x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 89

acessos 18.744

Prorrogado prazo Conectividade icp-brasil

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 10:05

Caixa publica Circular sobre o uso
da Conectividade Social ICP
Fenacon



Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje 26/12 a Circular nº 566 da Caixa Econômica Federal que determina como facultativa a migração de empresas optantes pelo Simples Nacional com até 10 empregados para a Conectividade Social no novo padrão ICP, até junho de 2012. Essa decisão foi tomada devido a necessidade de adequação nos sistemas da Caixa.

Segue a íntegra do documento

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

VICE-PRESIDÊNCIA DE FUNDOS DE GOVERNO E LOTERIAS



CIRCULAR Nº 566, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011



Prorroga prazo que estabelece a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, de acordo com a legislação em vigor, como forma exclusiva de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social., e dá outras providências.



A Caixa Econômica Federal - CAIXA, na qualidade de Agente Operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 7º, inciso II, da Lei 8.036/90, de 11/05/1990, e de acordo com o Regulamento Consolidado do FGTS, aprovado pelo Decreto nº 99.684/90, de 08/11/1990, alterado pelo Decreto nº 1.522/95, de 13/06/1995, em consonância com a Lei nº 9.012/95, de 11/03/1995, com o § 7º do art. 26 da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, na redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10/11/2011, bem como nos artigos 72 e 102 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011,

baixa a presente Circular.



1 Prorroga até 30 de junho de 2012 o prazo estabelecido para uso da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, como forma de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social.



1.1 Observadas as demais regras correspondentes à matéria, fica estendido, até a mesma data, o prazo de validade de que trata o subitem 2 da Circular CAIXA 480, de 01 junho de 2009.

1.2 Para o estabelecimento de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional com até 10 (dez) empregados, observados com relação a cada mês, o uso da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil é facultativo nas operações relativas ao recolhimento do FGTS.

1.3 Não será necessária a utilização da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil para a transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – GFIP na hipótese de ausência de fato gerador - sem movimento, para as empresas inativas, com menos de 12 meses, que visem, exclusivamente, realizar a baixa do respectivo CNPJ.

1.4 A versão anterior do Conectividade Social que utiliza os certificados digital em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível para o envio de arquivos SEFIP, com uso de aplicativo cliente do Conectividade Social - CNS - e do ambiente "Conexão Segura" como forma de atender às situações previstas nos subitens 1.1, 1.2 e 1.3 desta Circular.



2 O novo portal do Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão ICP-Brasil é acessível por meio do endereço eletrônico https://conectividade.caixa.gov.br ou do sítio da CAIXA, https://www.caixa.gov.br, inclusive para o envio de arquivos SEFIP, rescisórios, de guias quitadas, de solicitação de uso do FGTS em moradia própria, bem como informação de afastamento, consulta de dados, manutenção cadastral, dentre outros serviços.



2.1 Esse novo portal é desenvolvido em plataforma web única e não requer instalação ou atualização de versões, além de apresentar, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade.

2.2 A certificação digital no padrão ICP-Brasil, caso o usuário do canal não detenha, pode ser obtida, em qualquer Autoridade Certificadora e suas respectivas Autoridades de Registro, regularmente credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI.

2.2.1 Compete às Autoridades Certificadoras, no âmbito de suas atuações, adotarem providências no sentido de garantir a inclusão do número do NIS (PIS/PASEP/NIT) do titular em todos os Certificados Pessoa Física doravante emitidos, à exceção do usuário Magistrado, para assegurar o acesso ao Conectividade Social ICP.

2.2.2 O empregador que não está obrigado a se identificar pelo CNPJ poderá se utilizar de Certificado Digital de Pessoa Física para acesso ao Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão ICP-Brasil, desde que conste necessariamente o seu número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) .

3 Informações operacionais e complementares, material de apoio para solução de dúvidas e canais de suporte estão disponíveis no sítio da CAIXA na Internet, https://www.caixa.gov.br, opção "FGTS".

4 Esta Circular CAIXA entra em vigor na data de sua publicação.



FABIO FERREIRA CLETO

Vice- Presidente

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:20

Eu fiquei com uma dúvida em relação a um ítem dessa circular, segue abaixo em destaque:

1.2 Para o estabelecimento de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional com até 10 (dez) empregados, observados com relação a cada mês, o uso da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil é facultativo nas operações relativas ao recolhimento do FGTS. "

Tá, tudo bem, fazer as GFIPs tem como a contabilidade fazer com o próprio certificado do escritório, é o que eu faço, mas como vou fazer para pedir um extrato de um funcionário ou tirar uma chave para comunicar a movimentação do trabalhador, já que a empresa não possui certificado digital ?

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
Soraya Valeria Salgado

Soraya Valeria Salgado

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:22

olá pessoal,

Alguém reparou no detalhe do item 1.2 que diz somente relativo ao recolhimento de FGTS sendo que precisamos do cartão para emitir chave extrato atraves do conexão segura?


