x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 197

acessos 57.816

Certificado Digital para empresas com até 10 emp.

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 17:49

Boa tarde!
A todos,

Acredito que o problema com o conectividade ICP seja sazonal, pois durante todo o dia fiz várias transmissões; inclusive de GRRF´s. e mais, com empresas distintas. Porém no dia de ontem, só consegui faz transmissões após às 19:00hs.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 18:25

Caros amigos(as) contabilistas.

Acabei de gerar uma guia do FGTS de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com exatamente 12 funcionários mais a informação do INSS sobre a retirada de pro-labore do sócio, utilizando o certificado *.PRI, ainda emitido em disquete, que era utilizado pela empresa antes das mudanças que, teoricamente obrigariam a empresa - que comprou o certificado digital por este motivo! - a utilizar o certificado digital ICP.

É muito difícil a CEF conseguir "fiscalizar" este tipo de ocorrência (o fluxo de entrada e saída de funcionários) de uma empresa.

Era previsto.

Paulo Renato
Guareí - SP
Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 08:56

Colegas, olhem o que acabei de receber via e-mail do Sescon, isso talvez explique pq estamos conseguindo a transmissão pelo sistema antigo até de empresas com mais de 10 funcionários.


GFIP de junho/2012 poderá ser transmitida por certificado do padrão anterior


Após receber inúmeros relatos de associados reclamando sobre a impossibilidade de envio do GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social, no Conectividade Social, com a utilização de certificado digital do modelo ICP Brasil, obrigatório desde o último dia 30 de junho, o SESCON-SP entrou em contato com a Caixa Econômica Federal pedindo uma solução para o problema, tendo em vista que o prazo para a transmissão dos dados da competência junho/2012 termina amanhã, 6 de julho.

Em resposta, a CEF comunicou que algumas intermitências no canal dificultaram efetivamente o acesso e, por essas ocorrências, o acesso com certificado digital no padrão anterior estará ativo para a operação, em disquete, para não impedir o efetivo envio dos arquivos pelos empregadores, em caso de dificuldades no CNS ICP.

O órgão ressalta ainda que, logo após a data de recolhimento, o acesso ao canal deverá ser efetuado exclusivamente pelo novo Certificado Digital, no padrão ICP.

Atenciosamente,

José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:03

Olga, pra ser bem sincera, eu ainda não consegui entender como eles vão fazer esse bloqueio. Pq eu penso assim, qdo transmitimos o arquivo, ele não é analisado na hora, antes de gerar o protocolo ou conseguirmos a transmissão, acredito que ele é analisado, depois disso, e aí sim eles tem como saber qtos funcionários tem. Tô curiosa ...

Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:23

Caras Regiane e Olga,

Eu também estou muito curioso para saber como será feita essa "triagem" para invalidação dos certificados. A folha de pagamentos de uma empresa pode sofrer diversas mutações entre uma competência e outra, quando não dentro de uma mesma competência!

Considerando tal fato, como a CEF vai invalidar o certificado de uma empresa que tiver, por exemplo, 10 funcionários na competência XX/2012 e 12 funcionários na competência YY/2012 e, na ZZ/2012 voltar a ter 9 funcionários? Vai revogar e revalidar?

Se revogar e não revalidar, como exigir de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com 9 funcionários (menos que 11, portanto), utilize o certificado padrão ICP quando, por Lei, a sua utilização é uma opção e não uma obrigação?

Não estou aqui questionando o uso ou o não uso do certificado, mas sem dúvida é algo bastante difícil de ser executado e que, do ponto de vista dos procedimentos e das exigências, pode beirar a impossibilidade.

Apesar de todas as circulares, os manuais e os procedimentos, vamos ver o que o tempo irá nos mostrar.

Tenham um bom dia!

Paulo Renato
Guareí - SP
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 11:01

A resposta é uma só:

Sistema ineficiente, instável e inoperante!

Como tudo que já estamos acostumados e cansados de engolir dos órgãos públicos brasileiros. Transformam rotinas relativamente simples em obras extremamente complicadas de se manusear, justamente para inviabilizar o seu cumprimento dentro do prazo estabelecido.

Sem contar quantidade de obrigações acessórias, com duplicidade de informações, como por exemplo, neste caso, SEFIP x SPED SOCIAL que está para ser implantado.

Normal da profissão!

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
RENAN DE ALMEIDA GARCIA

Renan de Almeida Garcia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 19:34

Caro Alef, infelizmente não tem jeito de gerar a chave, mais para a rescisão temos a seguinte forma de resolver, converse com o homologador e explique para ele o que esta ocorrendo e provavelmente ele ja deve estar sabendo desta instabilidade, se ele aceitar vai homologar e depois quando voltar vc gera a chave a outra opção é depositar o valor da rescisão na conta do funcionário ai depois que voltar homologa, dessa forma não terá que pagar multas.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 09:56

Como fazer pré certificação para conectividade social (chave .pri) em PEN DRIVE

Processo alternativo ao postado pelo Eduardo e que eu acho mais simples e automático, basta dar alguns cliques.

Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador > clique em Gerenciar > clique em Gerenciamento de disco > clique com o botão direito sobre a letra do dispositivo externo > clique em Alterar letra de unidade e caminho > clique em Alterar > escolha a letra A

Camila Prado

Camila Prado

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 00:56

Querido amigos.

Estive verificando que vou publicada no 27.06.2012 a resolução 582 que regula essa materia revogando a 566. foi progrogado até 30 de junho de 2013 o prazo de validade dos certificados emitidos em disquetes para aquelas empresas que possuam até 10 funcionários.
A utilização do ICP pro empresa optantes por empresas do simples nacional com até 10 funcionário, assim como para o MEI é facultativo ( ou seja faz se desejar).

Camila.

FRANCEILA THOMAZINI VANINI

Franceila Thomazini Vanini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 11:14

Bom Dia Prezados,

Sempre que tento através do Prompt de Comando trocar os arquivos que são gerados em disquete (a:) para serem gerados em pen-drive através do passo-a-passo indicado pelo Eduardo aparece a frase parâmetros inválidos. Gostaria de saber se há algum problema, se esse erro é comum...

Página 5 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.