x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 259

acessos 184.064

Envio sefip no conectividade ICP

VALERIA CRISTINA ESTRADA DE OLIVEIRA

Valeria Cristina Estrada de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 22:02

BOA NOITE, estou tentando acessar o conectividade icp mas nao consigo. sera que tenho que cadastrar meu computador na caixa primeiro.na hora que tento acessar o conectividade icp ja aparece um erro logo de inicio e nao consigo nem entrar. sera que alguem pode me ajudar?

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 09:56

Bom dia a todos,
Estou com um problema e preciso da ajuda de alguém. Alguém já conseguiu transmitir o SEFIP através do E-CPF?
Somos um escritório de contabilidade. Nossos clientes forneceram procurações para o CNPJ do escritório. Pelo CNPJ do escritorio, consigo transmitir o SEFIP normalmente.
Porém, nós substabelecemos essas procurações para o E-CPF da colaboradora responsável pelo DP dos clientes, para que ela possa transmitir.
Quando entramos no Conectividade ICP através do E-CPF dela e selecionamos um cliente, não aparece a opção "Nova Mensagem" para que possamos enviar SEFIP ou GRRF. Já aconteceu com alguém? Como vcs resolveram?
Muito obrigada!
Thaís

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 10:21

Thais Destro Marques Silva Bom Dia;

Para a procuração ser substabelecida do e-CNPJ para e-CPF (funcionária) como no caso citado acima;

A funcionaria deveria ter efetuado a solicitação de inclusão do numero do PIS/NIT, quando solicitou seu e-CPF;

A caixa vincula o e-CNPJ com o e-CPF através do vinculo da conta de FGTS entre as partes;

Caso ela não tenha efetuado a solicitação de inclusão do PIS/NIT no ato de solicitação do certificado, ela devera adquirir um novo certificado utilizando este procedimento para poder receber o substabelecimento da procuração do escritório contabil;

Abraços

Att

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 10:39

Olá Eduardo,

Então, mas o E-CPF dela tem o nº de PIS. Como faço para "ligá-la"?

Ela consegue acessar as empresas das procurações substabelecidas normalmente, por ex, acessar "comunicação do trabalhador", "solicitar extrato do FGTS", etc. A única opção que não aparece é a "Nova mensagem" na Caixa Postal para envio de arquivos SEFIP e GRRF. Vc sabe alguma solução?
Obrigada!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 11:58

Thais Destro Marques Silva;

Estranho.. pois o serviço de caixa postal tambem era para estar liberado; O Mesmo foi marcado ao substabelecer a procuração?

Foi seguido o procedimento: Empresa estabelece procuração ao escritório, escritório clica em procurações, substalecer procuração, seleciona a empresa e substabelece esta ao e-CPF?

Abraços

Att

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 12:38

Eduardo,

Vc já fez com E-CPF?

Sim, fizemos este procedimento da maneira que vc citou...
A única opção que não consta é a "Nova mensagem".
Aí no seu trabalho vc consegue acessar com E-CPF normalmente?

Alguém já conseguiu fazer por e-cpf o envio do SEFIP?

Obrigada!

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 13:12

Boa tarde

Para transmitir o arquivo a pessoa deve ter o perfil da contabilidade (não a acessar a empresa que será enviada) e no aplicativo deve ter o mesmo responsável deste perfil (contabilidade).

Também é muito importante notar que uma PF ampla apenas poderá utilizar a funcionalidade “Nova Mensagem” do menu “Caixa Postal”,
para envio de arquivos SEFIP ou GRRF, por exemplo, quando estiver acessando uma procuração cujos poderes pertençam ao seu próprio
empregador. Abordaremos melhor esse assunto a seguir, no item 2.4.2 destas Orientações ao usuário.


Envio de arquivo SEFIP por procuração eletrônica – PF ampla - Exemplo 2:

Agora vamos imaginar que a empresa Negócios e Coisas S/A utiliza os serviços de um escritório de contabilidade e lhe solicitou que gerasse e transmitisse à CAIXA um arquivo SEFIP contendo as informações de arrecadação do FGTS de determinada competência para seus empregados. No campo “Responsável” desse arquivo, portanto, consta o CNPJ do Escritório de Contabilidade Coralina LTDA.