1.2 Para o estabelecimento de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional com até 10 (dez) empregados, observados com relação a cada mês, o uso da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil é facultativo nas operações relativas ao recolhimento do FGTS.

Eai será que a caixa mais uma vez está tentando NOS ENROLAR?

"Jesus te ama tanto que deu seu único filho pra te salvar"
Soraya _ Líder Contabilidade
Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:27

o Pior que a gente liga pra lá e ninguém sabe nos informar nada, como que vamos conseguir tirar uma chave ou pedir um xtrato de um funcionário de uma empresa que não tem certificado digital, acho que a Caixa esqueceu desse detalhe.

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
JUNIOR

Junior

Prata DIVISÃO 3, Analista Tecnologia
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:35

Pois é , minha dúvida e exatamente essa, para pedir o extrato e tirar a chave como vai ficar se estou usando o certificado do escritório..

Soraya Valeria Salgado

Soraya Valeria Salgado

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:40

É stéfanye,

Esquecer eu acho que não é o caso, infelizmente o nosso pais é cheio dessas coisas, neste caso creio em má fé!
Analisaram linha por linha a circular da receita pra dar um jeito de acatarem a decisão da receita de forma que trocaram 6 por meia duzia e voltamos a estaca 0!

"Jesus te ama tanto que deu seu único filho pra te salvar"
Soraya _ Líder Contabilidade
Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:43

Stéfanye e Junior, veja esse item:


1.4 A versão anterior do Conectividade Social que utiliza os certificados digital em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível para o envio de arquivos SEFIP, com uso de aplicativo cliente do Conectividade Social - CNS - e do ambiente "Conexão Segura" como forma de atender às situações previstas nos subitens 1.1, 1.2 e 1.3 desta Circular.

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:49

Pois é Igor, enquanto eu puder, vou usando a chave PRI no conex~~ao segura, mas tenho clientes que não tem essa chave, pois me parece que as Caixas não estão mais validando, sem contar que já estou solicitando logo que comprem o certificado Digital.

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
Soraya Valeria Salgado

Soraya Valeria Salgado

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 11:50

olá Igor,

então o conexão segura vai estar disponível até o mês 06/2012? eu realmente estou com um pé atras ... pq a "situação prevista" no 1.2 é somente recolhimento de FGTS. ..

"Jesus te ama tanto que deu seu único filho pra te salvar"
Soraya _ Líder Contabilidade
Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 12:46

Para essas empresas referentes no item 1.2 deverá ser feita a "procuração não eletrônica" para outorgar os direitos ao certificado da contabilidade, daí vai liberar o acesso para a chave/extrato/... ...

O problema é que vira o ano e algumas empresas entram/saem do Simples ou até mesmo atribuem mais de 10 funcionários, daí eu prefiro já fazer esse certificado de uma vez...

ANTONIO JÉSUS GARCIA DE SOUZA

Antonio Jésus Garcia de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 12:59

Realmente o Brasil mais uma vez volta atrás. A solução definitiva é passar a gestão destes arquivos, software ou base de dados (como queiram) para a Receita Federal do Brasil. Hoje é, ao meu ver, o que melhor tem qualidade para esta gestão. Quanto a CAIXA, se não posso falar bem, prefiro não falar.

Euclides Gomes Xavier

Euclides Gomes Xavier

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 13:02

Eu tentei entrar na conectividade ICP hj, e não deu em nada, sempre aparecendo um erro de pagina.. liguei pra la e não conseguiram achar o problema, pois, o sistema de procura de erros da caixa estava com problemas.
Aqui no escritório 95% das empresas(com obrigatoriedade) já fizeram o certificado...

Pelo que deu pra entender no circular da caixa, foi que "vai continuar do mesmo jeito que antes" colocaram esse item 1.2 acho q para apenas nos embolar, vamo ver oq vai dar né :s

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 13:48

Stéfanye e Soraya Valeria Salgado, o que tudo indica é que sim, irá continuar do mesmo jeito, eu ainda estou usando a chave PRI no conexão segura, CNS.

Hoje mesmo fiz uma rescisao e fiz por esse processo.

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 14:02

Bernardo, mas como a Empresa vai passar uma procuração eletrônica se ela mesma não tem o certificado ? Pois para passar essa procuração a empresa precisa ACESSAR, SE CADASTRAR e por fim PASSAR A PROCURAÇÃO para a contabilidade, mas pra isso precisa do certificado, a não ser se for igual com a Receita Federal, pois não há necessidade de obter o certificado, apenas comparecer a empresa e o contador. Se for assim, beleza ...

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
josé getulio severino

José Getulio Severino

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 16:05

A verdade é que esperam a gente se desdobrar, numa correria pra atender as exigencias no prazo, e na última hora eles prorrogam . Temos muitos "burrocratas" que não têm noção nenhuma da enxurrada de obrigações que uma empresa contabil tem que cumprir. Fazer oque??? , esse é nosso país, vamos lá..., coragem pessoal.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 18:15

Na boa, mas tem muita gente aqui que é muito burra. Não sabem interpretar um simples texto legal, aliás premissa fundamental na profissão contábil.

