x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 12

acessos 10.439

Certificado digital para entrega EFD Pis/confins

LENIR STURMER

Lenir Sturmer

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 14:14

Boa tarde

Caros colegas, conforme sabemos temos mais uma obrigação fiscal para entregar em 2012 ref. EFD Pis/cofins, gostaria de ver com vcs se alguém pode me esclarecer por que só podemos usar o certificado digital A3 e não o A1, não tenho muito conhecimento sobre certificados digitais, por isso fiquei indignada, quando li sobre isso no Guia do EFD. Em virtude que meus clientes que são obrigados, todos já possuem o A1, o qual fizeram por causa da conectividade caixa. Existe alguma razão técnica para isso? ou é mais uma falta de respeito com a nossa profissão, e nosso trabalho? Att lenir

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 19:16

Boa noite Lenir

A principal diferença entre os certificados A1 e A3 é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. (método de encadeamento das ações necessárias ao cumprimento de uma tarefa, que produz uma solução para um problema através de etapas que permitem decodificar ou codificar um arquivo, de forma a impedir sua compreensão pelos que não possuem seu par de combinações).

No certificado tipo A1 o par de chaves pública/privada é gerado em seu computador, no momento da solicitação de emissão do certificado. A chave pública será enviada para a Autoridade Certificadora (AC) com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada ficará armazenada em seu computador, devendo, obrigatoriamente, ser protegida por senha de acesso. Este certificado é instalado no mesmo computador onde foi efetuada a solicitação do certificado e tem validade de 1 (um) ano.