x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1.154

acessos 227.944

Sped-Pis Cofins Digital?

PRISCILA ROCHA GARRIDO

Priscila Rocha Garrido

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:14

Por favor alguem pode tirar uma duvida? Todas as minhas empresas são lucro presumidos, porem não estou conseguindo fazer o cadastro das mesmas no sitema da receita pois precisa ser colocado o IE (INSCRIÇÃO ESTADUAL) porem como todas as minhas empresas são SERVIÇOS MEDICOS, não possui esta inscrição. E pelo que percebi a receita não fez nenhuma atualização, referente a esse SPED. O que devo fazer, alguem pode me ajudar???

Atenciosamente:

Priscila

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:25

Priscila

As respostas em 29 de maio do colega Stephan Gerbautz não foram o suficiente para validar sem Inscrição Estadual?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
PRISCILA ROCHA GARRIDO

Priscila Rocha Garrido

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:41

Boa Tarde

Marco infelizmente não consigo fazer essa importação que nosso amigo Stephan me sugeriu, e me informando no sistema que utilizo para lançamentos PHOENIX CONTIMATIC me informarão que a receita ainda ñ havia liberado o layout para empresas de lucro presumido. Estou muito preocupada pois o tempo é pouco e não consegui nem entrar no sistema por conta do impedimento do IE.

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:48

Priscila,

A versão 2.0.1 do SPED-Contribuições, que comtempla a escrituração das empresas do "Lucro Presumido", ainda não foi disponibilizada, mas será ainda este mês.

Transcrevo abaixo a notícia publicada no Sítio do SPED.

A versão 2.0.0 ainda não contempla os registros F500 e F550, para a escrituração do PIS/Pasep e da Cofins pela pessoa jurídica tributada com base no Lucro Presumido (regime de caixa ou competência), cuja versão (2.0.1) será disponibilizada no mês de junho de 2012.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Cíntia Cilene

Cíntia Cilene

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:50

Pessoal, eu tenho 2 empresas que vendem mercadorias. Na minha escrituração tenho 4 CSTs de saída e 3 de entrada:
01 - tributado com alíq básica
04 - Revenda de produtos monofásicos
06 - Tributável a alíq zero
49 - Outras operações de saídas (uso para devolução de compras)

50 - Operação com direito a crédito
70 - Operação de Aquisição sem direito a crédito (usamos para compra de monofásicos)
73 - Aquisição a alíquota zero

Eu gostaria de saber como deve ficar o relatório do SPED com relação aos CSTs 04/06/70/73. Deve ter base de cálculo ou devemos colocar sem base de cálculo (só com o campo valor dos ítens preenchido)?

PRISCILA ROCHA GARRIDO

Priscila Rocha Garrido

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:18

Adalberto José Pereira Junior, muito obrigado, agora fico um pouco mais tranquila, porem espero que este sistema seja facil de manusear, pois o tempo é curto e as empresas muitas, rsrsr...

Novamente agradeço a atenção.

Att: Priscila

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:55

Amigos, só me ajudem a tirar essa duvida: a partir desse mês, todas as empresas têm que informar no Sped os valores de INSS tambem? Trabalho com duas empresas do ramos de construção civil (lucro real) , elas terão que acrescer essa informação ao Sped????

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Diogo Alberto Simoni

Diogo Alberto Simoni

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 08:56

Cíntia Cilene bom dia, só uma observação, referente aos CST's do PIS/COFINS, você deve vincular o CST das entradas com o tipo de receita, então se você tiver uma entrada com direito a crédito vc vincula ela com o tipo de saída, por exemplo saída tributada, alíquota zero, suspensão, etc...

Por exemplo:
Digamos que você venda um único produto, e este seja tributado a alíquota zero, e alguma matéria prima utilizada na fabricação do mesmo seja tributado a alíquota normal, de acordo com a legislação do PIS/COFINS você tem o direito de utilizar o crédito da entrada, então o CST da entrada desta matéria prima será 51 (Operação com direito a crédito vinculado a receita não tributada no mercado interno).

Obs.: Operações tributadas a alíquota zero são consideradas como não tributadas, e os créditos vinculados a receita não tributada podem ser compensados com outros tributos ou ressarcidos.

Atenciosamente.

Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 09:19

Adriana Lima de Oliveira, bom dia

Tenho varios clientes de contabilidades do lucro presumido que validam e validaram bem como transmitem de forma facultativa desde o PVA 1.04.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 09:54

Bom dia a todos os colegas,

Trabalhamos com 2 sistemas diferentes um para NFe e outro para CTe, conseguirei levar as informações destes 2 programas para o Validador do PIS e COFINS?
Não tive como veirificar ainda pois o da NFe ainda estamos parametrizando o do CTe já fiz testes e valida normal, mas não sei se o Validador conseguirá juntar as informações de 2 ptogramas diferentes.