Foi tudo prorrogado e pronto.

Até 30 de junho ninguém precisa de preocupar com ICP. NINGUÉM.

Aliás, faz algum tempo que eu já sabia que iria ser prorrogado, pois o novo sistema não chegou a funcionar plenamente em nenhum momento.

Foi precipitado quem obrigou os clientes a comprarem o certificado digital, especialmente os clientes pequenos (a grande maioria).

Com que cara agora os contadores precipitados ficarão quando seus clientes virem pela imprensa que o certificado não será necessário até 30 de junho ?
Que isso sirva de lição para que ninguém mais se precipite e faça os clientes gastarem à toa.

E por favor, parem com dúvidas idiotas e perguntas bobas, foi TUDO PRORROGADO e pronto.

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 22:08

Boa Noite André

Na boa, mas tem muita gente aqui que é muito burra. Não sabem interpretar um simples texto legal, aliás premissa fundamental na profissão contábil.


Gentilmente venho lhe dizer que você feriu as regras desse forum:


Capítulo III - Regras do Fórum

2 - Não é permitido colocar qualquer mensagem abusiva, obscena, vulgar, insultuosa, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei aplicável. Tal acontecendo poderá implicar em sua expulsão imediata e permanente.

5 - Não são permitidas postagens ofensivas ou que agridam ou comprometam a boa convivência dos usuários no Fórum. Lembre-se: respeite os outros como gostaria que te respeitassem!

9 - Respeite a dúvida dos colegas, por mais ingênuas que pareçam! Ninguém nasce sabendo e todos tivemos que aprender o que sabemos e sabemos muito pouco de tudo!



Acho que ninguém ganha nada insultando os outros, esse fórum tem o intuito de ajudar e não de prejudicar, se expressando assim você vai fazer com que os membros percam a vontade de usarem o fórum.

Muitas pessoas talvez não tenham a mesma facilidade que você tem em entender um "texto legal", eu mesmo li várias vezes e não entendi. Peço por favor que não faça mais isso, use seu conhecimento para ajudar e não para se vangloriar... Nem todos é contador de profissão tem muitos como eu que começaram na função sem experiencia nenhuma e leva tempo pra adquirir todo o conhecimento necessário que por sinal muda a cada ano por meio de seu decretos e leis...

Obrigada
tenha uma boa noite

Vanessa

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
Andreza Correa Porto Duarte

Andreza Correa Porto Duarte

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 22:40

Concordo com minha colega Vanessa.

Apesar do final ano todos já estarem cansados, tendo que se adaptar com novas mudanças, leis, mais nada justifica seu ato de chamar nós colegas de trabalho dessa forma.

Quem sabe você deveria solicitar suas férias? , isso vai lhe ajudar!

Boa noite.

Paulo Henrique de Morais Andrade

Paulo Henrique de Morais Andrade

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 09:51

Ola pessoal,

No meu entendimento, até 30/06/2012 estará valendo a chave pri, pelo simples motivo da CEF não ter disponibilizado a procuração não eletrônica, inclusive a CEF aqui da minha cidade continua gerando chave pri normalmente, sendo que fiz uma dia 23/12/2011.

Espero ter colaborado de alguma forma.

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 10:07

E por favor, parem com dúvidas idiotas e perguntas bobas, foi TUDO PRORROGADO e pronto.


Esse André Santos, no mínimo deve ter meia dúzia de clintes. Motivo: Ignorante, não sabe ajudar, não sabe compartilhar conhecimento, imagina um clinte ligando para ele e fazendo "aquelas" perguntas que muitas vezes nós prfissionais acahamos idiotas, mas nós explicamos com toda paciencia e profissionalismo ? O outro motivo é que por ter meia dúzia de clientes, não tem mais nada para fazer, já que perde tempo insultando os colegas do fórum.
Agora eu te pergunto André: Já que foi tudo prorrogado, e vc é o "tal" que já sabe de tudo, aonde vou achar uma Caixa Econômica que está validando a chave PRI? Ou melhor, para que vamos pedir aos clientes para fazer essa chave se futaremente teremos que solicitar a compra do certificado digital? Ah.. me lembrei, vou pedir fazer que nem vc, vou solicitar no dia 29 de JUNHO, já que foi prorrogado para o dia 30 de JUNHO ... vou deixar PRA CIMA DA HORA....
Fala sério ... muito produtivo vc hein, eu e muitos colegas aqui não trabalhamos assim, na verdade somos bem diferentes em tudo, ajudamos uns aos outros, sanamos dúvidas, com nossas experenciências ... não xingamos uns aos outros. Uma pessoa como vc, deveria ser banida do fórum !!!

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.