x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 38

acessos 34.294

Certificado Digital x Empregada Doméstica

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 abril 2012 | 11:01

Adriana Paula, Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior Bom Dia!

No Caso de doméstica com recolhimento de FGTS;

Se a pessoa quizer realmente.. ela pode fazer o certificado digital;

É feito um E-Cpf, porem no quando for fazer a solicitação deste certificado, deve ser informado no ato da solicitação o numero do CEI;
Pois este numero não pode ser incluido posteriomente a emissão do certificado digital;

O numero do CEI não incluido, não ira gerar o acesso ao portal do empregador (consulta FGTS extratos)

Para domésticas com recolhimento de FGTS recomendo:

Para evitar custos, transmitam a GFIP através do certificado digital do escritório contábil; Quando for realizar a rescisão o empregador vai até a agência da caixa e pega o estrato para fins rescisórios da empregada;

Essa "ida" até na caixa para retirar o extrato, custa muito menos do que 01 certificado digital!

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 23:18

Carolina Jordão Abdalla Boa Noite;

Não é obrigatório; É possivel enviar a sefip atravez do certificado digital do escritório contabil;

Atualmente me deparei com a pergunta de outro colega de trabalho, e não temos conhecimento de como gerar a movimentação do trabalhador neste caso; (sem certificado próprio);

A falta de regulamentação do acesso e utilização da conectividade ICP demonstra o respeito do governo com nossa profissão;

Abraços

Att

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 08:18

Apenas complementando a resposta do amigo Eduardo, pode-se enviar a GFIP utilizando apenas o certificado digital do escritório até 30 de Junho de 2012.

A partir do dia 1º de Julho, para que o escritório possa continuar a enviar normalmente, o Empregador deve adquirir o certificado e passar a este uma Procuração Eletrônica.

O engraçado é que as procurações estão tendo validade de 3 anos. Ou seja, o Certificado vence antes mesmo da própria procuração.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 08:29

Valdineis Junior Bom Dia;

Vejamos a circular 566:

1.4. A versão anterior do Conectividade Social que utiliza os certificados digital em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível para o envio de arquivos SEFIP, com uso de aplicativo cliente do Conectividade Social - CNS - e do ambiente "Conexão Segura" como forma de atender às situações previstas nos subitens 1.1, 1.2 e 1.3 desta Circular.


Primeira mente foi passado o prazo de 30 de junho de 2012 seria apenas para acesso ao conexao segura; Ficando "oculto" ainda se sera posivel a transmisao da sefip pela chave .pri ; O disposto acima contraria o fato;

A transmissão da sefip pelo certificado digital do escritório, para empresa sem procuração eletronica cadastrada, do simples nacional, com menos de 10 funcionários, é por prazo indeterminado.

Você poderia apresentar seu embasamento sobre seu comentário?

Abraços

att

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 09:29

Bom dia amigos. Para complementar o assunto sobre transmissão de GFIP de empregado doméstico e empresas com menos de 10 funcionários, com as novas alterações que a CEF divulgou, ela disponibilizou no site da caixa na opção de dowloands, um novo programa de certificação somente para estes casos em especifico chamado "Pre-certimulti" . É interface de trabalho é identica a antiga usada para se fazer a chave .pri em disquetes, porém seu objetivo agora é atender somente estes pequenos empregadores (empregador domestico, empresas com menos de 10 funcionarios).

Wilingtom C dos Santos

Wilingtom C dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 17:06

Pessoal, boa tarde

Vcs tem conhecimento se após a publicação da Circular Caixa 582/2012 (27/06/2012) a CEF está liberando a chave.pri para empregador doméstico? (Obs: 1 empregado admitido este mês).
Obrigado.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 16:07

Renata de Oliveira Mariano da Silva;

Exato, existe esta possibilidade, porem nela você não acesso a extrato do trabalhador, movimentação.. sendo que estes serviços terão que ser solicitados pessoalmente na agência da caixa pelo empregador;

o e-CPF é mais cômodo, eu particularmente apesar de saber que existe esta possibilidade da sefip avulsa, nunca a utilizei;

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 16:30

Renata de Oliveira Mariano da Silva;

Você pode solicitar um e-CPF no padrão A1, com validade de 01 ano (menor custo);

Para adquirir o certificado digital verifique a lista das entidades homologadoras e veja a relação custo x beneficio[ clique aqui para acessar a lista ];

Aqui na minha cidade a melhor é os correios; Porem são poucas as agencias dos correios que fazem a homologação do certificado digital;

Após ter o certificado digital, basta acessar o portal ICP e substabelecer uma procuração eletrônica para o certificado digital do escritório. Assim mesmo com o certificado revogado (após um ano) a procuração continuara vigente por 03 anos, sendo necessário adquirir um novo certificado apenas após a revogação da procuração;

OBS.: Não esquecer de incluir o numero do CEI no ato da solicitação do e-CPF;

Abraços

Att

RENATA DE OLIVEIRA MARIANO DA SILVA

Renata de Oliveira Mariano da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 16:36

Edu, além do numero de PIS a domestica tem q ter o numero de CEI?
Tenho que fazer um e-CPF no nome de meu cliente, que é o empregador da domestica, né?
Desculpa te incomodar tanto, é que estou tentando me estabelecer como contadora autonôma e estou meio desatualizada, rsrs

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 16:41

Renata de Oliveira Mariano da Silva;

O e-CPF deve ser solicitado pelo empregador, com os dados do empregador, CPF, CEI, todos os dados que iram constar no certificado digital são do empregador;

Caso o empregador resolver demitir a empregada atual e contratar outra empregada, ele poderá utilizar a mesma matricula CEI e o mesmo certificado digital;

Abraços

Att

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 17:04

Eduardo de Limas, boa tarde !

Tenho que fazer a rescisão de um domestico , mensalmente gero a GFIP pelo certificado do escritorio. Agora pra fazer a movimentação vou precisar do certificado do empregador ou não ? Esse empregador é cadastrado no CEI. Muito Obrigada !

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 17:18

Regiane Grecco Dias Festa Boa Tarde;

Aqui na agência da minha cidade, o atendente (do setor FGTS EMPRESA) passa a informação do saldo rescisório para mim; Vou até a agência e solicito o saldo para fins rescisórios; Não sei o procedimento de atendimento da sua região; Por garantia solicite que o empregador solicite este extrato pessoalmente. (levar junto inscrição do cei, documentos pessoais, ficha de ref. da empregada);

Com o extrato em mãos, proceda o envio da GRRF através do certificado do escritório; Efetue o pagamento da Guia;

A movimentação o atendente da caixa (setor FGTS empresa) faz manualmente. Basta a funcionária levar a carteira de trabalho com as devidas anotações, TRCT, cópia da guia paga, e documentos pessoais. (Sugiro que já leve cópia: CTPS "a parte dados do empregado + contrato de trabalho", identidade, CPF, TRCT);

Abraços

Att

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 12:41

Bom dia, a todos

Alguém saberia informar se a GFIP Avulsa para empregadores domésticos ainda está em uso?

Agradeço,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 11:33

Eduardo de Limas, bom dia !

Meu cliente conseguiu o extrato do FGTS na agência de seu doméstico. Vou tentar o procedimento de entrada no FGTS conforme você nos explicou, mas eu liguei no Help Desk, e a atendente disse que vou precisar do certificado .... Vamos ver se consigo da maneira que você postou. Muito Obrigada !

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.