentos).

Quanto as Receitas Isentas fique atenta ao CST e ao Codigo da Natureza da Receita que dese ser informada.

Att

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Vânia Fernandes

Vânia Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 09:08

Bom dia pessoal, ja entreguei 4 empresas do sped, mas as piores ficaram para resolver agora, tenho um restaurante que é uma filial, sendo assim tenho que entregar pela matriz, sendo que pela matriz não tenho nada lançado a matriz não tem movimento mensal, somente essa filial, não sei porque a matriz não está puxando as informações se ja informei o apelida da matriz na filial e da filial na matriz, e estou tendo mais problemas importei pelos arquivo da nota fiscal paulista as informações para o sistema está dando uma diferença de valores, modificou e muito o lançamento da ecf, vem como 19 cupons e umas informações que não estava acostumada lidar antes da importação alguém passou por essa situação e conseguiu resolver?, ou seja esses 19 cupões são considerados como itens?, e no caso das bebidas tanto para refrigerantes como para cerveja observei que as aliquotas estão todas com 18% e pelo que sei diferencia para 25%, mas não tenho como resolver isso agora, mas volta o meu problema, socorro, como devo proceder com esses cupons não está puxando nem un e medida. alguém teria uma solução????
Prorroga sped, Prorroga sped, ai que nervoso.

Emissão e lançamentos de notas fiscais entrada e saída, gerar impostos icms, ipi, pis, cofins, das, entrega de gia rotina fiscal, sped Contribuições.
Abertura e encerramento de empresas legalização.
Página 16 de 39

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.