x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 3.822

EFD Contribuições (PIS/COFINS)-L.Presumido

JOEL DE SANTANA

Joel de Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 17:49

Srs. Participantes, boa tarde

Possuo a seguinte situação:

Empresa prestadora de serviços, tributada pelo lucro presumido, que adota o regime de competência. Apuro o PIS e COFINS s/faturamento (regime cumulativo), porém, o PIS e a Cofins retidos na fonte (Pis: 0,65% e Cofins 3%), os quais compensarei com o valor mensal a pagar, só utilizo como dedução após o pagamento das referidas notas fiscais.Com isso ocorre que em vários meses o valor das deduções (PIS/Cofins) no mês é maior do que o valor a pagar das referidas contribuições. No Dacon, o execesso da retenção na fonte (PIS e Cofins)que não pode ser deduzido do valor a pagar é informado na linha 20 - ficha 15A do programa da Dacon (-) outras deduções, para aproveitamento como dedução.Em muitos meses, o valor do PIS/Cofins a pagar no DACON (linha 21), fica com valor negativo. Faço isso e até o momento, não tive nenhum problema.

A minha dúvida reside que, com o advento da EFD Contribuições, onde declararei o excesso destas retenções mensais? O valo a pagar poderá ficar negativo, como acontece com o meu DACON?
Aguardo colaborações.Obrigado!

Joel
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 18:13

Os "saldos" de Retenções são controlados nos Registros 1300 e 1700.

"Este registro tem por objetivo realizar o controle dos saldos de valores retidos na fonte de períodos anteriores ao da atual escrituração, bem como totalizar os respectivos valores retidos no atual período da escrituração e que foram devidamente detalhados no registro F600. Estes valores poderão ser utilizados para dedução da contribuição cumulativa e/ou não cumulativa devida, conforme apuração constante dos registros M200.
As informações deverão estar consolidadas pela natureza da retenção na fonte e seu respectivo período de recebimento e retenção. Assim, a chave deste registro é formada pelos campos: IND_NAT_RET + PR_REC_RET."

JOEL DE SANTANA

Joel de Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 16:44

Oi Sidney, obrigado pela informação, ela foi muito útil.
Mas ainda resta uma dúvida: Os saldo das retenções são controlados nos registros 1300 e 1700, porém, como utilizarei os saldos de valores retidos na fonte de periodos anteriores, dentro do mês em curso? Em qual ficha ou registro deve ir essa informação?

Joel
Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 17:03

Tenho uma clínica que sofreu retenção de Pis e Cofins nas únicas duas notas de prestação de serviço. Preenchi o Registro F600, 1300 e 1700. Cliquei no botãozinho que gera a apuração. Acontece que quando visualizo a apuração o valor a recolher não está zerado, como deveria, mas sim com os valores sem a retenção. Onde posso estar errando?
No 1300 (assim como no 1700) preenchi desta maneira:
Linha 3 e 4 coloquei o valor da retenção do mês e nas linhas a baixo deixei com Zeros (0).

Por favor, estarei no aguardo.
Grata

Maura Kely

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.