Da mesma forma, este arquivo poderá ser enviado por uma PF ampla. Porém, neste exemplo a PF ampla deverá ter uma procuração, contendo os serviços de envio de arquivos, que lhe tenha sido concedida pelo Escritório Coralina LTDA, diretamente (outorga) ou por meio de seus colegas (substabelecimento).

Assim, a PF ampla empregada do escritório, ao acessar a procuração eletrônica, passará a ser identificada com o CNPJ do escritório, em função da procuração, de forma que o sistema entenderá que o CNPJ representado pelo usuário PF amplo coincide com o CNPJ constante no campo “Responsável” do arquivo, sendo o arquivo transmitido com sucesso.


downloads.caixa.gov.br

O governo é reflexo de seu povo.
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 13:54

Thais Destro Marques Silva Boa Tarde;

Não efetuei o procedimento ainda;

Até tentei fazer o mesmo agora para lhe auxiliar, porem estou encontrando problemas pois o e-CPF do funcionário ainda não tinha acessado o sistema da caixa. (Sou o responsavel pelo escritorio, então faço o envio do proprio e-CNPJ);

Veja algumas orientações que talvez possam lhe auxiliar, na janela de "procurações" do portal icp, clique na ultima opção, "Manual", depois em "3.1.3 Substabelecer Procuração";

Substabelecer Procuração
Repasse de poderes de PJ para PF: escritório de contabilidade que recebeu poderes de uma empresa (PJ) e os repassa a um empregado seu (PF), para que este faça o envio dos arquivos SEFIP, solicitação de extratos, etc.


Deveria estar funcionando normalmente; Acredito que seja algum outro detalhe.. Sugiro entrar em contato com o suporte tecnologico da caixa atraves do fone 0800 726 0104, para revisar seus procedimentos, ou verificar alguma mudança;

Abraços

Att

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 15:02

Olá Deutschmann,

Como assim "perfil contabilidade"?
Vc diz que temos que outogar uma procuração do CNPJ do escritório para a funcionária com E-CPF?

Mas aí ela terá acesso aos arquivos que o próprio escritório enviar, dos seus prórpios funcionários, o que não seria adequado, ex SEFIP, com as informações de todos os demais funcionários do escritório...

Obrigada!

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 15:30

Thais

Não conheço a hierarquia da sua empresa, mas a procuração poderia ser especificada para apenas enviar os arquivos GRRF e SEFIP. Assim essa pessoa, apenas, poderia enviar esses arquivos.

O governo é reflexo de seu povo.
Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:20

Deutschmann,

Acabei de fazer um teste como vc indicou. O escritório outorgou para a funcionária do RH poderes somente para envio de SEFIP e GRRF. Quando entro pelo E-CPF dela, consigo enviar o SEFIP e a GRRF, porém, se eu for no "Itens Enviados" consigo visualizar todos os arquivos já enviados pelo escritório, sendo que estes arquivos contém, dados e informações de funcionários que são colegas dela de trabalho. Não é adequado que as informações do próprio escritório fiquem abertas deste modo.
Deve haver algum jeito por meio do substabelecimento das procurações mesmo, já que todas as outras funcionalidades estão "ok". Todas as procurações que o escritório recebeu por outorga (eCNPJ) já foram substabelecidas para a funcionária do RH (eCPF) e tudo funcionou normalemnte, menos a opção "Nova Mensagem" na Caixa Postal.
Se vcs tiverem outra dica ...
Vou ligar no 0800.
Estou quase ficando maluca para resolver isso.

Obrigada!