Agradeço

LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 10:07

Amigos, uma duvida. Tive em reunião com a empresa de ERP que esta instalado em um de meus clientes. Matriz e Filial, porem o pessoal do sistema me comentou que não poderá fazer a integração das vendas pois segundo eles o cadastro de produto não esta "batendo".(exemplo: Batata código 1352 na Matriz, e 1485 na Filial)porem as NCMs, e Código de Barras estão corretos) Eles irão gerar o arquivo TXT e eu terei que fazer a importação em meu sistema de contabilidade. Meu sistema contábil faz a importação e integração. Minha duvida e se realmente a informação deles esta correta. Os amigos podem me ajudar sobre isso.
Ha, Adriana obrigada pela informação.
Li.

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 15:42

Boa tarde,
Li esta pergunta no site da SPED EFD-Contribuições e não entendi, algum colega poderia me explicar?

Pergunta 27 - O PVA permite a edição de uma escrituração completa?


Na atual versão não. Contudo, a PJ poderá fazer o download de um dos arquivos mínimos disponibilizados no site da EFD-Contribuições, opção “Exemplos de Arquivos”. Ao importar este arquivo o PVA permitirá a edição e criação dos registros faltantes. Contudo a PJ deve observar que a data da escrituração (campos 06 e 07 do registro 0000) não poderão ser editados no PVA. Neste caso, proceda à alteração da data diretamente no arquivo texto


Desde já agradeço.

Vânia Fernandes

Vânia Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 17:37

Socorro!!!
Estou tendo muito problema com sistema que uso, não consigo importar o arquivo XML das notas de serviço empresa de Guarulhos, está sendo um caso sério, nenhum mês entreguei com a informação das notas de serviço, pois meu sistema está dando erro ao importar e é uma grande quantidade para fazer manual, alguém teria uma outra maneira para passar para o sistema.
Tem alguma informação de atualização do sped pis e cofins para empresas do Lucro Real? que será entregue agora dia 15/06. e com relação as empresas do Lucro Presumido será usado o mesmo programa do sped?

Emissão e lançamentos de notas fiscais entrada e saída, gerar impostos icms, ipi, pis, cofins, das, entrega de gia rotina fiscal, sped Contribuições.
Abertura e encerramento de empresas legalização.
Vânia Fernandes

Vânia Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 17:37

Socorro!!!
Estou tendo muito problema com sistema que uso, não consigo importar o arquivo XML das notas de serviço empresa de Guarulhos, está sendo um caso sério, nenhum mês entreguei com a informação das notas de serviço, pois meu sistema está dando erro ao importar e é uma grande quantidade para fazer manual, alguém teria uma outra maneira para passar para o sistema.
Tem alguma informação de atualização do sped pis e cofins para empresas do Lucro Real? que será entregue agora dia 15/06. e com relação as empresas do Lucro Presumido será usado o mesmo programa do sped?

Emissão e lançamentos de notas fiscais entrada e saída, gerar impostos icms, ipi, pis, cofins, das, entrega de gia rotina fiscal, sped Contribuições.
Abertura e encerramento de empresas legalização.
Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 18:11

Valéria, boa noite.

Possivelmente as perguntas respostas não estão atualizados, i.e. refere-se a versão do PVA 1.0.7.

O PVA 2.0.0 permite abertura de uma nova escrituração ou então seu sistema irá gerar um arquivo "sem movimento" de acordo com o mês que deseja digitar.

O PVA 2.0.0 também permite edição de um arquivo de texto previamente gerado que não tenha erros de estrutura.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 18:40

Amigos boa noite: Um contador de uma empresa, me falou o seguinte: Mesmo se o fornecedor me enviar uma mercadoria que no cadastro da empresa que a comprou esta correto, (Exemplo, o produto X e tributado ao PIS e Cofins) , e tal fornecedor me mandou com uma NCM diferente, porem o produto e o mesmo, ou seja, X, segundo este contador, eu terei que seguir a risca o que meu fornecedor me mandou, mesmo estando errado.

Ao meu ver amigos esta errada esta colocação que ele falou, imaginem meu cadastro esta correto, com as NCMs e tributações, já vendi os produtos tributados e no meio do mês eu mudo a tributação dele? Gente esta correto isso? Abracos.

Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 19:34

Lisaura Aparecida Virgilio, Boa Noite.

Cada empresa utiliza seu cadastro de produto. Tem programas que importam tudo que está no XML - inclusive cadastro de produto: imagine a aquisição do mesmo produto de uma industria e em outro ocasião de um atacadista. Tem empresas que ainda não atualizaram seus códigos NCM para TEC 2012.

Prevalece a codificação do declarante e ainda se faz o registro conforme "ótica" do declarante (conforme guia prático).

Evidentemente, tem contabilistas que 'querem receber tudo pronto" e neste ponto certamente é mais fácil de copiar os dados do fornecedor. Certamente uma opção do "suicida".

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:37

Bom dia Stephan,
Me desculpe mas ainda não entendi como funciona este download de um dos arquivos mínimos disponibilizados no site da EFD-Contribuições.

Meu caso: nos nossos XML das NF já sai com as informações do PIS e COFINS, mas não temos nada do SPED. O que eu consigo com este download da RF? Tem alguma maneira de aproveitar este XML que tenho? Ou o pessoal do programa através deste XML tem que gerar um TXT para eu conseguir importar para a SPED?
Fiquei confusa.