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:39

Algué, sabe se consigo excluir os arquivos do "Itens Enviados"? Porque eu não posso deixar os arquivos do meu escritório abertos com informações dos funcionários para que os colaborades que fazem o RH dos clientes possam acessar...

tatiane mendes pereira

Tatiane Mendes Pereira

Prata DIVISÃO 2, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 11:26

Thais ou Eduardo,
Pelo que andei lendo vi que vcs estão bem entendidos no assunto, e eu estou super por fora, trabalho no departamento pessoal de um escritório que terá apenas duas empresas com mais de 10 empregados, e não sei nem por onde começa, essas empresas já tem o certificado digital, até ja fiz uma movimentação do fgts pelo site da caixa, mas como proceder com o sefip, eu tenho que baixar um programa ou é pelo site da caixa mesmo? antes eu tenho que fazer a procuração?
Espero que podemos ter um bom contato.
Atenciosamente;
Tatiane Mendes.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 12:01

Tatiane Mendes Pereira Bom Dia;

O sistema da sefip é o mesmo;

O Envio é feito através do portal conectividade social (on-line), no serviço de "caixa postal" disponibilizado na página principal;

Para realizar o envio destas empresas com mais de 10 funcionários, antes você tera que fazer o acesso com o certificado digital das empresas e ourtogar a procuração eletronica em favor do e-CNPJ do escritório contabil, delegando os poderes para realizar esta operação de envio e outras opções;

Para saber como enviar verifique este artigo Como enviar a sefip e grrf pelo novo portal ICP; (clique para acessar);

Abraços

Att

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 11:29

Olá pessoal!
Acho que vou resolver meu problema, para isso, preciso que alguém me ajude rsrsrs
Dúvida: Se uma pessoa abrir o "Itens Enviados" no conectividade ICP (meu funcionário, que estará com uma procuração outogada pelo escritório para transmitir GFIPs e GRRFs) e salvar o protocolo "xml" na máquina dele e tentar abrir pelo programa do SEFIP, mas ele não tem o arquivo original na maquina dele, ele consegue acessar o RE dos trabalhadores?

Pergunto isso porque se eu der acesso à minha caixa postal para uma funcionária que trabalha no DP para fazer os clientes do escritório, essa funcionária terá acesso aos meus itens enviados, ou seja, às informações de FGTS e salários dos colegas dela do escritório e ela não pode ter essa informação pois é confidencial. Eu gero os arquivos SEFIP do escritório no meu computador, em uma rede a qual ela não tem acesso. Será que ela consegue abrir meu protocolo "xml" no computador dela sem ter o arquivo original que gerou o "selo" para transmissão pelo conectividade social ICP?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 16:19

Tatiane Mendes Pereira Boa Tarde;

Você deve ourtogar a procuração do seus clientes para o e-CNPJ do escritório;

Caso o escritório seja individual, sera necessário um e-CPF contendo o numero do CEI do escritório (caso contrario não sera possivel acessar o portal do empregador, caixa postal e demais serviços), onde você ira ourtogar a procuração dos seus clientes para o e-CPF do seu patrão neste caso;

Abraços

Att

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 16:55

Estou conseguindo também, deu um pouco de trabalho, mas está dando certo agora.....

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Ricardo

Ricardo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 17:12

Olá a Todos
Tenho a seguinte situação para tres clientes:

Dois são empregadores rurais e possui um funcionário e não pretende dar a conta por um bom tempo.
Outro é pessoa fisica com empregada doméstica com opção de recolhimento de FGTS e tambem não pretende dispensar.

Pergunto:
Posso enviar a sefip e gerar a GRF para eles no certificado E-CNPJ do escritório para fins de recolhimento do FGTS.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 18:47

Ricardo Boa noite;

Correto, voce podera enviar a sefip e gerar a GRF atraves do seu certificado do escritorio e-CNPJ;

Porem para retirar extratos, movimenta a conta, sera necessário uma chave .pri;

Para domésticas e CEI com menos de 10 funcionarios as agencias da caixa tambem deverao emitir a chave .pri (certificado digital no padrão proprietário CAIXA);

Verifique o aplicativo (Precert.exe clique aqui;)

Abraços

Att

Página 4 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.