Mais uma informação: tenho 2 programas distintos um para NFe e outro para CTe,consigo levar as informações dos 2 para a SPED cada um de uma vez?

BRENER LAMAS DE SOUZA

Brener Lamas de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:50

fiz um lançamento de uma nota de devolução de de vendas dentro do PVA 2.0, e gerei apuração, pórem nada alterou, alguem sabe informar se tem que reparar algum detalhe que eu não tenha percebido?

ANDREIA

Andreia

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:53

Obrigada pelas respostas pessoal!!!! afinal é a única forma de ajuda, pois a Receita Federal só sabe liberar os programas, mas para auxiliar nunca tem ninguem... Valeu!!!! boa sorte a todos este mes, afinal já temos novamente: ECD, FCONT. ..

Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 14:22

Brener Lamas de Souza, boa tarde
se a devolução refere-se a compensação do valor do tributo, deverá utilizar o registro M220.

Se for cst 06 a 09, por meu entendimento não tem como lançar.

Gostaria saber qual foi o lançamento.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
JOSIMAR GOMES VALERIANO

Josimar Gomes Valeriano

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 14:34

Boa tarde

Estou com uma duvida e espero que possam me ajudar. É o seguinte trabalho em um supermercado tributado pelo LUCRO REAL, quando compro carnes de frigorificos sei que tem suspensão de PIS e Cofins, tanto suina, bovina ou aves, porem me surgiu a seguinte duvida, quando adquiro estas carnes de algum distribuidor de alimentos, como devo me apropriar de creditos? ou não existe creditos a apropriar?


aguardo retorno

Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 14:59

Valéria, boa tarde:

O arquivo para download da RFB - embora nunca utilizei - é um arquivo (deveria ser) com os registros necessário para importar e lançar seus dados.

As informações do arquivo XML da NF-e e CT-e serão convertidos para um único arquivo de texto, que será importado pelo PVA.

As informações do XML gerados pelo emissor normalmente são disponibilizados em forma de arquivo de texto. Portanto este arquivo de texto não serve para importação do PVA.

Exemplificação:

Uma empresa não obrigado a SPED FISCAL deverá gerar o arquivo SINTEGRA com todas as entradas e saidas de emissão própria e de terceiros.

Os dados da NF-e e CT-e (registros 70 e 71) são suficientes para importar o arquivo EFD Contribuições.

Adicionalmente deverá utilizar o arquivo txt ou xml para complementação de dados adicionais como código municipio, chaves etc.

Meu sistema trabalha como lucro presumido: registra toda movimentação pela base documental e gera os registros de ajuste (M220) pelo registro de entradas.

Adicionalmente tem um modulo gerencial que codifica os registros referente Pis/Cofins com base de NCM e/ou CFOP.

Enfim, todos os dados importados deverão estar disponíveis no banco de dados de onde se gera o registro fiscal e contábil.

No meu entendimento ha uma separação onde o contribuinte gera os registros fiscais (SINTEGRA, MFD, Arquivos das notas) e a funcionalidade da Contabilidade que gera as diversas apurações.

Hoje tenho vários clientes que precisam meses para gerar o arquivo SINTEGRA (sem codificação Pis/Cofins) - imagine eles fazer o arquivo EFD Contribuições. Pois bem, se eles querem fazer no contribuinte, então eles geram SPED FISCAL (mesmos desobrigado) e a EFD (Contribuições) com a mesma totalização de valores fiscais. Se os valores de ambos arquivos forem diferentes, então é crime fiscal.

A responsabilidade das informações declarados e transmitidos é do contador.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 15:06

Josimar Gomes Valeriano, boa tarde.

Não tenho clientes do lucro real. Mais entendo que um item de produto tem código CST-Pis/Cofins 09 (Receita) na entrada terá que lançar correspondente.

Utilizando este critério, com base de uma tabela de NCM codificada o caminho seria este.

Tem itens que tem Pis/Cofins destacado mais não pode aproveitar - depende da operação.

Resumindo, defindo as situações de cst 06 a 09, os demais são tributadas com regras específicas. Regras envolvem CST, DESTINATÁRIO, CFOP e/ou Aplicação específica.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
BRENER LAMAS DE SOUZA

Brener Lamas de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 08:32

Sr. Stepham, realmente eu nao lançei no registro M220, fiz o lançamento no registro de entrada das notas de compras, da proxima vez vou tentar fazer o lançamento no M220.

Muito Obrigado pela atenção!

Andreia Antunes Silva

Andreia Antunes Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:34

Josimar

Quanto a esses créditos, você utiliza 40% para carnes e 12% para suínos e frangos.

Por exemplo, quando lanço uma nota no sistema e no SPED, eu deixo a mesma base de cálculo e mexo na aliquota para os creditos de entrada, ou seja, 0,66%PIS carnes e 3,04%Cofins, carnes. Para frangos e suínos
0,198%PIS e 0,912%Cofins.

Andreia Antunes Silva

[email protected]
Página 28 de 39

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.